Se você tem problemas no PDV, encare isso como algo positivo, mas desde que esses desafios sejam provenientes da busca por inovações que coloquem a sua empresa em destaque aos olhos do cliente.

No entanto, como nem toda falha é boa, existem aquelas que são, de fato, prejudiciais ao negócio e capazes de comprometer os resultados do empreendimento.

Justamente por isso, neste artigo, listamos os 5 problemas no PDV mais comuns que você precisa eliminar de uma vez por todas no seu negócio, e as soluções para evitá-los. Então, quer ver o seu varejo o mais livre de erros possível? Siga com a leitura e confira!

1. Filas enormes no caixa

Quando uma pessoa obtém o item desejado, de forma prática e rápida, o sucesso da experiência de consumo está praticamente garantido. Afinal, longo tempo de espera e filas não fazem parte dos planos dos clientes, representam uma péssima experiência e provocam insatisfação, tanto para o consumidor quanto para a empresa.

Dito isso, quem enfrenta uma fila no caixa de um estabelecimento comercial tolera uma espera de cinco minutos, no máximo. Portanto, se a sua marca não conta com uma solução para otimizar o tempo, certamente, esse é um dos problemas no PDV que influenciarão negativamente em suas vendas.

Uma boa saída para acabar com as filas é utilizar um sistema online de frente de caixa que agregue agilidade à operação, com um design desenvolvido e pensado exclusivamente para a rotina do varejo. Por exemplo, um sistema com teclados de acesso rápido personalizáveis por grupos de produtos ou com monitores touch screen.

Ao diminuir o tempo de espera, o pagamento fica mais ágil e a própria experiência de compra é melhorada. Afinal, fechar vendas com velocidade é essencial para a redução de filas no caixa, principalmente em horários de maior movimento.

2. Processos em excesso e complicados

Para oferecer uma experiência inesquecível ao cliente, procure simplificar processos de atendimento e vendas — e isso significa integrá-los. Se os processos do seu varejo têm muitas etapas e funcionários envolvidos, isso torna o atendimento burocrático e moroso.

Quem é prejudicada com isso é a satisfação do seu cliente, que quer resolver suas questões com precisão e rapidez. Consequentemente, seu negócio padece também, visto que não fideliza e perde potenciais consumidores.

Uma das opções para descomplicar e diminuir processos é fazer uso de um software de gestão que possibilite:

  • adequar tarefas rotineiras e configurá-las a partir de automações;
  • unificar dados dos clientes e históricos de conversas;
  • montar fluxos de trabalho automatizados e que se integrem com outras plataformas.

Assim sendo, o atendimento do seu PDV torna-se escalável, além de muito mais rápido e eficiente. Desse modo, a marca tem a chance de vender mais e aumentar o seu ticket médio.

3. Falta de suporte

De fato, em qualquer PDV, imprevistos poderão e vão acontecer. Por isso, na hora da ocorrência de algum tipo de problema, o cliente exigirá um bom canal de relacionamento para resolvê-lo. Nesse sentido, é muito importante ser ágil e oferecer todo o suporte necessário a fim de sanar qualquer eventualidade.

Se a sua marca deseja acompanhar a revolução e as mudanças das mais novas gerações, precisa explorar o máximo da tecnologia. Só assim, sua organização será capaz de oferecer uma experiência de consumo personalizada. Para tanto, as companhias, hoje, contam com determinadas ferramentas, como:

  • Analytics;
  • Big Data;
  • Inteligência Artificial;
  • Machine Learning; entre outras.

Caso a gestão viabilize a conexão de tudo isso, estaremos frente a uma revolução jamais experimentada pelas gerações anteriores, que não tiveram o suporte adequado na hora de resolver problemas.

4. Ausência de preço nos produtos

No mercado, há muitas lojas grandes e renomadas que ainda precisam abrir os olhos. Isso porque, com frequência, marcas famosas de supermercado viram notícia com alguns problemas no PDV, como exposição pouco clara dos preços de algumas mercadorias, que, assim, dá margem a erros de interpretação.

Diante disso, é preciso ter muita atenção à disposição dos itens nas prateleiras e achar gargalos que possam gerar situações absurdas, a fim de evitá-las. Cuidar da imagem da empresa é essencial para tornar o processo de compra uma verdadeira experiência.

5. Dificuldade na tomada de decisões

De fato, inúmeras decisões são tomadas todos os dias em um empreendimento varejista. No entanto, quando a gestão se depara com um problema que apresenta diversas alternativas para ser solucionado, ela precisa munir-se de informações bem consistentes para subsidiar adequadamente a sua escolha.

Caso esses dados não estejam disponíveis, a liderança não estará segura, visto que não terá certeza em relação ao melhor caminho a seguir. Nesse cenário, a marca se expõe a riscos e equívocos que são capazes de comprometer o desempenho do negócio — inclusive dos resultados do PDV.

Como saída, é preciso ter o auxílio de soluções inteligentes. Por exemplo, alguma que tenha a funcionalidade de, quando um produto for vendido no PDV, enviar as informações automaticamente ao sistema de gestão, que, por sua vez, atualizará diversos dados gerenciais, como:

  • quantidade em estoque;
  • faturamento;
  • número de vendas de um produto;
  • percentual de contribuição para o lucro bruto, entre outros indicadores de desempenho importantes.

Soluções como essas são boas até se for o caso de a empresa ter mais de uma unidade, visto que esse processo ocorre simultaneamente em todos os pontos de venda de todas as lojas, compilando os dados no sistema de gestão da matriz.

Por fim, diante de tantos desafios que uma loja pode enfrentar em sua trajetória comercial, neste artigo, vimos que, em todas as situações, contar com um software eficiente é a saída para todos os problemas no PDV.

A RCKY oferece um software de PDV, que atua como um sistema de frente de caixa integrado à gestão do negócio e homologado em todos os cenários fiscais do Brasil.

Afinal, por mais que os problemas no PDV sejam um sinal de que a sua empresa está tentando inovar, resolvê-los com eficiência é a melhor opção para atrair clientes, vender mais e conquistar resultados incríveis!

Se você gostou deste conteúdo e quer conhecer melhor as soluções da RCKY, entre em contato conosco agora mesmo! Teremos muito prazer em atendê-lo!

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