Como um profissional liberal pode superar os desafios da carreira, desenvolver o seu próprio negócio e vender mais?

Montar e desenvolver o próprio negócio é um dos principais desafios do profissional liberal. Sonho de muitos, o empreendedorismo pode garantir liberdade, estabilidade financeira e flexibilidade de tempo.

Contudo, para que os sonhos possam ser transformados em realidade, é preciso muita dedicação, disciplina e preparo.

Tomar a decisão de atuar de forma liberal e autônoma não é uma tarefa fácil, entretanto, seguindo um bom planejamento será possível aproveitar os inúmeros benefícios dessa decisão.

Você atua ou pensa em atuar como profissional liberal? Nesse conteúdo, a RCKY, lista 7 dicas para que você alcance o sucesso, administre seus negócios, consiga vender mais e alcance os resultados que sempre sonhou.

1.Gerencie o seu tempo

Gerenciar e administrar corretamente o tempo é uma das primeiras habilidades que o profissional liberal precisa desenvolver e colocar em prática.

Quem atua de forma liberal conta com o benefício de não ter um chefe por perto, cobrando o cumprimento à risca horários e obrigações, no entanto, apesar da flexibilidade, a organização é essencial para a sua empresa crescer e vender mais.

Exagerar no uso da flexibilidade e não investir o tempo necessário para a execução das rotinas necessárias para o funcionamento e crescimento da empresa, é um erro fatal.

Por outro lado, esquecer a vida social e focar apenas no trabalho, pode trazer uma série de prejuízos na vida familiar, sentimental e psicológica.

É preciso gerenciar o tempo em busca do equilíbrio, ou seja, é preciso encontrar uma medida perfeita entre produção e flexibilidade.

Algumas ferramentas gratuitas podem auxiliar na gestão do tempo, como por exemplo, o Trello e o Slack.

2.Promova a divisão de tarefas

É natural que o profissional liberal tente assumir o maior número de tarefas possível para si. No entanto, essa prática acaba se tornando insustentável ao longo prazo e à medida que os negócios vão tomando uma proporção maior.

Contrate profissionais capacitados e que lhe transmitam confiança e aos poucos comece a distribuir as tarefas. Esse é o movimento natural de crescimento das empresas.

Trazer todas as tarefas para si, acaba não sendo produtivo ao final, além de gerar uma alta carga de stress, e uma grande tendência a erros.

3.Gerencie o fluxo de caixa

Muitos profissionais liberais até conseguem colocar em prática negócios e ideias que tem tudo para fazer sucesso e gerar bons resultados.

No entanto, muitos acabam esbarrando na falta de controle das finanças e do fluxo de caixa dos negócios.

Não conhecer todas as entradas e saídas de recursos em caixa pode ser fatal para a continuidade dos negócios no médio e longo prazo.

Controle as finanças da sua empresa com todo o cuidado, atenção e dedicação que ela precisa. Evite empréstimos e financiamentos, além de compras a prazo que possam impactar no capital de giro da empresa.

Na prática, é preciso garantir que o volume de receitas esteja sempre superando as despesas, gerando assim, o famoso e esperado lucro.

A RCKY possui soluções completas para gestão financeira empresarial, para saber mais, clique aqui.

4.Saiba como precificar seus produtos e serviços

Desejar vender mais e ao mesmo tempo garantir bons lucros para o seu negócio? Então, você precisa definir um método adequado e coerente de precificação para os seus produtos e serviços.

Preços excessivamente altos, podem afastar os clientes, enquanto preços baixos podem não garantir os recursos necessários para honrar todas as despesas da empresa.

Confira algumas dicas para precificar corretamente seus produtos e serviços:

  • Estude o mercado e o preço praticado pelos concorrentes;
  • Identifique todos os seus custos fixos e variáveis;
  • Defina uma margem de lucro;
  • Identifique formas de agregar valor aos seus produtos e serviços.

5.Prospecte novos clientes

Um dos segredos para conquistar novos clientes, vender mais e garantir o crescimento dos negócios é a prospecção dos clientes.

Conquistar clientes é uma das chaves para o sucesso no mundo dos negócios.

Todo o esforço é válido para obter novos clientes, confira algumas dicas:

  • Faça prospecção ativa de clientes;
  • Invista em estratégias de marketing;
  • Invista na identidade visual do seu negócio;
  • Marque presença nas redes sociais;
  • Mantenha um bom relacionamento com atuais clientes;
  • Feche parcerias;
  • Peça indicações.

6.Controle a inadimplência

À medida que você consegue vender mais e expandir a sua carteira de clientes, alguns problemas naturais do percurso podem começar a surgir, como por exemplo, a inadimplência.

Apesar de não ser uma tarefa fácil, a cobrança é essencial para reduzir o índice de devedores e os prejuízos que a inadimplência exagerada pode trazer para os negócios.

Para evitar e reduzir a inadimplência, você pode fazer uso de algumas dicas, dentre elas:

  • Trabalhe em contratos bem elaborados;
  • Negocie cordialmente com os clientes e busque alternativas para quitação de débitos;
  • Invista em aplicativos e ferramentas que lembrem de vencimentos e façam cobranças por e-mail ou SMS.

7.Tenha visão de crescimento

Por fim, é essencial que o profissional liberal que deseja crescer e vender mais, tenha visão de mercado e saiba traçar estratégias que contribuam para o desenvolvimento dos negócios.

Profissionais liberais e empresas de sucesso estão sempre em busca de novidades e diferenciais para aumentar suas receitas.

Além disso, é importante também, que você não pare de buscar conhecimento. Até mesmo quando o seu negócio estiver consolidado. Entenda que o mercado está em constante mudança, e é necessário que você esteja preparado para não deixar passar nenhuma novidade que te destaque da concorrência, e leve o seu negócio a outro patamar.

Buscando alternativas para vender mais e gerenciar seus negócios? Conte com a RCKY!

A RCKY é especialista em soluções para a gestão de negócios. Desenvolvemos e fornecemos ao mercado softwares e ferramentas que ajudam as empresas a crescer e vender mais através de funcionalidades como:

  • Controle financeiro;
  • Controle de estoque;
  • Frente de caixa;
  • Nota Fiscal eletrônica;
  • Cadastros e históricos;
  • Relatórios e indicadores.
  • Gestão de delivery.

Parabéns a você Profissional Liberal! “Acreditamos no potencial transformador do empreendedorismo”

“Sabemos que quando um empreendedor realiza seus sonhos e prospera ele alimenta todo um ecossistema que muda para melhor não só a sua própria vida, mas também a vida de centenas, milhares ou até mesmo milhões de pessoas.”

Conheça mais sobre as soluções RCKY e descubra como podemos ajudar a sua empresa  a crescer, entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.