Nesse post, você confere 7 dicas eficazes de como reduzir gastos, e garantir uma boa gestão do desperdício em restaurantes.

Contudo, mesmo com todas as possibilidades desse negócio, reduzir gastos sempre será uma forma de otimizar seus lucros e obter o máximo desempenho do seu negócio. Principalmente nos momentos de instabilidade econômica, como a que estamos vivendo desde que a pandemia do novo Coronavírus surgiu.

E foi pensando nisso que estruturamos este artigo. Se você é dono de restaurante e precisa lidar com a crise, ou até mesmo está à procura de potencializar seus lucros, continue esta leitura e conheça 7 dicas para reduzir gastos no seu restaurante.

1.Conheça todos os gastos do seu restaurante

Este é o primeiro passo para reduzir gastos no seu restaurante. Conhecer, de forma detalhada, todos os seus custos operacionais, é importante para saber onde atuar em reduções e reestruturações.

Uma boa dica, depois de levantar todos os gastos do seu negócio, é verificar com seus funcionários onde eles acham que poderia haver mudanças também, para diminuir estes valores.

Afinal de contas, como conhecem o processo de forma detalhada, e realizam as atividades diariamente, eles podem te oferecer diversos insights sobre o que fazer para melhorar o desempenho financeiro do seu restaurante.

2.Faça uma boa gestão de estoque

Observe sempre o prazo de validade dos produtos do seu estoque, para que não ocorram prejuízos com produtos vencidos. Para isso, organize bem o estoque, e utilize antes os produtos que estão com prazo de validade mais próximo. Uma boa dica é colocar esses produtos na frente dos que estão mais distantes do vencimento.

Além disso, nem sempre é necessário estocar uma quantidade elevada de alimentos. Você pode pensar em uma organização inteligente e economizar dinheiro e espaço no seu restaurante. Também não deixe de dar atenção para os vegetais e hortaliças, exigindo qualidade dos seus fornecedores, para que assim a vida útil destes itens, seja maior.

3.Fique de olho no consumo de água

Para economizar água, adote a prática de colocar a louça suja em uma bacia com 20 litros de água, 1 colher de cloro, e outra de detergente durante 10 minutos, para facilitar a lavagem e reduzir o consumo.

Além disso, é possível instalar torneiras e sanitários com vazão controlada por temporizadores, ou de baixa vazão. Nas torneiras para lavagem dos alimentos e louça, utilize um arejador. Essas práticas podem reduzir em até 60% o consumo de água no seu estabelecimento.

4.Monitore o consumo de energia elétrica

É possível reduzir bastante o consumo de energia elétrica, realizando o degelo dos refrigeradores e freezers periodicamente, pois o acúmulo de gelo gera maior gasto de energia. Outra dica é manter esses equipamentos afastados 15 centímetros das paredes, verificar sempre as borrachas de vedação e controlar a temperatura. Esta prática evita o superaquecimento destes aparelhos.

Os aparelhos de ar-condicionado também devem receber atenção. Afinal de contas, quando estão sujos, impedem a circulação do ar, e provocam maior consumo de energia. Para isso, sempre mantenha limpas as saídas e entradas de ar e faça a manutenção dos filtros.

Além disso, sempre mantenha os ambientes fechados quando o ar-condicionado estiver em funcionamento, ou instale cortinas de ar nas portas que devem ficar abertas.

Opte por aparelhos elétricos que contenham selo de eficiência energética concedido pelo INMETRO, e faça inspeções regulares na rede elétrica atrás de possíveis desperdícios. Não se esqueça das lâmpadas e equipamentos que podem ser retirados da tomada, pois eles podem consumir uma boa quantidade de energia se esquecidos.

5.Tenha um novo olhar para os resíduos gerados

Estabeleça uma forma de controlar as sobras de alimentos, pesando e registrando o que sobrou de comida por dia. Com esta informação, investigue os porquês destas sobras estarem sendo geradas, e reveja as quantidades das porções do cardápio.

Além disso, é possível padronizar as receitas com fichas técnicas de preparação, e controle do processo, já que partes importantes do alimento podem ser perdidas quando o preparo é realizado de forma incorreta.

Não descarte o óleo de cozinha usado na pia. Além de evitar a poluição da água, você pode direcionar esse material para uma empresa de reciclagem de óleo. Invista em uma fritadeira elétrica por temperatura controlada, para reduzir em até 60% a utilização de óleo.

6.Invista em móveis e equipamentos de maior qualidade

Móveis de qualidade irão durar mais e, assim, você não precisará renová-los ou reformá-los com frequência. Muitos empreendedores optam por adquirir móveis de menor qualidade devido às limitações financeiras, e acabam tendo prejuízos quando começam a quebrar, ou mesmo quando ficam esteticamente desagradáveis.

Assim, mesmo que tenha limitações de investimento, opte por comprar uma quantidade menor de móveis, pois assim você terá menos dor de cabeça.

7.Utilize a tecnologia a seu favor

A adoção de sistemas para automação de processos, pode reduzir custos com mão de obra, auxiliar na gestão do negócio e tornar o seu restaurante mais eficiente.

Soluções completas com pedidos via smartphone, por exemplo, são alternativas viáveis e tecnológicas que podem contribuir significativamente para a redução de custos em restaurantes.

Um bom software de gestão comercial, pode ser uma peça chave e fundamental para auxiliar o proprietário do restaurante em suas tomadas de decisões, indicando possíveis pontos para redução de gastos.

Com um software de gestão comercial para restaurantes, é possível ter maior controle do fluxo de caixa, dos estoques e também das contas a pagar e a receber.

Todas as movimentações são transformadas em relatórios de fácil compreensão, capazes de demonstrar de forma precisa a saúde financeira da empresa e também possíveis pontos de redução de gastos.

Se o seu restaurante ainda não utiliza um software de gestão completo e capaz de auxiliar na redução de gastos, clique no link abaixo, a RCKY possui soluções completas que podem auxiliar o seu restaurante a diminuir gastos e aumentar o faturamento!

Entre em contato com a RCKY e descubra o que podemos fazer por você e pelo seu restaurante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.