Pensando em montar um negócio próprio? Uma boa alternativa pode estar presente no nicho de sorvetes e açaí.

Sorveterias e açaiterias costumam fazer sucesso em qualquer lugar do país, afinal, vivemos em um país tropical onde as ondas de calor e o sol forte marcam presença praticamente todos os dias.

Em dias de sol forte e calor, nada melhor que um sorvete ou açaí para refrescar o dia, não é mesmo? Por sinal, sorvete e açaí são tão saborosos que muitas pessoas consomem esses produtos até mesmo nos dias onde o sol e o calor forte não estão presentes.

Enfim, se assim como nós, você também acredita que montar uma loja de açaí e sorvetes é um excelente negócio. Não deixe de conferir esse conteúdo até o final.

Separamos 10 dicas incríveis para você que pretende montar uma loja de açaí e sorvetes do zero! Não deixe de conferir!

1.Legalização

Assim como em qualquer outro tipo de negócio, o primeiro passo para quem pretende montar uma loja de açaí e sorvetes é a legalização. Para que a sua futura empresa possa funcionar, algumas exigências precisam ser cumpridas, dentre elas:

  • Inscrição no CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas;
  • Inscrição no Estado – Inscrição Estadual;
  • Solicitação do Alvará Municipal de Funcionamento;
  • Dentre outros documentos importantes.

Para essa primeira etapa, recomendamos que você procure o auxílio de um contador. O contador é o profissional responsável por atuar na legalização fiscal, cálculo de guias, folhas de pagamento, emissão de balanços, assim como também na entrega das suas obrigações mensais ao fisco.

Sendo assim, encontre um profissional da área contábil para receber todas as instruções necessárias para a legalização da sua sorveteria e açaiteria.

2.Plano de negócios

Como montar uma loja de açaí e sorvetes? Neste conteúdo, você encontrará uma série de respostas, no entanto, ainda não é o suficiente.

O ideal mesmo, é elaborar um plano de negócios, com todas as informações a respeito da sua futura empresa.

O plano de negócios é uma espécie de cópia da empresa representada no papel. Em um plano de negócios, você deve listar dentre outros, os seguintes itens:

  • Localização do negócio;
  • Público alvo;
  • Serviços e produtos;
  • Investimento inicial;
  • Projeção de lucros;
  • Projeção de custos;
  • Mão de obra necessária;
  • Dentre outros fatores.

Reúna o máximo de informações possíveis no plano de negócios da sua empresa. Essa é uma etapa fundamental para o sucesso da sua sorveteria e açaiteria.

Acesse e saiba mais: Como elaborar o seu plano de negócios para 2021

3.Estrutura

Com a legalização e elaboração do plano de negócios da sua sorveteria e açaiteria, chegou o momento de pensar na estrutura necessária para colocar a loja em funcionamento.

Se você chegou aqui em busca de uma resposta para como montar uma loja de açaí e sorvetes, confira os principais itens em relação a estrutura de um negócio neste segmento:

  • Freezers;
  • Balança;
  • Mesas e cadeiras;
  • Potes e utensílios em geral.

Basicamente, são esses os itens necessários para que uma sorveteria e açaiteria entre em funcionamento.

Vale destacar, que para sorveterias e açaiterias que fabricam os seus próprios produtos, o investimento inicial em estrutura será bem maior, uma vez que máquinas e equipamentos específicos passam a ser necessários.

4.Localização

Antes de escolher montar o seu negócio, estude muito bem a localização ideal. Muitos empreendedores acabam errando nesse ponto, que é fundamental para garantir um bom fluxo de clientes.

Pode ser uma boa alternativa abrir a sua loja em bairros comerciais, shoppings e regiões que concentram estabelecimentos do ramo alimentício na sua cidade. Porém é importante que você avalie, se os custos x benefícios, estarão alinhados com realidade financeira do seu negócio. Comece sempre devagar, com muito estudo e cautela.

5.Cardápio

Para atrair o público e garantir um excelente faturamento, não abra mão de um cardápio repleto de variedades, tanto em sabores de sorvetes e açaí, como também em coberturas e guloseimas.

Confira alguns itens que não podem faltar no cardápio:

  • Sorvetes em sabores variados;
  • Grande variedade de coberturas;
  • Caldas de chocolate, caramelo, leite condensado, dentre outras;
  • Nutella;
  • Casquinhas e cestas crocantes;
  • Jujubas cítricas e tradicionais;
  • Granola, leite em pó e paçoca;
  • Amendoim;
  • Dentre outros.

Quanto maior o número de opções, melhor para a sua sorveteria e açaiteria que conquistará o coração, o paladar e a atenção dos clientes.

6.Atendimento

Outra dica super importante para quem pretende montar uma loja de açaí e sorvetes de sucesso diz respeito ao atendimento.

Invista no treinamento e na capacitação da sua equipe para garantir uma experiência perfeita de atendimento aos seus clientes.

Quanto maior o índice de satisfação dos clientes, melhor para o crescimento da sua sorveteria e açaiteria. Faça seu cliente voltar: Conheça 10 técnicas infalíveis para um bom atendimento.

7.Delivery

Deseja aumentar consideravelmente o faturamento e o volume de vendas da sua sorveteria e açaiteria? Então não abra mão dos serviços de entrega, o tradicional delivery.

Marque presença nos principais aplicativos de entrega da sua região, como por exemplo, o iFood  e aumente o faturamento do seu negócio, além de garantir a maior comodidade dos clientes.

Para isso, será necessário um investimento em potes e embalagens adequadas para a viagem, além de organizar uma logística de entrega, porém sem dúvida o retorno é satisfatório.

8.Estratégias de marketing

Estamos chegando ao final deste conteúdo e agora, você já sabe praticamente tudo sobre como montar uma sorveteria e açaiteria. No entanto, ainda faltam alguns detalhes.

Como por exemplo, o investimento em estratégias de marketing, principalmente através das redes sociais.

Você precisa fazer a sua sorveteria e açaiteria ser vista e conhecida pelo público. Portanto, não abra mão de boas estratégias de marketing e captação de clientes.

Aqui no nosso blog, existem diversos artigos que podem te ajudar neste sentido, então caso queira se aprofundar mais neste tema, acesse: 10 dicas básicas para crescer nas redes sociais.

9.Franquia de açaí

A nossa nona dica é para você que não pretende começar exatamente do zero. Uma opção super válida é contar com o apoio e a estrutura de uma franquia.

Existem boas opções no mercado, basta escolher a que mais combina com os seus objetivos de negócios.

Os franqueadores costumam oferecer treinamento, capacitação e todo o apoio necessário para que seus franqueados possam desenvolver bons negócios.

10.Automação dos Processos

Por fim, a nossa última dica para você que pretende montar uma loja de açaí e sorvetes, a automação de processos.

Automatizar processos é essencial para todo e qualquer negócio, logo não poderia ser diferente para açaiteria e sorveterias.

Conte com um software completo e que ofereça soluções como:

  • Integração com balanças;
  • Emissão de relatórios;
  • Controle estoques;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Dentre outros recursos importantes.

Conheça as soluções em automação comercial da RCKY, entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.