Pensando em abrir um negócio digital? Confira 5 passos para levar sua empresa para a internet e aproveitar o crescimento do e-commerce brasileiro.

Nos últimos anos, o volume de vendas e o número de pedidos do e-commerce brasileiro vem crescendo significativamente, principalmente após a popularização do modelo de negócios baseado em vendas através de marketplaces.

Através dos marketplaces, o investimento do empresário que deseja abrir um negócio digital caiu consideravelmente, afinal, se antes era preciso ter um site próprio bem posicionado para vender na internet, hoje existem os marketplaces.

Com o crescimento da demanda de consumo online, estamos diante de uma grande oportunidade de negócio para muitos brasileiros.

Por sinal, abrir um negócio digital é muito mais que uma oportunidade de renda, mas também de empreendedorismo e realização de sonhos para muitos brasileiros.

Confira na sequência quais são os 5 passos mais importantes para quem deseja abrir um negócio digital ou levar a sua empresa para a internet.

1.Planejamento

O planejamento é o ponto de partida para quem deseja abrir um negócio, seja ele digital ou presencial. Quem planeja seus negócios têm chances maiores e reais de alcançar os objetivos desejados.

Nesse sentido, sugerimos que você elabore um plano de negócios completo e que responda às seguintes perguntas:

  • Em qual segmento do comércio digital atuar?
  • Onde encontrar os melhores fornecedores para o meu negócio?
  • Como funcionará a logística e a política de fretes?
  • Quem são os meus concorrentes? Quais estratégias eles utilizam?
  • Quais os custos para abrir um negócio digital?
  • Qual o tempo de retorno para recuperar o valor investido?
  • Como formar os preços de venda dos meus produtos?
  • Quais meios de pagamento pretendo aceitar no meu negócio digital?
  • Qual plataforma e-commerce utilizar?

Responder a perguntas como as listadas acima, ajudam o empreendedor que deseja abrir um negócio digital a elaborar um planejamento detalhado e assertivo, com mais chances de sucesso.

2.Plataforma de vendas

Para quem pretende abrir um negócio digital, a escolha da plataforma de vendas é um fator essencial. Existem basicamente duas possibilidades: marketplace e e-commerce próprio.

Marketplace: O marketplace é na maioria dos casos a melhor opção para quem está começando em um negócio digital e não possui muito recurso para investir.

Quem opta por iniciar suas vendas com o apoio de marketplaces, conta com toda a estrutura de anúncios, pagamento e em alguns casos até mesmo de frete, disponíveis nessas plataformas.

Em contrapartida à estrutura oferecida aos lojistas, os marketplaces recebem uma taxa de comissão sobre as vendas, que em geral varia de 10% a 30% do valor de cada pedido.

Os marketplaces contam com toda a estrutura que um negócio digital precisa e uma incrível visibilidade. Muitas empresas iniciam seus negócios com o apoio de marketplaces e com o o tempo e os resultados das vendas por este canal, investem também em um e-commerce próprio.

E-commerce: Por sua vez, a abertura de um e-commerce próprio exige maior investimento, afinal, é preciso montar toda a estrutura necessária para colocar um site no ar e mantê-lo em funcionamento 24 horas por dia.

Além de construir e manter o site em funcionamento, quem investe em um e-commerce próprio precisa negociar:

  • A integração da sua loja com os principais meios de pagamento;
  • Manutenção completa do site;
  • Contratos com transportadoras para garantir a eficiência do processo de entrega.

Por fim, vale destacar, que será necessário um investimento maior em estratégias de marketing para alcançar a visibilidade necessária para gerar um bom volume de vendas.

3.Pós Venda

Definir estratégias e políticas de pós venda também são essenciais para obter sucesso ao abrir um negócio digital. O consumidor que compra pela internet é exigente e espera ser muito bem atendido.

Sendo assim, é essencial montar uma estrutura de atendimento que possa retirar dúvidas de clientes e oferecer todo o suporte pós venda, principalmente o relacionado a trocas e devoluções.

É importante que o empreendedor que deseja abrir um negócio digital saiba que o consumidor que compra na internet tem 7 dias para arrependimento, mesmo que o produto já tenha saído da loja ou centro de distribuição para entrega.

Por falar em entrega, é super importante contar com uma estrutura de entregas eficiente e que evite atrasos.

Vale destacar, que o atraso na entrega de produtos adquiridos na internet é uma das principais reclamações dos consumidores. Evite esse tipo de problema.

4.Redes Sociais

Outro passo muito importante para quem deseja abrir um negócio digital diz respeito à presença nas redes sociais.

Vivemos em um mundo extremamente conectado, e marcado pelo forte poder de influência das redes sociais sobre os hábitos de consumo da população.

A maioria das pessoas acessam diariamente as suas redes sociais, dentre elas o Instagram e o Facebook, portanto, é essencial que a sua empresa esteja presente nesses meios de comunicação com o público.

Através das redes sociais você pode:

  • Interagir com o público;
  • Divulgar produtos e promoções;
  • Fortalecer a presença da sua loja na internet;
  • Criar um canal extra de atendimento ao público;
  • Atrair consumidores e gerar vendas;
  • Dentre outros benefícios importantes.

Portanto, se você deseja abrir um negócio digital, saiba que ele precisa estar presente também nas redes sociais.

5.LGPD

Por fim, precisamos falar da GPD – Lei Geral de Proteção de Dados, que entrou em vigor no mês de setembro de 2020, instituindo diversas regras relacionadas ao tratamento de dados e informações pessoais dos clientes.

Confira algumas novidades que entraram em vigor com a implementação da LGPD:

  • As empresas precisam de consentimento para coletar informações pessoais dos clientes;
  • Os consumidores podem pedir a qualquer momento a exclusão ou retificação de seus dados pessoais;
  • Vazamentos de dados e informações pessoais dos clientes devem ser evitados e ficam sujeitos a multas.

Portanto, é muito importante conferir as recomendações e diretrizes da LGPD ao abrir um negócio digital, evitando assim possíveis problemas no futuro.

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  • Controle financeiro;
  • Controle de estoque;
  • Registro de vendas com PDV;
  • Relatórios e indicadores;
  • Dentre outros recursos importantes.

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