A gestão das finanças é uma das principais preocupações dos empreendedores, afinal, trata-se de um fator fundamental que define os rumos da empresa. Deste modo, encontrar a melhor forma de fazer a gestão financeira é algo importante.

Para que as finanças fiquem sempre organizadas é preciso ter um sistema eficaz que ajude na organização, mas também que se encaixe no perfil do seu restaurante para facilitar o dia a dia.

Infelizmente, algumas pessoas ainda têm muita dificuldade no assunto e costumam deixar a organização financeira de lado, algo que pode trazer diversos problemas, principalmente na hora de fazer o balanço financeiro anual.

Por esse motivo, no artigo de hoje, explicaremos de forma simplificada qual a melhor forma de fazer gestão financeira do seu restaurante e deixar tudo em ordem.

Qual a melhor forma de fazer gestão financeira?

Quando se pensa na gestão financeira de uma empresa, é normal vir a cabaça a imagem de uma planilha toda elaborada, isso é comum, pois esta é uma forma que em partes, pode ser eficaz, pois é melhor do que como era feito a anos atrás, mas esta não é a forma mais adequada para se fazer este controle sem cometer erros.

Atualmente, existem outras maneiras de organizar as finanças, que inclusive se mostram bem mais eficazes e demandam menos tempo.red

A melhor forma de fazer gestão financeira vai depender da realidade do seu negócio e das suas preferências, visto que cada pessoa pode ter afinidade com um método.

No entanto, entre as opções disponíveis, o software é o modo que se destaca, por ser personalizável e se adaptar à necessidade da empresa com mais facilidade.

Planilha, app ou software? Como escolher?

Para escolher a melhor forma de fazer gestão financeira é necessário analisar alguns detalhes do seu negócio, desta forma você conseguirá decidir pelo método que trará mais benefícios.

Não se limite aos papéis e planilhas

Fazer a gestão financeira com o auxílio de papéis e planilhas não são mais tão recomendados, pois são métodos que exigem mais dedicação e atenção, principalmente para quem prefere fazer tudo na ponta do lápis.

Planilhas até funcionam de certo modo, porém deixam a gestão mais limitada. Já as soluções com software vão muito mais a além. Pois trazem outro parâmetro ao mostrar como está de fato a parte financeira da empresa.

Avalie a sua necessidade

As necessidades de um restaurante variam de acordo com o ramo de atividade, mas também por conta de quem a administra, afinal, as pessoas têm mais afinidade com algumas áreas do que com outras.

Avalie quais são as suas carências para que suas finanças fiquem em ordem, defina bem o que está buscando em uma ferramenta para facilitar a gestão financeira. Se necessário faça um check list e apresente para a empresa que está estudando contratar a plataforma.

Procure soluções completas

Uma metodologia, só será boa caso ofereça soluções completas para as dificuldades que você encontrará na gestão financeira.

Avalie os recursos disponíveis no sistema, verifique cada funcionalidade de acordo com suas necessidades, visto que escolher um modo que tem muitas funções, mas que não estão de acordo com o que você precisa não trará benefícios.

Considere a segurança

Vale ressaltar que o sistema escolhido será responsável por armazenar informações importantes que não devem ser acessadas por qualquer pessoa. Desta forma, é preciso ter certeza de que está escolhendo uma forma confiável e segura para armazenar os dados da empresa para fazer a gestão financeira.

Uma dica é verificar se o sistema tem algum código de segurança SSL, com este código fica mais seguro compartilhar informações entre servidores e dispositivos, também há sistemas com arquivos criptografados, outra forma de ter segura atualmente.

Tenha apoio visual

Para quem costuma fazer apresentações das finanças da empresa para toda a equipe, o apoio visual é uma parte fundamental para que todos consigam visualizar de forma clara o que está acontecendo.

Então, ter uma plataforma completa, significa que seus recursos incluem apresentações em gráficos, além dos números a que se referem.

Avalie o custo-benefício

Implementar um sistema de gestão financeira pode ser considerado um investimento, pois, algumas plataformas e sistemas são pagos, por isso é importante avaliar o custo-benefício antes de escolher.

Para fazer essa avaliação, é preciso considerar a funcionalidade e vantagens que o sistema oferece e relacionar com custo que vai gerar para a empresa. Nem sempre o melhor será o mais caro, sendo assim não siga esta linha de raciocínio e considere todas as dicas desse artigo.

Outra parte que pode demandar custos é a implementação do sistema, este detalhe pode ser crucial para definir a melhor forma de fazer gestão financeira, especialmente para quem procura algo eficiente e imediato.

Alguns sistemas, principalmente os mais atualizados, precisam de treinamento específico ou de que seja contratado uma empresa especializada para a instalação.

Confirme se o suporte do sistema oferece essas informações e quais serão os custos adicionais envolvidos no processo de implementação.

Quanto custa um sistema de gestão?

Se está à procura de um sistema de gestão que ofereça praticidade e eficiência no dia a dia, a RCKY tem a solução que você procura.

Nossas soluções em gestão empresarial para restaurantes contam com todos os recursos que você precisa para manter a organização dos seus negócios, incluindo:

  • Controle financeiro completo;
  • Controle de mesas, pedidos e delivery;
  • Gestão de estoque;
  • Relatórios e indicadores;
  • Frente de caixa e emissão de cupons fiscais;
  • Dentre outros recursos importantes.

Ficou interessado, deseja saber mais e assistir uma demonstração sem compromisso?

Entre no site da RCKY e saiba mais como gerenciar online de modo simples e confiável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.