Montar padaria dá lucro? Se você está atrás de uma resposta para esta pergunta veio ao lugar certo! Aqui vamos descobrir o que é preciso para montar uma padaria e também analisar a capacidade deste tipo de negócio em gerar bons resultados financeiros.

Análise: Montar padaria dá lucro?

É difícil encontrar alguém que não gosta do cheirinho do pão quentinho, principalmente na hora do café, não é mesmo? Seja o tradicional pão francês ou não, a única certeza que temos é de que ele está sempre na mesa dos brasileiros e faz parte do nosso dia a dia.

Realizando uma análise para descobrir se montar padaria dá lucro, é indispensável pensar em um primeiro momento, o aspecto cultural do brasileiro, que é um verdadeiro apaixonado pelos pães e também por outras delícias que estão presentes em uma padaria ou confeitaria. Sendo assim, já é possível perceber que negócios na área possuem boa demanda do público.

De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), no último ano o setor obteve crescimento de 2,65% com um faturamento na ordem de R$ 95,08 bilhões.

Dados históricos do setor, demonstram que o retorno do investimento é alcançado em cerca de 2 a 3 anos de operação. A margem de lucro do negócio gira em torno de 20%, o que pode ser um número interessante de acordo com a capacidade de vendas do estabelecimento.

Podemos afirmar, sem quaisquer dúvidas que montar padaria dá lucro, desde que bem administrada e diversificada com um bom nicho de produtos, que claro, precisam possuir boa qualidade para atrair e fidelizar clientes.

Como montar uma padaria de sucesso?

Para montar uma padaria o empreendedor precisará realizar um investimento que costuma variar entre R$ 50.000,00 e R$ 200.000,00, dependendo principalmente da variedade de produtos que serão oferecidas, da localização e de sua estrutura.

Localização Ideal

A localização é o primeiro segredo para o sucesso de uma padaria. No geral as pessoas optam por aquelas que estão próximas ao seu local de trabalho e principalmente suas residências. Sendo assim, é altamente recomendado escolher um ponto comercial em bairros com grande concentração populacional, pois assim, você terá maiores chances de alcançar um bom fluxo de clientes.

Existem também alguns bairros que misturam um bom número de estabelecimentos comerciais e movimentação de pessoas com residências e edifícios de apartamentos, o que sem dúvidas é uma localização excelente para uma padaria.

Marketing e publicidade

Montar padaria dá lucro, no entanto, este lucro pode ser potencializado através de boas estratégias de marketing e publicidade. Não basta apenas abrir uma padaria ou confeitaria, é preciso fazer com que seus potenciais clientes saibam da sua existência.

Reserve uma pequena parte do seu capital inicial para realizar algumas ações de marketing que atraiam o público para o seu estabelecimento. Após conquistar seus primeiros clientes, basta garantir boa variedade e atendimento de qualidade para perceber que o fluxo de pessoas na sua padaria crescerá rapidamente, com base nas indicações de clientes.

Estrutura e Equipamentos

O mercado como um todo tem investido atualmente em estabelecimentos que oferecem requinte e conforto aos seus clientes. Apesar de ser necessário um investimento inicial, padarias e confeitarias que adotam a estratégia de atuarem como “boutiques do pão” acabam conquistando melhores resultados e lucratividade.

Esse fenômeno está diretamente ligado ao seguinte fato: Pessoas gostam de estar em locais onde sintam-se bem, com sensação de conforto e acolhimento. Sendo assim, os clientes levam mais tempo dentro do estabelecimento e consequentemente acabam comprando mais.

Para montar uma padaria com produção própria, será preciso investir em alguns equipamentos, como:

  • Amassadeira;
  • Mesa de Preparo;
  • Balança Digital;
  • Modeladora;
  • Batedeira Industrial;
  • Fornos;
  • Câmara de Crescimento;
  • Cilindros;
  • Resfriadores;
  • Fatiadeiras;
  • Balcões Refrigerados e Freezers verticais.

Estes equipamentos são essenciais para o bom desenvolvimento do negócio. No entanto, vale destacar também a importância da mão de obra qualificada para que o negócio dê certo.

Equipe e atendimento

É preciso montar uma equipe composta por padeiros, confeiteiros e ajudantes de produção capazes de produzir produtos de alta qualidade e realmente saborosos. Como toda empresa no segmento alimentar, as padarias costumam conquistar o seu espaço atraindo novos clientes pelo paladar! Invista em um time de profissionais preparados para produzir produtos com excelência.

Vale destacar também, a importância da equipe de atendimento da sua padaria ou confeitaria. Os atendentes e balconistas precisam estar sempre à disposição, sendo solícitos e simpáticos com os clientes. Afinal, o bom atendimento é também um dos segredos neste tipo de negócio.

Mais uma vez, precisamos destacar: Não abra mão da variedade de produtos oferecidos na sua padaria ou confeitaria, afinal este é um dos principais aspectos que levam ao sucesso neste segmento.

Invista em uma grande variedade de pães doces e salgados, bolos, tortas, doces e saiba organizá-los em sua área de exposição de forma atrativa aos clientes. Não abra mão também, de uma boa variedade de produtos frios e laticínios, como queijo, leite, iogurte e muitos outros produtos que acompanham uma boa mesa de café da manhã.

Conclusão

Como você observou ao longo do texto, montar padaria dá lucro. Entretanto, assim como qualquer outra empresa, para que os resultados alcançados alcancem as expectativas, é preciso investir na gestão e automação comercial da empresa.

O empreendedor que procura montar uma padaria ou confeitaria, precisa entender não só de pães e massas, mas também da administração do negócio.

Neste sentido, é preciso investir em um bom sistema de automação comercial, capaz de gerar informações e relatórios que demonstrem a saúde financeira e os resultados do negócio, destacando também a importância do controle de estoque.

Sem um sistema de automação comercial e gestão para padarias, fica praticamente impossível conhecer os rumos do negócio, descobrir a sua margem de lucro e analisar alguns pontos de melhoria para incentivar e acelerar o crescimento do negócio.

Vale destacar também a importância da automação de processos que um bom sistema de automação e gestão pode oferecer as padarias, como por exemplo, a emissão de etiquetas integradas com o caixa, facilitando e agilizando a vida dos caixas, evitando filas e demonstrando todo o profissionalismo envolvido no negócio aos seus clientes.

Créditos da imagem:
unsplash-logoMaranda Vandergriff

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