O título deste artigo convida você leitor a transformar negócios de carnaval em negócios de sucesso. Mas, antes de continuarmos, precisamos que você responda a seguinte pergunta: “O que é um negócio de carnaval?”

Ao contrário do que algumas pessoas imaginam, um “negócio de carnaval” não é necessariamente uma empresa que tenha começado durante as festividades do carnaval, o termo que utilizamos no título deste artigo, procura fazer uma alusão a negócios que iniciaram de forma repentina e inesperada. Neste artigo, pretendemos orientar você a transformar negócios de carnaval em negócios de sucesso.

Uma empresa, pode nascer de forma totalmente inesperada, seja através de uma ideia, de uma conversa entre amigos ou através de uma habilidade colocada em prática. No entanto, o grande desafio de quem pretende montar sua própria empresa está justamente em garantir que ela não passe rapidamente assim como o carnaval, mas que se desenvolva em sua área de atuação, ocupando o seu espaço no mercado e gerando boas receitas e principalmente lucros para seus idealizadores.

Entretanto, fazer com que pequenas empresas transformem-se em negócios de sucesso pode não ser uma tarefa fácil, principalmente para aqueles que não possuem qualquer experiência anterior na gestão de um negócio, ou mesmo uma formação acadêmica na área de administração de empresas.

Neste artigo, você conhecerá algumas grandes empresas que surgiram como um negócio de carnaval e acabaram se transformando em negócios de sucesso. Apresentaremos também algumas dicas para auxiliar a sua empresa a crescer.

Conheça a história de alguns negócios de sucesso

Conheça a história inusitada de alguns negócios de carnaval que hoje são verdadeiros negócios de sucesso.

Amazon

Em 1994 enquanto a internet ainda dava os seus primeiros passos Jeff Bezos era apenas um analista financeiro. Porém uma simples percepção foi capaz de transformar radicalmente a sua vida. O até então analista financeiro, na época com 30 anos percebeu que no futuro a internet poderia ser transformada em uma verdadeira máquina de vendas. Foi então que ele decidiu deixar um bom emprego, mudando-se de Wall Street para Seattle, onde fundou a Amazon na garagem de sua casa! Atualmente a empresa é reconhecida internacionalmente e fatura bilhões de dólares anualmente.

Lembra do Jeff Bezos? Hoje ele divide com Bill Gates o posto dos homens mais ricos do mundo!

Dell

Michael Dell fundou sua empresa em 1984, quando tinha apenas 19 anos e apenas mil dólares. O empreendedor começou a trajetória da empresa, montando e vendendo computadores. Atualmente a Dell conta com mais de 100 mil colaboradores ao redor do mundo e também possui um faturamento na casa dos bilhões de dólares.

HP

A HP surgiu em 1939 na garagem de uma casa nos Estados Unidos. A empresa começou com um investimento de 500 dólares, produzindo instrumentos de medição e hoje fatura mais de 100 bilhões de dólares anualmente, estando presente em mais de 130 países.

Microsoft

Enquanto você ler este artigo, é muito provável que esteja fazendo uso de um computador com Windows. O sistema operacional mais usado no mundo, é desenvolvido pela Microsoft, empresa fundada em 1975 por Bill Gates e Paul Allen, na época ainda estudantes da Universidade de Harvard que tinham como objetivo desenvolver uma nova versão de sistema operacional, em substituição a linguagem Basic.

Hoje a Microsoft domina o mercado, e Bill Gates está entre os homens mais ricos do mundo!

Youtube

Mais uma vez, tudo começou em uma garagem, mais precisamente em São Francisco nos Estados Unidos. A dupla Chad Hurley e Steve Chen criaram em 2005 um programa de computador para dividir vídeos entre amigos. O sucesso foi tão grande que em menos de 2 anos, a ferramenta foi comprada pelo Google por aproximadamente 1,65 bilhão de dólares!

Facebook

Em 2004, Mark Zuckerberg era apenas um estudante como outro qualquer na Universidade de Harvard nos Estados Unidos. Junto com um amigo, surgiu a ideia de criar um site para que colegas da faculdade postassem fotos e trocassem informações. O até então negócio de carnaval tornou-se um negócio de sucesso e hoje é a rede social mais utilizada no mundo.

Apple

Para fundar esta gigante da tecnologia Steve Jobs e Stephen Wozniak precisaram vender uma Kombi e uma calculadora científica. A empresa nasceu em 1976 na garagem de uma casa e hoje é referência mundial quando o assunto é tecnologia.

Agora que você já conheceu alguns “negócios de carnaval” que se transformaram em negócios de sucesso é hora de acreditar no seu potencial. Vamos descobrir algumas dicas para que uma empresa alcance o sucesso.

Como transformar negócios de carnaval em negócios de sucesso

Veja algumas dicas para transformar negócios de carnaval em negócios de sucesso.

Descubra e atenda uma necessidade

Grande parte dos negócios de sucesso, surgiram com base em uma necessidade da população, seja ela atual ou futura. Jeff Bezos, por exemplo acreditava no potencial da internet e em como ela poderia tornar-se uma gigantesca plataforma de vendas no futuro.

Um negócio que surja com a proposta de resolver um problema ou então inovar no mercado, tem grandes chances de fazer um grande sucesso no mercado. Afinal, uma nova ideia de negócio ao menos inicialmente não encontra concorrentes.

Defina metas e objetivos

Ao contrário do que muitas vezes imaginamos, as grandes empresas não caem do céu, elas são fruto de muito trabalho e dedicação de todos os seus funcionários, mas inicialmente e principalmente de seus fundadores e idealizadores. Sendo assim, mesmo que você possui pouco capital para investir e sua empresa pareça pequena, não abaixe a cabeça, defina metas e objetivos e persista até alcançá-los! Lembre-se que grandes empresas costumam surgir em garagens!

 Invista na gestão do seu negócio

Empresas não são uma fonte infinita de recursos, sobretudo aquelas que ainda estão apenas começando.

Para transformar um negócio em um verdadeiro sucesso é preciso ter muita disciplina e controle apurado de diversos parâmetros ligados a gestão da empresa, como faturamento, contas a pagar, contas a receber, vendas e muito mais. Sendo assim, para transformar a sua empresa em um negócio de sucesso, não deixe a gestão de lado.

Conclusão

Mesmo que pareça difícil e intangível em um primeiro momento, o seu negócio de carnaval pode sim se transformar em uma grande empresa, portanto acredite nos seus sonhos e também no seu potencial!

Continue acompanhando o nosso blog e esteja sempre por dentro das mais interessantes dicas de gestão para empresas. Afinal, o conhecimento é uma das principais chaves para transformar pequenos negócios em negócios de sucesso!

Créditos da imagem:
Party photo created by freepik – www.freepik.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.