Existe, na prática da administração de fornecedores para restaurantes, erros que podem ser fatais para o lucro de cada fechamento. Identificar esses erros e evitá-los são passos muito importantes a serem seguidos.

Os fornecedores possuem um papel fundamental para os restaurantes e, por isso, eles devem ter uma atenção especial – já que acabam interferindo diretamente no resultado da empresa.

Aliás, são erros que caso sejam cometidos, nos trazem não somente resultados negativos, mas também prejuízos que acabam dificultando, dentre todos os procedimentos, o funcionamento regular de qualquer restaurante.

Veja a lista dos principais erros ao escolher e lidar com fornecedores e saiba como evitar prejuízos para a sua empresa. Boa leitura!

Fornecedores para restaurantes: confira a lista dos piores erros

Em um restaurante, seja no setor que for, tudo deve estar funcionando perfeitamente, em todos os conformes dos quais nos é disposto cuidar.

Esses detalhes, embora muito das vezes aparentemente fáceis e simples, devem ser sempre lembrados e reforçados – uma vez que somos humanos e podemos nos esquecer de diversos assuntos mesmo considerando-os importantes.

Dentre todos os erros relacionados aos fornecedores no contato para com os restaurantes, esses 4 são os principais. No entanto, eles possuem uma importância que acabam desencadeando em muitos outros pontos. São eles:

  • 1# Contar com apenas um fornecedor exclusivo;
  • 2# Não manter uma relação saudável com seus fornecedores;
  • 3# Não saber negociar e gastar desnecessariamente;
  • 4# Manter fornecedores não comprometidos.

E, na verdade, seria necessário que você já tivesse um bom contato com seus fornecedores mesmo antes de abrir seu restaurante. Agora veja abaixo o que fazer para solucionar ou não cometer estes erros!

1# Conte com vários fornecedores que possuam boas referências

É imprescindível, ao escolher fornecedores para restaurantes, que você saiba de mais de uma opção. Afinal, imprevistos podem acontecer e, no caso de você não poder contar com um, terá sempre algum outro disponível.

No entanto, como se sabe, é evidente que os fornecedores disponíveis sejam os melhores que você puder encontrar. Referências, nesse aspecto, conta muito! Veja as melhores referências e selecione quantas julgar necessário – desde que você consiga administrar bem as relações.

E o que acontece se selecionarmos apenas um fornecedor?
Certamente o mesmo que um imprevisto: Não saberemos. Perderemos o controle de nossas mãos e, ainda, isso irá comprometer muitos outros fatores que se relacionam diretamente com o proveito que os produtos fornecidos nos dão.

Ainda, por ter de lidar com os fornecedores, e escolher bem qual(is) devem atender ao seu restaurante, o próximo tópico é fundamental.

Não  confunda amizade. Claro, é normal nós acabamos criando vínculos de amizades com as pessoas com as quais trabalhamos, sobretudo os fornecedores. E isso faz com que a qualidade do serviço possa cair.

E não cai por maldade. Muito das vezes o nível de rigorosidade inicial acaba sendo deixado de lado e, com isso, tudo pode cair por terra.

Avalie bem os produtos. Avalie bem os produtores.

Não deixe de conferir se, em uma eventual mudança, na escolha dos produtos de tal fornecedor, os produtos não apresentam diferenças graves. Isso pode comprometer muito o nome de seu restaurante.

A principal diferença, sem contar com os custos, é o fato dele acabar trazendo prejuízos para os pratos. Você perde cliente, autoridade e ganha má reputação.

A qualidade x o custo dos produtos é algo que só está nas mãos de quem contrata os fornecedores.

2# Tenha fornecedores de fácil acesso e visite-os eventualmente

Ter fornecedores de fácil acesso permite com que não haja nenhum tipo de problema relacionado a entregas ou comunicação. Sendo assim, uma simples reunião com ele, por exemplo, será muito mais viável e prática.

A visita aos fornecedores, além de poder servir como um bom meio de criar um vínculo maior com seu fornecedor, também garante que você conheça mais detalhadamente a forma com que ele trabalha e seus produtos/serviços.

Portanto, além de considerar ótimos fornecedores, lembre-se também de avaliar o seu acesso até eles – e de visitá-los, é claro.

3# Saiba negociar bons preços e não gaste desnecessariamente

Quando você chega a visitar e conhecer melhor seu fornecedor, sabendo, ainda da garantia da qualidade de seus serviços, as chances que você tem de negociar bons preços aumentam – sem contar com mercadorias bonificadas que vem como um brinde.

E não há nada melhor do que ótimos descontos, não é mesmo? Ainda mais se são descontos de ótimos fornecedores, os quais a referência e a qualidade já foram altamente avaliadas.

E não se esqueça dos relatórios! Quanto foi gasto? Qual produto tem o fornecedor mais caro? Qual é o fornecedor mais disponível?

Essas e outras perguntas, evidentemente, devem estar todas disponíveis em planilha. Você deve ter um controle preciso para não perder dinheiro e sempre analisar as melhores oportunidades.

Por fim, não deixe de salvar em algum arquivo todas as informações essenciais dos fornecedores. Assim, toda vez que você precisar, estará a sua disposição todas as informações necessárias a sua disposição.

4# Certifique-se do comprometimento em todos os seus serviços

O comprometimento é algo que exige responsabilidade diária. Visto que as entregas e tudo aquilo que é necessário – como solicitação e recebimento – devem estar diariamente alinhados.

Portanto, para um bom restaurante, que depende diretamente de seus fornecedores, você deve avaliar bem os prazos e a qualidade nos serviços de entrega.

O seu fornecedor deve estar disponível com facilidade para que, toda a vez que for solicitado, possa ajudar a completar o seu estoque.

Se porém, ele não tiver esse compromisso, essa pontualidade, você acabará tendo de dizer que tais pratos, disponíveis no cardápio, não estão disponíveis. E isso, de fato, é uma situação frustrante!

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