Procurando dicas para que o seu restaurante venda mais? Então você chegou ao lugar certo!

Empreender e manter um negócio no mercado de gastronomia é um grande desafio. Mesmo que seu restaurante seja movimentado, tenha excelente atendimento e comida de qualidade, sempre há um momento em que ocorre a queda de clientes.

Dessa forma, para que o restaurante venda mais e aumente o movimento, é necessário buscar alternativas para atrair e cativar os clientes.

As promoções são uma dessas alternativas, e para não dizer a mais eficaz, é um método certeiro no aumento das vendas e atração de clientes. Sendo assim, as promoções se tornam um item obrigatório para os restaurantes.

No entanto, quando não são bem planejadas, as promoções podem trazer mais malefícios do que benefícios.

Por isso, antes de fazer qualquer promoção, é necessário conhecer os consumidores que já frequentam o estabelecimento e os que querem conquistar.

Montando uma promoção para o seu restaurante

Para que você venda mais com as promoções, é importante identificar o seu consumidor, e assim determinar quais seriam os benefícios mais interessantes para ele.

Por exemplo: Se no seu estabelecimento há muitos pedidos via delivery, seria interessante buscar promoções que contemplem essa clientela, como frete grátis ou cupons de descontos.

No horário em que o fluxo de clientes é maior, pode ser interessante oferecer bebidas grátis e até colocar um determinado prato em promoção.

Monte um planejamento com informações detalhadas, como:

  • É uma ação para uma data comemorativa (Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, etc)?
  • Qual será a forma de participação? Por consumo no restaurante, por meio das redes sociais?
  • Qual o período válido da promoção? Quando começa e quando termina?
  • Qual a premiação ao participar da ação promocional?

Saiba que uma empresa com uma boa estratégia de marketing tem maiores chances de ter sucesso nas vendas e atrair novos clientes.

É por meio do setor de marketing que as informações da promoção serão lançadas para os clientes, especialmente por meio das redes sociais como Facebook, Instagram e TikTok.

São muitos detalhes não é mesmo? Por isso hoje trouxemos algumas ideias para te inspirar, vamos lá?

1 – Programa de fidelidade

Programa de fidelidade é uma ação promocional que serve para que o restaurante venda mais por meio do incentivo de mais de uma compra.

Por exemplo: Através de um cartão, toda vez que o cliente consumir no estabelecimento, é marcado um X. Depois de X pedidos, o cliente terá direito a alguma premiação.

O programa de fidelidade é uma ótima maneira de unir lucro com fidelização. Além disso, faz com que o público se sinta apreciado.

Vale ressaltar que é importante adotar um mecanismo que seja fácil para o uso do cliente. Nada de fazer o cliente juntar “pecinhas” para montar um quebra-cabeça.

2 – Cupons de desconto

Os cupons de desconto são altamente atrativos para que o estabelecimento venda mais. Há várias formas que podem ser utilizados:

  • Cupons em pedido feito por empresas;
  • Cupons em pedidos delivery;
  • Cupons no primeiro pedido;
  • Cupons com pedidos acima de certos valores;
  • Cupons em pedidos feitos em determinados dias ou horários.

3 – Happy Hours

Geralmente utilizado para atrair clientes em dias da semana, o Happy Hours é uma ótima promoção para ser feita em dias em que há pouca movimentação no restaurante.

Escolha um dia e um horário que gostaria de trazer maior movimentação para o estabelecimento e divulgue. Como por exemplo:

(Chopp em dobro todas as quartas-feiras das 17:00h as 20:00h)

Dê prioridade a combos de bebidas e porções. Além disso, estabeleça algum tipo de desconto em pedidos ou em determinados itens do menu.

4 – Oferta do dia

Todo restaurante tem pratos que são poucos pedidos pelos clientes. Que tal estabelecer um dia e colocar esses pratos em promoção?

Escolha pratos que podem ser usados na ação promocional a cada dia da semana.

Por exemplo: Desconto no prato “x” na segunda-feira, prato “y” na terça e daí por diante. Lembrando que deve ser um desconto atrativo para o cliente.

A oferta do dia também é uma ótima oportunidade para apresentar receitas e pratos novos.

5 – Aniversariantes e convidados

Muitas pessoas gostam de sair e aproveitar o aniversário com seus amigos. Criar uma ação promocional especial é uma ótima forma para que você venda mais seus pratos e receitas, além de atrair novos clientes.

Por exemplo: Aniversariante com determinada quantidade de amigos terá desconto na bebida ou na comida.

Mas é preciso ter cuidado, sempre determine o período válido da ação. Até porque, todos os dias tem pessoas aniversariando e o ano inteiro.

6 – Ação promocional nas redes sociais

A internet é um dos melhores lugares para fazer divulgação de promoções. Nas redes sociais, o alcance da promoção é muito maior.

Por isso, é sempre importante manter as redes sociais atualizadas e com postagens frequentes.

Você pode postar uma imagem e aquele que compartilhar, ganhará desconto em algum pedido, ou quem levar um amigo ao restaurante, ganhará uma sobremesa.

Outra sugestão, é pedir para os seus clientes que eles façam Check-in em suas redes quando chegarem no restaurante. Você pode oferecer um desconto de 5% para o cliente que colaborar, ou mesmo deixar a wifi do estabelecimento programada para fazer esta solicitação, quando um cliente tentar conectar.

7 – Tudo dobrado

É uma promoção que atrai muitos clientes, especialmente aqueles que gostam de comer e beber muito.

Determine um dia e horário ideal para a promoção. Como sexta-feira, após as 18h.

Ou mesmo em um dia com pouco movimento, como segunda-feira à noite, por exemplo:

(Delivery de jantar toda segunda à noite com mistura em dobro).

Lembrando sempre que deve ser considerado as condições de atendimento do estabelecimento.

8 – Descontos progressivos

Venda mais com a promoção “o segundo prato sai com 10% de desconto”. Essa ação promocional é ideal para atrair novos consumidores, pois geralmente duas pessoas se juntam para fazer a compra, uma vez que o segundo será mais barato.

Um bom exemplo seria: (Compre o segundo prato com 10% de desconto, e o terceiro com 20%.

9 – Descontos comemorativos

Agende dias comemorativos para atrair maior movimentação para o seu restaurante, como Dia das Mães, Dia dos Pais, aniversário do restaurante, feriados, etc.

Por exemplo: No Dia dos Namorados, divulgue promoções especiais para casais. Dê descontos em pratos ou combos de jantar com vinho.

Mas antes de lançar a promoção, é importante se atentar à disponibilidade de atendimento do restaurante. Ou seja, informe a necessidade de fazer reservas.

10 – Quarta feminina

Movimente seu negócio e venda mais criando um dia dedicado especialmente para mulheres.

Por exemplo: Bebidas que são mais doces, como espumantes e caipiroskas e comidas que são mais do gosto feminino.

Nessa ação, faça combos de bebidas promocionais, descontos para até “x” pessoas e até determinado horário.

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