Manter um bom relacionamento com cliente é algo fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Afinal, é por meio dele que muitas pessoas avaliam se realmente vão adquirir (ou não) o seu produto ou serviço, bem como se vale a pena continuar como cliente do seu estabelecimento. Por isso, definir bem as estratégias e adotar as atitudes corretas faz toda a diferença!

Assim sendo, formar e manter uma equipe de relacionamento satisfeita, bem treinada, integrada e comprometida é essencial para que o seu negócio prospere, fidelizando os clientes e vendendo mais. Em outra ponta, jamais ache ruim o fato de o seu consumidor se comunicar, porque essa interação significa que ele é engajado e tem muito a contribuir para o êxito do seu empreendimento.

Neste artigo, mostraremos 6 dicas e ações para ajudar você a ter um bom relacionamento com cliente, além de apresentarmos algumas formas de otimizar esse processo em sua empresa. Confira!

1. Conheça o seu público-alvo

Conhecer melhor o comportamento do seu público-alvo é a primeira coisa que você deve fazer para melhorar o relacionamento com cliente. Até mesmo porque é impossível agradar a alguém que ainda não conhecemos bem. Acima de tudo, procure saber quais são os problemas enfrentados pelo seu público e que a sua empresa é capaz de resolver. Descubra também:

  • a faixa etária média;
  • a renda;
  • o sexo;
  • a localização;
  • as expectativas das pessoas que compõem o seu público.

Todas as marcas que desenvolvem estratégias inovadoras de marketing de varejo são bem-sucedidas porque trabalham permanentemente na busca desses dados. Compreender a maneira como se comporta e o perfil do público-alvo é uma necessidade primária e indispensável para quem tem o objetivo de atrair e reter o consumidor.

Por isso, tenha em mente que é fundamental atualizar essas informações constantemente com uma análise de mercado, visto que o comportamento dos indivíduos pode mudar de uma hora para outra.

2. Tenha empatia com todos

Ter empatia é uma das dicas mais simples, no entanto, é pouco praticada nas organizações. É muito importante aprender a se relacionar com todos aqueles que escolhem consumir sua marca pensando no cliente em si. Para isso, questione sempre:

  • Quais são as suas reais necessidades?
  • Se eu fosse o comprador, como eu gostaria de ser tratado?

Nesse sentido, o maior erro é focar o discurso apenas na sua empresa. Esqueça o quanto ela é incrível. Escute o seu consumidor com atenção, conheça bem as suas demandas e concentre-se só nas necessidades dele.

Lembre-se de ter o cuidado de não pressioná-lo a comprar determinado produto, ou seja, não force uma venda. A verdade é que você deve ser agradável e simpático em seu relacionamento com cliente.

3. Resolva eventuais problemas rapidamente

Afirmar que somente a qualidade dos serviços e produtos deixa as pessoas satisfeitas é um grande erro, porque elas também querem velocidade — isso é fato.

Nesse sentido, defina um prazo coerente para o retorno ao cliente com a resolução de um eventual problema e deixe isso claro para ele. Transmita esse feedback ao usuário dentro do prazo estipulado, seja uma resposta positiva, seja uma resposta negativa, ou, pelo menos, comunique a ele o que está acontecendo.

Além disso, se você não entendeu a pergunta, não tenha vergonha de dizer que não compreendeu, tampouco de pedir mais informações para o seu cliente. É preciso fazer isso sempre que o questionamento não estiver claro. Afinal, é melhor passar por mais uma etapa do que responder algo de maneira errada para as pessoas.

4. Invista em ações exclusivas para quem já é cliente

Quando você conhece bem o seu público mais fiel, é fácil saber o que ele deseja ou demanda em algum momento. Por exemplo, vamos imaginar que você é dono de um restaurante com pratos diferenciados e atendimento exclusivo. Ao conversar com um de seus clientes, nota que ele deseja uma refeição mais simples do que você tem o costume de servir.

Esse é o momento de oferecer uma boa oportunidade para ele consumir novamente em seu estabelecimento. Afinal, uma boa indicação é capaz de fazer toda a diferença. No entanto, lembre-se de ofertar aquilo que ele realmente quer — não empurre qualquer coisa. Assim, a relação de confiança e satisfação com o seu restaurante será reforçada.

Após isso, as chances de ele indicar os seus serviços para conhecidos, amigos e familiares são enormes. A partir disso, é possível estimular e agradar a esse cliente que indicou sua marca para alguém por meio de uma bonificação quando a pessoa indicada consumir na casa. Como exemplo, podemos citar ações exclusivas, como um desconto, um bônus ou uma cortesia.

5. Preste atenção nos feedbacks

Para o relacionamento com cliente acontecer da maneira ideal, é necessário escutar todos os feedbacks com atenção. Isso porque eles são os melhores indicadores do desempenho e da qualidade do seu negócio. Mesmo que negativo, o feedback é essencial para o aprimoramento da entrega do seu empreendimento.

Aliás, se o cliente notar que você investe em boas práticas de relacionamento, como algumas que já citamos, ele terá mais confiança na empresa. Nesse sentido, os feedbacks serão mais verdadeiros e transparentes. Ouça com boa vontade o que ele tem a dizer. Caso seja necessário, desculpe-se e ofereça soluções.

Contudo, apenas ouvir não é o bastante. Verdadeiramente, é preciso analisar cada feedback recebido, mesmo aqueles oriundos de pessoas consideradas mais difíceis de lidar. Então, o próximo passo é utilizá-lo com o objetivo de corrigir possíveis erros. O ideal é encarar as críticas como chances de crescimento.

6. Faça um bom processo de pós-venda

Praticar um processo correto de pós-venda é uma excelente maneira de manter o relacionamento com cliente após a aquisição do produto ou serviço na sua empresa. Quando você age dessa forma, é possível pesquisar e obter dados de como foi a experiência de compra que ele teve em seu estabelecimento, com a chance de corrigir eventuais falhas em uma próxima visita do mesmo consumidor.

Nesse sentido, você atua de forma a favorecer a fidelização dos clientes, visto que o indivíduo percebe essa atitude como uma preocupação com a vivência que ele teve em seu empreendimento. Não é sobre vender simplesmente, mas, sim, sobre atenção.

Por sua vez, o impacto da fidelização para o bom desempenho da marca é enorme, uma vez que a mesma pessoa consumindo com frequência no mesmo lugar aumenta tanto o ticket médio quanto os resultados do negócio.

Por fim, a verdade é que a maioria das pessoas gosta de ser ouvida e de ganhar atenção, e um bom relacionamento com cliente é construído assim. Dessa forma, todos se sentem acolhidos em sua empresa e ficam à vontade para voltar quantas vezes quiserem.

Não se esqueça da importância de contar com um software de cadastro de dados e informações relevantes para o controle dos clientes. Com a solução da RCKY, você consegue gerenciar tudo em apenas um sistema, além de contar com treinamentos ilimitados, totalmente gratuitos, aplicados quantas vezes sua organização precisar!

Se você gostou deste conteúdo sobre como melhorar o relacionamento com cliente e quer ter acesso aos melhores artigos da RCKY em primeira mão, assine agora mesmo a nossa newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.