Planejar e conhecer as finanças e as despesas fixas de uma empresa, é um fator essencial para o sucesso e desenvolvimento de qualquer organização. A partir do momento em que conhecemos detalhadamente as finanças, podemos tomar decisões assertivas e orientadas para o crescimento e o desenvolvimento sustentável das empresas.

No entanto, temos que reconhecer, que nem todos os empreendedores possuem as informações e orientações que precisam para cuidar adequadamente da situação financeira de suas empresas. Consideramos este um fator preocupante, principalmente em momentos de crise financeira, quando as empresas precisam encontrar em seu próprio caixa, o alívio que precisam para enfrentar com mais tranquilidade momentos de grande turbulência.

No artigo de hoje, vamos falar a respeitos das despesas fixas de uma empresa, com o intuito de ajudar você empresário e empreendedor a conhecer e dominar um pouco mais o assunto. O assunto é muito interessante e pode ajudar você e também a sua empresa, não deixe de acompanhar este artigo.

O que são despesas

Antes de falarmos especificamente das despesas fixas de uma empresa, precisamos conhecer melhor o conceito de despesa.

Podemos entender como despesa todos os custos necessários à manutenção de uma empresa, como por exemplo: aluguel, folha salarial, despesas com marketing e propaganda, material de escritório, material de limpeza, entre outros.

Em resumo, as despesas são os gastos que uma empresa possui e que não contribuem diretamente para geração de seus lucros e resultados, não sendo confundidas com investimentos, por exemplo.

Despesas fixas de uma empresa, o que são?

Agora, que você já sabe que as despesas estão relacionadas aos desembolsos que uma empresa precisa realizar para manter-se em funcionamento, mas que não contribuem diretamente para a geração de seus lucros, é hora de conhecer as despesas fixas.

As despesas fixas, são aquelas que possuem periodicidade, permitindo ao gestor conhecê-las e planejar um cronograma mensal de desembolsos. São despesas que existirão mesmo que a empresa não faça nem mesmo uma venda em determinado período.

Dentre as principais despesas fixas de uma empresa, podemos citar: o aluguel, despesas de água, luz, telefone, internet, folha de pagamentos, dentre outras.

Como falamos anteriormente, as despesas fixas estão presentes independentemente dos resultados de venda, é o caso do aluguel, vendendo mais ou menos, a empresa fica obrigada a pagá-lo.

Você já conheceu o significado de despesas e também das despesas fixas, mas pode estar se perguntando neste momento, sobre as despesas variáveis. O que são as despesas variáveis, este é o assunto do nosso próximo tópico.

O que são despesas variáveis?

Diferentemente das despesas fixas, as despesas variáveis não possuem a mesma previsibilidade e podem sofrer grande oscilação entre um mês e outro. Podemos citar como exemplo de despesas variáveis, aquelas ligada ao custo de produção em algumas empresas, aos custos com o pagamento de comissões, impostos, dentre outros.

De acordo com o volume de vendas, podemos ter maiores despesas com o pagamento de comissões e com o pagamento de impostos de um mês para o outro, por esse motivo, este tipo de despesa é conhecida como despesa variável.

Como organizar as finanças de uma empresa?

Provavelmente você chegou a este artigo, que trata sobre as despesas de uma empresa, pois busca maiores informações e detalhes para organizar e otimizar a gestão financeira da sua empresa. Pensando nisso, resolvemos tratar de algumas dicas de gestão financeira para o seu negócio.

Conheça todas as receitas e despesas de sua empresa

A primeira dica sobre a gestão financeiras de empresas, envolve não somente as despesas, mas também as receitas e é um dos passos mais importantes para garantia do equilíbrio no fluxo de caixa.

Sabemos que uma empresa, possui muitas despesas para manter-se em funcionamento, sejam elas despesas fixas e variáveis, no entanto, temos por outro lado as receitas, recursos que entram em caixa, devido a vendas ou prestação de serviços, de acordo com cada atividade desenvolvida pela empresa.

Para garantir a saúde financeira de uma empresa, é muito importante, manter as despesas em um patamar sempre inferior ao das receitas, isso requer controle sobre cada movimentação da empresa.

Para ajudar você empreendedor e empresário a ter uma visão completa dos seus negócios e da saúde financeira da sua empresa, é indispensável fazer uso de um software de gestão, que seja capaz de confrontar receitas e despesas, gerando relatórios e indicadores a respeito do assunto.

Toda empresa precisa ter uma reserva de emergência

Toda empresa está suscetível a passar por momentos de turbulência e dificuldades, que muitas vezes estão relacionadas até mesmo a fatores externos e de mercado.

Em momentos como esses, é muito comum que as receitas diminuam, fazendo com que muitas empresas venham a falência ou entrem em uma situação muito complexa de endividamento.

Para evitar maiores dificuldades em momentos de baixa no volume de vendas, é preciso que as empresas mantenham uma reserva de emergência, capaz de absorver resultados negativos por um período de tempo, até que os resultados voltem a normalidade.

Para os economistas e estudiosos do assunto, uma reserva de emergência, funciona de forma semelhante a um colchão de molas, capaz de amortecer impactos e posteriormente voltar ao seu tamanho normal.

Conclusão

No artigo de hoje, você teve a oportunidade de aprender um pouco mais, sobre as despesas fixas de uma empresa, assim como sobre as despesas variáveis, além disso recebeu algumas dicas para manter a saúde financeira da sua empresa sempre em dia.

Complementando e concluindo este assunto, queremos dizer, que é possível explorar as finanças da sua empresa, obtendo excelentes benefícios por conhecê-la. Mantenha o controle e a gestão sobre as finanças da sua empresa, para que seus negócios possam crescer de forma sustentável.

Conheça o sistema de gestão para empresas da RCKY. Descubra todas as funcionalidades que o nosso produto tem a oferecer para o sucesso de sua empresa.

Para saber mais, entre em contato com nossa equipe comercial ou faça um teste grátis e sem compromisso!

Créditos da imagem:
unsplash-logoIbrahim Rifath

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.