Ver seu estabelecimento cheio de clientes e com uma grande movimentação de pedidos é um sonho e uma grande satisfação para qualquer dono de restaurante. No entanto, para que tudo isso seja possível, é necessário que a gestão de pedidos em restaurante seja bem organizada e planejada. Caso contrário, o sonho pode se tornar um pesadelo.

O sucesso de um restaurante só acontece se o cliente tiver uma boa experiência com o atendimento, sendo que esse atendimento não envolve somente o contato com o garçom, mas a agilidade e a eficiência na solicitação e entrega do pedido.

E não há dúvidas que a gestão de pedidos inconsistente e desorganizada influencia diretamente na experiência do cliente. Se houver erros ou demoras nas entregas do pedido, o cliente não ficará satisfeito e ainda pode propagar uma imagem ruim do restaurante para futuros consumidores.

Dessa forma, é necessário que o gerenciamento dos pedidos mantenha um fluxo organizado e evite que o cliente fique muito tempo esperando. Em outras palavras, é importante manter uma harmonia entre tempo de entrega e eficiência na solicitação do pedido.

Por que é importante a gestão de pedidos em restaurante

Um bom restaurante, independente do porte, deve ter um gerenciamento de pedidos e uma equipe de profissionais (garçons e cozinheiros) bem treinados. Contudo, ter ótimos cozinheiros e garçons não servirá de nada se a gestão de pedidos estiver desorganizada.

A gestão de pedidos em restaurante deve ter atenção desde o planejamento até a execução dos pedidos pelos profissionais. E se o restaurante também fizer entregas via delivery, cabe a gestão de pedidos organizar esse processo para que não se misture com os pedidos presenciais, especialmente na cozinha.

Dessa forma, se você quer trazer prosperidade e bons lucros para o seu negócio, invista em recursos e profissionais para gerenciar os pedidos.

Além disso, entre os principais objetivos de uma gestão de pedidos estão:

  • Redução de erros nos pedidos;
  • Identificar falhas e resolvê-las;
  • Proporcionar agilidade no preparo e entrega dos pedidos;
  • Otimizar as tarefas;
  • Aumentar a qualidade dos serviços;
  • Integrar cozinha e mesas;
  • Melhorar a imagem do restaurante;
  • Facilitar o faturamento das comandas.

Dicas para tornar a gestão de pedidos rápida e eficiente

Automatização do atendimento

Se os garçons ainda anotam os pedidos em bloquinhos ou post-its, é preciso mudar isso urgentemente.

Com pedidos manuais, você fica sujeito a ter mais problemas com os pedidos, como perda da comanda, erros por caligrafia do garçom, confusão com a numeração das mesas, troca de comanda entre garçons, refeições não entregues ou entregues erradas, entre muitos outros problemas.

Dessa forma, para agilizar os pedidos, invista em comandas de papel impresso ou comandas eletrônicas.

Além de tornar o trabalho dos garçons e até da cozinha mais eficiente e organizada, a comanda impressa ou eletrônica ajuda na conta de cada cliente para que não ocorra a cobrança de valores equivocados. Além disso, vai auxiliar no faturamento e fechamento do caixa do restaurante.

Vale ressaltar que a gestão de pedidos em restaurantes deve optar por uma comanda simples e padronizada para que o registro do pedido até a entrega das refeições seja mais eficiente.

Treinamento da equipe de atendimento

Os garçons são os responsáveis pela experiência dos clientes no restaurante, por isso invista no treinamento do pessoal.

Pode parecer óbvio, mas ter profissionais treinados e capacitados é fundamental para que situações complicadas sejam revertidas e garanta a satisfação do cliente.

No entanto, vale ressaltar que na gestão de pedidos em restaurante, o treinamento não deve ser somente para a equipe de garçons, mas também para os profissionais da cozinha.

O mau uso de materiais e dos recursos da cozinha podem causar desperdício e prejuízo para o negócio. Por isso, é importante qualificar e orientar estes profissionais para que eles entreguem uma produção de refeições mais rápida, eficiente e sem desperdício.

Garçons capacitados

Quando for oferecer treinamento para os garçons, tenha em mente o que é essencial para que o atendimento seja bem feito e atenda às necessidades do consumidor.

O garçom deve ser capaz de informar as refeições disponíveis no menu, ficar atento a demora no preparo das refeições e verificar o que pode ser feito para amenizar o tempo de espera do cliente.

Dentre este requisito básico, podemos citar mais algumas qualidades importantes:

  • Boa memória;
  • Agilidade;
  • Cordialidade;
  • Paciência;
  • Comunicação clara;
  • Higiene;
  • Simpatia;
  • Capacidade de lidar com clientes embriagados ou indecisos.

Todos esses cuidados vão trazer uma ótima experiência para o cliente, e claro, mais lucro e sucesso para o estabelecimento.

Organização dos processos

A gestão de pedidos em restaurante deve estabelecer quais os processos e função de cada profissional. Isto porque, há processos desde o atendimento até a saída do cliente do estabelecimento.

Dessa forma, estabeleça processos bem definidos de preparação, armazenamento, estoque e compras dos materiais necessários para o bom funcionamento do restaurante.

Entenda: se a cada pedido, os integrantes da cozinha começassem a preparar os ingredientes de forma desorganizada e aleatória, ou todos os dias, os produtos fossem armazenados em diferentes lugares. Todo o processo até a entrega da refeição se tornaria uma bagunça.

Por isso, definir bem os processos até a entrega do pedido irá fornecer um atendimento mais eficiente e dinâmico para todos os envolvidos no processo, em especial, ao cliente.

Investimento em pratos com maior saída

A gestão de pedidos em restaurante deve ter conhecimento de quais pratos são mais pedidos e quais são os momentos em que há essa maior movimentação.

Essas informações podem ser coletadas por meio das comandas, onde é possível coletar quais os dias e quais pratos são mais pedidos.

Tendo essas informações, a organização da cozinha pode ser feita de modo que agilize o preparo dessas refeições, onde os profissionais poderão aproveitar melhor o tempo de preparo, como deixar certos ingredientes pré-preparados.

Investimento em tecnologia

A tecnologia já faz parte de todos os âmbitos da sociedade, por que não utilizá-la para melhorar a experiência dos seus clientes?

Atualmente, há diversos softwares que possibilitam maior controle na gestão de pedidos em restaurantes. São sistemas que vão agilizar os pedidos anotados pelos garçons com a cozinha, e posteriormente, com a conta do cliente.

Com ajuda da tecnologia, você pode optar por cardápios e comandas eletrônicas, além de poder contar com um PDV Móvel, onde o garçom, poderá coletar os pedidos com os clientes, e enviar diretamente para a cozinha, utilizando um simples celular ou ou maquininha Smart.

Essas modificações trarão mais satisfação para o cliente, e consequentemente, melhores resultados financeiros e reconhecimento para o restaurante.

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