Entre as várias formas de pagamento possíveis de se oferecer aos seus clientes, o pagamento sem contato é uma que tem se tornado bastante popular.

Para ser mais exato, depois do início da pandemia, a demanda por esse tipo de método de pagamento cresceu quase 470% entre 2020 e 2021.

Investir nessa modalidade de pagamento pode trazer muitos benefícios aos lojistas e empresários e, por isso, é importante entender como o pagamento sem contato funciona.

O que é pagamento sem contato?

O pagamento sem contato, também chamado de contactless, difere do pagamento tradicional, pois preza pelo distanciamento entre quem paga e quem recebe.

Usando um método de pagamento contactless, o cliente não precisa se aproximar de quem vai receber o dinheiro, podendo fazer a transação à distância, até em ambientes diferentes.

Por outro lado, existem tipos de pagamentos sem contato que requerem a proximidade do pagador e do recebedor, no entanto, sem precisarem se encostar ou usar as mãos.

De maneira geral, essa modalidade de pagamento trata-se de uma tecnologia inovadora e bem segura, e que vem se tornando cada vez mais acessível.

Soluções de pagamento sem aproximação

Não é possível falar de pagamento sem contato sem mencionar as principais soluções disponíveis no mercado hoje, como por exemplo:

  • Cartões com NFC e E-wallets;
  • PIX;
  • Links de pagamento e QR Code;
  • Pin Pad móvel.

Vamos conversar um pouco mais sobre elas.

Cartões com NFC

Os cartões com NFC possuem uma tecnologia de comunicação por campo de proximidade, permitindo que um cartão de crédito funcione sem precisar digitar nenhuma senha.

Em outras palavras, basta apenas aproximar o cartão com a função habilitada na máquina de cartão ou no terminal de Pin Pad e pronto. Temos um pagamento sem contato.

Vale ressaltar, no entanto, que existe um limite para transações feitas com cartões nessa modalidade, que até antes da pandemia era de 50 reais, e agora subiu para 100.

Carteiras digitais

Temos também as carteiras digitais, ou E-wallets, que funcionam usando a mesma tecnologia de NFC, ou seja, bastando apenas aproximar o celular, ao invés do cartão.

Por outro lado, vale destacar que essas carteiras permitem pagamentos maiores, sendo uma vantagem interessante para quem quer uma solução de pagamento sem contato.

As mais famosas são:

  • Apple Pay;
  • PicPay;
  • Google Play;
  • Samsung Pay.

PIX

O PIX é uma solução 100% brasileira de pagamento que funciona como uma transferência bancária de TED, só que aprimorada com várias melhorias.

Primeiramente, o PIX é uma solução completamente gratuita e sem taxas, oferecida por qualquer banco físico ou digital. Seus principais benefícios são:

  • Pode ser usado 24 horas por dia e 7 dias por semana;
  • As transferências acontecem de forma instantânea.

Muitos estabelecimentos já estão aceitando o PIX, por se tratar de uma solução prática, fácil e rápida de ser conferida. O único requisito básico é ter uma conta bancária.

Links de pagamento e QR Code

Outra forma inteligente de oferecer pagamento sem contato é por meio de links de pagamento e QR Codes.

Os links de pagamento e por QR Code estão inclusive cada vez mais populares, ainda mais depois que as próprias redes sociais começaram a oferecer essa possibilidade.

Isso significa que é possível criar links de pagamento ou por QR Code tanto diretamente da sua conta bancária, como pelo Instagram, Facebook, ou pelo próprio WhatsApp.

A particularidade destes links é que eles podem ser enviados para qualquer pessoa, podendo ser links particulares ou mesmo links públicos o qual qualquer um pode utilizar.

Benefícios do pagamento sem contato

Os benefícios do pagamento sem contato são facilmente observados. Trata-se de uma forma de pagamento segura, mais rápida e econômica.

A segurança pode ser entendida de duas formas:

  • Para a saúde das pessoas envolvidas na transação que ficam resguardadas contra transmissão de doenças por contato;
  • Pela segurança da transação, que descarta o uso de senhas que poderiam ser roubadas.

Já a agilidade é um fato indiscutível, pois exige menos burocracia no caso de um cartão com tecnologia NFC e altamente prático nas transações com PIX.

Por fim, temos a economia, que pode ser tanto de tempo, por ser um método ágil, como também de dinheiro, pois a maioria das soluções são gratuitas ou são muito baratas.

Como implementar o pagamento sem contato?

Para conseguir implementar a modalidade de pagamento sem contato, será necessário conversar com as operadoras de serviços que oferecem essa solução.

No caso das máquinas de cartão, basta perguntar se as máquinas da sua operadora leem cartões NFC e carteiras digitais. Caso contrário, será necessário substituí-las.

Quanto ao PIX, essa é uma modalidade de pagamento oferecida por qualquer banco. Basta também entrar em contato com o seu banco e descobrir como habilitar a opção.

Por fim, os pagamentos por link ou QR Code, podem requerer o pagamento de taxas algumas vezes.

As redes sociais, como já mencionamos, oferecem soluções desse tipo gratuitamente. Algumas contas bancárias também disponibilizam gratuitamente.

No entanto, pode ser interessante procurar uma solução de pagamento mais completa, que consiga oferecer diferentes formas de pagamento e concentrá-las em um único lugar.

Ofereça várias modalidades de pagamento

Para finalizar, é importante destacar que o pagamento sem contato não deve ser a única modalidade de pagamento oferecida por uma loja ou qualquer estabelecimento.

Se você é um empresário, você deve considerar aceitar todas as formas mais comuns de transação financeira, isso pode ou não incluir:

  • Dinheiro e cheque;
  • Cartões de crédito e débito;
  • Vale alimentação e refeição;
  • Formas de pagamento sem contato.

Quanto mais possibilidades você der para o seu cliente de como ele pode lhe remunerar pelos seus serviços, mais satisfeito ele ficará com você.

Até porque oferecer uma variedade grande de formas de pagamento pode ser um diferencial, ainda mais se houver muita concorrência no segmento.

Por outro lado, é imprescindível avaliar todas as possibilidades e também o tipo de negócio o qual a sua empresa atua.

Diferentes formas de pagamento pressupõem diferentes fluxos de dinheiro que precisam ser conferidos e acompanhados. Portanto, planeje muito bem.

Gostou das dicas e novidades que você conferiu neste conteúdo? Continue navegando no blog da RCKY.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.