Como montar um sacolão? Se este é o seu objetivo de negócio temos uma boa notícia, você chegou ao lugar certo!

Neste artigo, a RCKY irá listar e abordar alguns dos principais pontos de atenção relacionados a abertura de um sacolão. Portanto, você não pode abrir um sacolão sem antes ler este artigo!

O Mercado

Como montar um sacolão? Estudando o mercado

A demanda por hábitos alimentares mais saudáveis vem crescendo a cada dia, fazendo com que as pessoas substituam produtos industrializados ou congelados por opções naturais como frutas, verduras e legumes.

Para que possamos ter uma ideia referente ao crescimento deste mercado é importante saber por exemplo, que em 2017 o mercado brasileiro de alimentos e bebidas saudáveis alcançou R$ 93,6 bilhões em vendas, destacando-se os alimentos orgânicos com crescimento de 18,5% nos últimos 5 anos. A expectativa para os próximos anos é de um crescimento anual de aproximadamente 4,4%.

Logo, se a maior parte dos brasileiros estão modificando seus hábitos alimentares em busca de opções naturais e mais saudáveis, montar um sacolão sem dúvidas torna-se uma excelente oportunidade de negócio.

Localização

Como montar um sacolão sem antes pensar na localização ideal? Uma boa localização é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, logo não poderia ser diferente com um sacolão.

Por isso, antes de montar o seu novo negócio, procure por uma localização que possua grande movimentação de pessoas e que ao mesmo tempo seja próximo a uma área predominantemente composta por imóveis residenciais.

É importante também que o local ofereça um estacionamento próprio ou esteja localizado em uma área com fácil estacionamento, visando facilitar o acesso das pessoas a loja.

Ao avaliar o ponto de instalação para o seu sacolão verifique também se existem muitos concorrentes próximos. Afinal, quanto menor a concorrência, melhor!

Estrutura

Como montar um sacolão? Qual é a estrutura necessária?

A boa notícia para o empreendedor é a de que montar um sacolão não costuma exigir grandes investimentos.

O ponto comercial onde será montado o estabelecimento, por exemplo, precisa ter no mínimo 50m². Este espaço deverá ser distribuído para montagem e organização dos expositores, geladeiras, caixas, banheiros, escritório e estoque.

Por falar em estoque, é importante que este seja bem arejado para a correta estocagem dos produtos.

Vale destacar ainda, que por ser um local que comercializa alimentos é essencial manter cuidados rigorosos com a higiene, evitando assim problemas com os órgãos de vigilância sanitária, como também uma possível impressão negativa por parte dos consumidores.

Além de limpo, é muito importante também que um sacolão seja bem iluminado e arejado, oferecendo conforto aos clientes e garantindo a maior durabilidade dos produtos.

Por fim, se possível, invista em um sistema de ar refrigerado para a loja, é um detalhe importante, pois isso aumentará significativamente a vida útil das frutas, verduras e legumes.

Em termos de equipamentos, basicamente será necessário investir nos seguintes itens:

  • Balanças;
  • Prateleiras e gôndolas;
  • Bancas expositoras;
  • Refrigeradores;
  • Balcão para caixa;
  • Carrinhos e cestas de compra;
  • Computador, impressora fiscal e software de automação e gestão.

Fornecedores

Como montar um sacolão sem pensar em bons fornecedores? Para que um sacolão tenha sucesso é essencial contar com bons fornecedores.

Os bons fornecedores são aqueles que atendem alguns critérios, como preço justo, pontualidade com a entrega e produtos frescos e de qualidade.

Podemos afirmar sem medo de errar que os fornecedores são um dos grandes segredos para o sucesso de um sacolão. Por isso, escolha fornecedores de qualidade e assim oferte sempre os melhores produtos aos seus clientes.

Investimento

Como montar um sacolão? Qual o valor do investimento necessário?

De acordo com o SEBRAE, o Investimento compreende todo o capital empregado para iniciar e viabilizar o negócio até o momento em que ele se torna autossustentável.

Logo, o investimento pode ser caracterizado em dois grandes grupos:

O grupo dos investimentos fixos que engloba  investimento fixo: a compra ou o aluguel de imóveis, a realização de reformas e a compra de equipamentos, móveis e utensílios, as despesas com água, luz, telefone e tributos, os honorários contábeis e a folha de pagamento dos funcionários.

O grupo de investimentos pré-operacionais, que envolvem as despesas com pesquisa de mercado, registro e regularização da empresa.

O investimento inicial estimado para a abertura de um sacolão com 50m² é de aproximadamente, R$ 44.000,00 a serem alocados da seguinte forma:

  • Adequação do local: R$ 20.000,00
  • Equipamentos e mobiliário: R$ 15.000,00
  • Estoque inicial: 5.000,00
  • Abertura da empresa e divulgação: R$ 4.000,00

Além do capital inicial é altamente recomendado que o empreendedor possua um capital de giro ou uma reserva de emergências para fazer o negócio girar em seu início e também para cobrir possíveis imprevistos.

Divulgação e Marketing

Com toda a estrutura montada, chegará o tão esperado momento de colocar o novo negócio em funcionamento. Portanto, para isso será necessário investir em estratégias de marketing e divulgação.

As pessoas precisam saber que o seu sacolão existe e conhecer os principais diferenciais e ofertas que poderão encontrar por lá. Por isso, invista em publicidade principalmente através de programas de rádio, redes sociais, jornais locais e encartes.

Quanto melhor elaborada a estratégia de marketing, maior será o fluxo de clientes no sacolão e consequentemente melhores serão os seus resultados.

Automação Comercial

Por fim, não poderíamos deixar de fora a automação comercial.

Entende-se por automação comercial, o software também os equipamentos responsáveis e essenciais para fazer o seu negócio acontecer, como computadores e impressoras.

Uma estrutura de automação é essencial para qualquer negócio, não somente pela necessidade de emissão de cupons e notas fiscais, mas também por todo o auxílio na gestão do negócio.

Um bom sistema de automação comercial, auxiliará os gestores da empresa no controle de estoque, na gestão financeira, no controle de vendas e fluxo de caixa, dentre outras atividades importantes para um eficiente gerenciamento de negócios.

É importante destacar, que uma boa gestão é essencial para o sucesso dos negócios!

Logo, antes de abrir o seu sacolão não deixe de montar toda a estrutura de automação necessária.

Estamos chegando ao final deste artigo e agora você já sabe quais são os principais pontos de atenção quando o assunto é como montar um sacolão!

Esperamos que com todas essas dicas possamos contribuir significativamente para que o seu sacolão seja um verdadeiro sucesso!

Precisando de um software de automação comercial para a gestão do seu sacolão?

Então, não perca tempo entre em contato agora mesmo com a RCKY pelo telefone (11) 3195-3640 ou então por WhatsApp.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.