O reconhecimento do sucesso do negócio e do trabalho sério e responsável do empreendedor vem em forma de mais trabalho. Assim, a medida que o número de clientes aumenta, maiores são as suas responsabilidades, até você se dar conta de que talvez tenha chegado o momento da tão sonhada expansão empresarial.

Esse processo não é uma tarefa fácil, afinal, você precisa lidar com uma nova dinâmica de negócios, mais complexa e cheia de desafios impossíveis de serem administrados por uma pessoa só. Mas, apesar dos desafios, é possível levar seu empreendimento para o próximo estágio. A palavra-chave aqui é preparo, tanto no que diz respeito às estruturas para a expansão das atividades quanto na sua habilidade de gestão.

Para ajudar a realizar a expansão empresarial com mais eficiência, listamos aqui 6 perguntas que você deve se fazer antes de colocar em ação o plano de crescimento da empresa. Responda sinceramente às perguntas e prepare-se para concretizar a ampliação do seu negócio.

Já extraiu todo o potencial do seu negócio inicial?

Esta é a primeira pergunta a ser respondida antes de expandir seu negócio: existe um momento certo para a abertura de uma filial? Você precisa se certificar que a empresa já está operando com sua capacidade total. Será que realmente conseguiu alcançar o lucro e a quantidade de máxima de clientes possíveis com o seu empreendimento?

Imagine que você seja dono de um restaurante. Se perceber que a demanda tem sido grande, a ponto de ver clientes sem lugar para se sentar em horários de maior movimento ou não ter nem espaço para estocar os alimentos, talvez seja a oportunidade de partir para a criação de uma nova unidade.

Como anda o mercado atual?

Outra questão importante que precisa ser considerada no caso da expansão empresarial é verificar se o mercado atual está favorável para esse crescimento. O levantamento de informações sobre a análise da economia geral, o poder de compra do seu público-alvo, a presença e o alcance da concorrência são alguns dos pontos que você não pode deixar de responder.

É preciso verificar ainda se o crescimento do seu negócio é uma questão pontual em que apenas a sua empresa tem se mostrado bem-sucedida ou se o mercado está favorável para todo o segmento em que você atua.

Se você usa um sistema de gestão empresarial, aproveite o relatório de análise de desempenho e compare com o de outras companhias do setor. Só vale a pena investir em expansão se o cenário estiver positivo para todos, do contrário, há o risco de ficar sem mercado para atuar.

Caso você sinta que não está preparado para realizar esse levantamento, procure ajuda dos serviços de consultoria empresarial.

Já definiu seu alvo para a expansão empresarial?

Seu plano de expansão envolve uma pequena região, ou você espera um maior alcance? Sua resposta vai orientá-lo a levantar quais serão os recursos necessários para que sua empresa consiga crescer.

É preciso lembrar que algumas dessas mudanças exigem de sua empresa o desenvolvimento de habilidades que talvez não ainda não façam parte da sua rotina. Para uma maior agilidade e praticidade no atendimento ao cliente, você pode, por exemplo, incluir um sistema para automação de vendas.

Existe um plano de investimentos?

Com as informações levantadas a partir das perguntas anteriores, é hora saber como se dará a esse crescimento da sua empresa. É hora de calcular se o lucro que virá com a expansão vai compensar o investimento inicial e, principalmente, se esses custos não vão prejudicar o caixa do negócio inicial.

As despesas com um novo ponto de venda, mão de obra, o aumento da carga tributária, custos fixos e margem de lucro reduzida são apenas alguns dos pontos que você precisa considerar em seu plano de investimentos. Você também pode incluir no planejamento de investimento sugestões de ação para reduzir os custos na sua empresa e obter uma folga maior no caixa para a expansão.

Se verificar que sua organização não possui o dinheiro necessário para a expansão pretendida, é possível repensar os planos de crescimento a partir dos recursos à disposição. Melhor que querer crescer a qualquer custo, com o risco de fracasso, é dar um passo por vez e garantir que isso aconteça da forma mais segura, não é mesmo?

Você está pronto para delegar?

Aqui está mais um ponto decisivo a ser considerado durante esse processo do seu negócio. Se é do tipo que quer um negócio que possa ser controlado exclusivamente por você, esqueça a expansão. Um negócio se expande com inovação e especialização dos processos. Você sozinho não terá tempo nem habilidade para resolver tudo.

O crescimento da empresa traz muitos desafios ainda desconhecidos por você e sua equipe, então, é preciso que vocês estejam preparados para os próximos passos. Seu foco deve estar na tomada de decisões estratégicas da empresa, deixe as operacionais para seus colaboradores.

Uma estratégia altamente eficiente e que garante uma expansão bem-sucedida é a capacitação interna. Ao preparar os profissionais que já estão no seu negócio para assumirem posições de liderança você contribui para a construção de um time disposto a contribuir para o crescimento e sucesso da empresa.

Mas delegar não significa que você não terá acesso a todos os processos do negócio. Um sistema online para administração de lojas permite a você cuidar de sua empresa de qualquer lugar.

Como você vê o futuro do seu negócio?

Essa pergunta deve ser respondida sempre. Para manter tudo o que sua empresa já conquistou é importante pensar no diferencial que seu negócio oferece em relação à concorrência.

Se perceber que não tem apresentado nada de novo, você pode perder espaço no mercado e ficar sem alternativas para aumentar as vendas. Mudar ou diversificar o ramo de atuação podem trazer o diferencial competitivo que faltava para garantir o futuro e sucesso do seu negócio.

Preparado para responder às perguntas para a expansão empresarial? Lembre-se de que o tempo dedicado a essa tarefa será a garantia do crescimento seguro do seu negócio e a ajuda de um consultor é sempre bem-vinda. Aproveite e descubra também como fazer um planejamento empresarial e aumentar as chances de expandir seu negócio.

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