Você já pensou em como aumentar as vendas do seu mini mercado? Uma das melhores formas de fazer isso é oferecendo promoções.

Existem muitos tipos de promoções que podem servir a diferentes propósitos e tipos de negócio, por isso é importante conhecê-las para identificar a mais apropriada.

Pensando nisso, hoje, nós da RCKY resolvemos falar sobre 10 promoções imbatíveis para aumentar as vendas do seu mini mercado. Vamos lá?

1. Desconto pelo volume de compras

Uma das promoções mais comuns é a que confere desconto pelo volume das compras que o cliente fizer. Em outras palavras, quanto maior for a compra, maior será o desconto.

Os mini mercados podem oferecer esse tipo de promoção de forma permanente se preferirem, pois é uma forma de incentivar compras maiores e aumentar as vendas.

Entretanto, é importante que o desconto seja bem calculado para não resultar em prejuízos financeiros, ao mesmo tempo em que deve ser progressivo e ter um limite máximo.

2. Combos promocionais

Existem produtos que casam muito bem com outros produtos e que, inclusive, podem ter utilidades complementares. Em alguns casos eles não funcionam sem um complemento.

Nesse sentido, uma ótima forma de aumentar as vendas é com combos promocionais de produtos. Por exemplo, se o cliente vai levar o shampoo, porque não o condicionador?

Esses combos podem ser feitos, em especial entre produtos da mesma marca, o que gera no consumidor uma sensação de confiabilidade por lidar com uma empresa especialista.

3. Forma de pagamento com desconto

Um tipo de promoção muito comum e que pode ser bastante interessante para mini mercados é o desconto oferecido a determinadas formas de pagamento.

Empresas grandes e com uma maior estrutura geralmente costumam oferecer descontos quando o cliente faz uma compra usando o seu cartão próprio.

Entretanto, empresas pequenas que querem aumentar as vendas, não podem ofertar esse tipo de solução. Então os descontos podem ser oferecidos em pagamentos à vista.

Desconto à vista, por sua vez, pode ser atribuído a pagamentos feitos:

  • No dinheiro;
  • Cartão de débito;
  • Cartão de crédito;
  • Pix.

Vale destacar que como os cartões cobram taxas, o desconto tende a ser menor. Já o pix é uma solução bastante nova e sem taxas, e pode ser bem interessante.

4. Pague 1 e leve 2 e suas variações

Todos os mercados e mini mercados já fizeram de pegue 1 e leve 2 e suas variações, e existe um motivo muito bom: ela funciona e consegue aumentar as vendas.

Esse tipo de desconto é interessante porque ele mexe com a percepção do consumidor, o fazendo pensar que está levando um item de forma gratuita.

5. Brindes e amostras grátis

Você já pensou em oferecer brindes ou amostras grátis? As pessoas gostam de testar um produto antes de adquiri-lo, mas os itens do mercado geralmente não têm essa opção.

Então, se o objetivo é aumentar as vendas de um determinado item, a solução é oferecer uma amostra grátis dele, o que é muito útil também para fazer propaganda da marca.

No caso dos brindes, estes podem ser oferecidos quando o cliente compra um determinado produto em uma certa quantidade.

6. Oferta de tempo limitado

Ofertas de tempo limitado apelam ao senso de urgência que todas as pessoas têm quando assumem que um determinado item é essencial para elas.

Nesse caso, os descontos podem ser realmente bons, contanto que durem por pouco tempo. A tendência é aumentar as vendas de forma acentuada por um curto período.

Esse tipo de promoção também tem o efeito de tornar uma marca mais famosa, e pode ser usada para promovê-la no começo de sua vida.

7. Sorteios e concursos

Criar concursos ou sorteios incentiva que as pessoas queiram comprar mais pelo simples fato de que elas estarão concorrendo a um prêmio.

Vale ressaltar que o prêmio precisa ser atrativo e valer a pena, ao mesmo tempo em que não pode ser tão custoso a ponto de causar prejuízo ao mini mercado.

Muitas vezes um vale-compras em um valor alto já serve. Em outros casos pode ser um objeto mais caro mesmo, como um smartphone.

8. Promoções em datas especiais do ano

Existem algumas datas específicas que são altamente propícias para o comércio e às quais qualquer comércio pode ou deveria se aproveitar para aumentar as vendas.

Alguns exemplos de datas especiais:

Cada uma destas datas carrega um simbolismo diferente e que pode ser utilizado pelo mini mercado para criar uma oportunidade para os clientes comprarem coisas para amigos e familiares.

9. Promoções exclusivas de redes sociais

Se o seu mini mercado não tem redes sociais, considere criar perfis no Facebook e Instagram, pois isso pode ser uma boa oportunidade de criar promoções exclusivas.

O fato é que cada vez mais as pessoas estão gastando o seu tempo e a sua energia com redes sociais. E isso significa que os clientes do seu mercado também estão lá.

Criar promoções exclusivas que só são divulgadas nos perfis oficiais pode ser uma forma interessante de criar interesse nos consumidores e aumentar as vendas.

Isso sem contar que a interação nas redes sociais gera uma maior simpatia pela empresa, que pode, inclusive, conhecer melhor os seus consumidores.

10. Entrega grátis

O serviço de delivery não se limita apenas ao e-commerce, pois muitos mini mercados oferecem a possibilidade de entregar as compras na casa do cliente.

Na maioria das vezes as condições para a entrega grátis é que a compra tenha tido um valor mínimo, geralmente entre 100 a 150 reais. Mas há exceções.

A distância até a casa do cliente também é um fator que conta. Alguns mini mercados de bairro podem oferecer entregas totalmente gratuitas se o cliente morar bem perto.

Em todo caso, oferecer entregas grátis, seja sob quais condições, é uma excelente alternativa de promoção que pode aumentar as vendas.

Pronto, chegamos ao fim deste artigo! Gostou de saber sobre os tipos de promoção mais usuais e interessantes que um mini mercado pode fazer? Se sim, favorite o blog da RCKY, postamos conteúdo novo toda semana!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.