No momento de pagar as contas, não é difícil saber se uma loja está ou não perdendo dinheiro. O desafio é entender as razões por trás disso e descobrir como resolver esses problemas.

Muitos empreendedores ficam presos em um ciclo de perda de dinheiro e não conseguem descobrir como sair dele. Eles continuam fazendo as mesmas coisas – vendendo os mesmos produtos pelos mesmos preços, atendendo os mesmos clientes e aplicando os mesmos processos. Mas infelizmente, manter os mesmos padrões falhos não reverte a situação negativa de um negócio.

Alguns podem acreditar que aumentar a loja ou expandir os negócios (e consequentemente os gastos) resolverá os problemas financeiros. No entanto, a maioria das lojas perde dinheiro por causa de problemas internos, então expandir apenas aumentará esses problemas.

Se sua loja está perdendo dinheiro, é hora de parar e analisar os processos, buscando as falhas e os pontos que podem ser melhorados. Certamente, será preciso fazer mudanças. Mas quanto mais cedo isso for feito, menor será o prejuízo.

Neste artigo, conheça 8 razões pelas quais sua loja pode estar perdendo dinheiro e como você pode mudar esse cenário.

Precificação incorreta

Se você coloca preços muito altos, perde clientes e vendas. Se coloca preços muito baixos, não lucra o suficiente. Se sua loja está perdendo dinheiro, um bom aspecto para começar a analisar é a precificação dos produtos.

Comece examinando seus custos – despesas fixas, funcionários, investimentos e tudo mais que esteja relacionado ao preço dos seus produtos. Depois disso, é preciso definir os preços de modo a cobrir seus custos com uma margem de lucro. Isso mostra que a precificação não é algo a ser feito aleatoriamente, mas levando em consideração os custos de operação da loja.

Esse aspecto parece básico, mas no dia a dia do varejo a relação entre custos e valores pode ser perdida e constantemente alterada por promoções ou problemas no estoque e no caixa da loja. Portanto, é preciso analisar a precificação dos produtos e serviços oferecidos com certa frequência de modo a evitar perder dinheiro.

Desperdício de recursos

Quantos recursos subutilizados você possui em sua loja? Quais funções são deficientes ou desnecessárias? No mundo dos negócios, tempo é dinheiro. Se sua loja investe em equipamentos ou pessoas insuficientes ou incapazes de cumprir bem suas funções, esses investimentos acabam gerando prejuízos que, a longo prazo, terão impacto significativo nas contas.

Os recursos da loja precisam ser aplicados no momento e da maneira correta, em coisas que serão bem utilizadas. Planejar gastos evita o desperdício e possibilita investimentos mais assertivos que darão os resultados esperados.

Se por um lado fazer investimentos apressados assim que surgem as oportunidades ou questões pode gerar gastos maiores, deixar passar muito tempo para buscar soluções para os problemas enfrentados pela loja pode multiplicar os prejuízos.

A solução é compreender melhor as contas e o funcionamento da loja para fazer com que seu capital trabalhe de maneira mais eficiente, de modo a atender as demandas no tempo certo.

Incorreto gerenciamento do fluxo de caixa

Problemas com o fluxo de caixa podem afundar qualquer negócio. Pode não ser possível controlar quando o dinheiro entra, mas é possível otimizar o planejamento. Muitos lojistas não fazem projeções de fluxo de caixa, o que leva a situações difíceis nas quais acabam perdendo dinheiro.

Pode ser que seus clientes queiram prolongar ou atrasar os pagamentos o máximo possível. O problema é que sua loja depende desse capital para funcionar. Portanto, tome medidas para que seus clientes demorem menos a pagar.

Ofereça descontos para os pagamentos antecipados e seja pró-ativo em cobrar seus clientes quando for preciso.  Além disso, evite usar soluções caras como os empréstimos, que podem parecer convenientes e adequados, mas podem acabar virando um grande problema por causa dos juros. Caso tenha que enfrentar um fluxo de caixa desfavorável, seja rápido em providenciar soluções alternativas, como a negociação de novos preços e prazos junto aos fornecedores.

Improdutividade

Não há nada errado em descontrair um pouco no trabalho e fazer pausas de vez em quando. No entanto, muitas pausas podem acabar levando a perda de oportunidades e, consequentemente, menos lucro. Conversas ou olhadinhas nas redes sociais podem tomar muito mais tempo do que se espera e acabar se tornando horas improdutivas.

Além disso, sua loja pode ter uma configuração que favorece o desperdício de tempo. Assim, você e seus funcionários perdem uma significativa quantidade de tempo andando pela loja, procurando ferramentas de trabalho ou tentando realizar tarefas. No meio disso tudo, vocês podem encontrar outras pessoas e outras atividades para fazer, ficando distraídos e abandonando suas tarefas.

Isso pode ser resolvido tornando o ambiente da loja mais prático, criando regras para aumentar o foco e a produtividade e alterando os processos para torná-los mais eficientes.

Procedimentos operacionais ineficientes

Esforços para parar de perder dinheiro envolvem fazer mais vendas e reduzir as despesas. Para aumentar suas vendas, ofereça novos serviços ou produtos que complementam suas ofertas atuais, incentive novos clientes a experimentar seus produtos com ofertas e descontos.

Além disso, busque fidelizar seus clientes para ter uma clientela qualificada com a qual você pode testar ferramentas e novidades. Focar suas energias e recursos apenas em conquistar novos clientes pode nem sempre dar os resultados esperados.

Para cortar despesas, faça frequentes análises na parte administrativa. Existem tarefas de rotina que você mesmo pode realizar? Existem processos que podem ser eliminados? Seria melhor contratar funcionários de meio período ou período integral? Encontrar as respostas a essas perguntas pode significar uma grande economia de dinheiro.

Falta de presença digital

Construa uma reputação online para sua loja, destacando suas qualidades e diferenciais por meio das mídias sociais, sites e blogs. Comunique-se com seu público-alvo e faça networking, formando parcerias com pessoas, marcas e lojas que podem dar visibilidade e vantagens ao seu negócio.

Nesse sentido, invista também em anúncios relevantes, troque divulgação, use o marketing de afiliados e conheça as ferramentas disponíveis para chegar aos seus clientes e fazer mais vendas por meio da internet. Evite soluções e meios que podem arruinar a reputação da sua loja e busque por opções que realmente deem retorno para não acabar perdendo dinheiro.

Fluxo de caixa instável

Uma das melhores maneiras de obter um fluxo de caixa estável é por oferecer benefícios e programas de fidelidade para seus clientes. Ajuste suas ofertas para conseguir mais vendas e estimular o retorno ao invés de simplesmente esperar por uma grande venda.

Sua margem de lucro pode ser menor, mas você poderá esperar um volume de vendas regular pelas próximas semanas ou meses. Isso pode não parecer muito lucrativo, mas estabelece um relacionamento entre o cliente e a loja e mantém a porta aberta para oferecer outros produtos e serviços.

Atuar como fornecedor para outros pequenos e médios empreendedores também é uma forma de estabilizar o fluxo de caixa, visto que sua loja lidará com quantidades de produtos e quantias de dinheiro praticamente fixas durante certos períodos de tempo.

Falta de investimento em marketing

Enquanto algumas lojas podem estar alheias à divulgação dos seus produtos, outras podem estar investindo muitos recursos em práticas ultrapassadas. De qualquer forma, ambas não conseguem chegar aos seus clientes nem fechar mais vendas com a ajuda da publicidade.

Além de estar presente e ativa nas redes sociais, sua loja precisa aproveitar as oportunidades que a região oferece. Existe um canal de televisão, uma estação de rádio, um canal no YouTube, um grupo no Facebook ou uma página no Instagram que seja relevante para os moradores da cidade ou bairro onde sua loja está localizada? Caso a resposta seja afirmativa, invista nesses meios, analisando a opção mais adequada do ponto de vista estratégico e financeiro para não estar perdendo dinheiro.

Como a tecnologia pode ajudar sua loja?

São muitas as razões que podem levar uma loja a perder dinheiro, mas um sistema de gestão e frente de caixa pode atuar em diversas frentes para evitar prejuízos. O empreendedor que investe em um sistema minimiza as chances de deixar de ganhar dinheiro por causa de problemas como controle de estoque, acompanhamento e planejamento financeiro ineficientes. Muitas dessas questões nem mesmo seriam detectadas em lojas não automatizadas, levando a recorrentes prejuízos e até mesmo à falência do negócio.

Um sistema de gestão pode ajudar você a precificar seus produtos de maneira mais precisa e assertiva, pois com ele será possível obter todos os dados necessários para calcular os valores ideais visando manter seu negócio lucrativo.

As múltiplas funções do sistema auxiliam tanto pequenos quanto grandes empreendedores, dando aos mesmos mais tempo e liberdade para correr atrás de oportunidades para seus negócios. Resolvendo os problemas, minimizando os riscos e mantendo a estabilidade da loja, é possível pensar em expandir e conquistar novos públicos.

Saber que sua loja pode estar perdendo dinheiro é muito frustrante para um empreendedor. Mas para minimizar os prejuízos, é preciso investigar a fundo os aspectos envolvidos no funcionamento do negócio e estar disposto a fazer mudanças, mesmo que elas incluam trabalhar mais e investir em novas maneiras de realizar os processos.

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