A atual crise econômica está assustando e tirando o sono de muitos empresários, não só aqui no Brasil, como também em várias partes do mundo.

Neste momento você pode estar se perguntando: “Meu restaurante está em crise, como recuperar os meus negócios antes de fechar?”

Este artigo a RCKY, busca apresentar as respostas que você e o seu restaurante tanto precisam nesse momento de crise!

Você aplica planejamento estratégico financeiro no seu restaurante? Veja agora mesmo, quais são e como algumas medidas podem ajudar o seu restaurante a superar esse momento de crise!

Separamos algumas dicas importantes a respeito do tema planejamento estratégico financeiro para restaurantes, você não pode perder!

1.Renegocie dívidas com fornecedores

A crise apertou e o faturamento da sua empresa caiu drasticamente? Neste cenário, a primeira e mais importante atitude em termos de planejamento estratégico financeiro, é não se deixar cair em desespero.

No atual cenário, muitas empresas estão abertas a negociação de títulos, portanto, entre em contato com seus fornecedores, explique o momento delicado por qual o seu restaurante está passando, demonstre o seu interesse em manter as contas em dia, como sempre fez e solicite condições diferenciadas de pagamento, como prazos maiores e isenção ou redução de juros por atraso.

Para isso, faça um levantamento dos títulos que a sua empresa possui em aberto com fornecedores, tente elaborar um planejamento e cronograma de pagamentos de acordo com a atual condição econômica do seu restaurante e apresente aos seus fornecedores.

As chances de conseguir negociar os títulos, prorrogar pagamentos e encontrar melhores condições são grandes e precisam ser exploradas.

2.Faça uma análise financeira e reduza custos

A nossa segunda dica em termos de planejamento estratégico financeiro diz respeito a redução de custos.

Muitas pessoas sentem medo do termo “redução de custos”, no entanto, nem sempre isso será algo negativo. Afinal, uma simples, mas bem elaborada redução de custos pode salvar a sua empresa e o emprego de seus funcionários.

Para aplicar a estratégia de redução de custos, faça uma análise de todas as despesas e compromissos assumidos pela empresa, por menores que sejam os seus valores e impacto no caixa.

Após a análise, verifique dentre estas despesas, aquelas que podem ser reduzidas ou eliminadas neste momento de dificuldades.

Otimize o seu financeiro e reduza as despesas do seu restaurante para assim, enfrentar a crise em melhores condições.

3.Mantenha o controle e organização do contas à pagar e à receber

Mantenha o controle do contas á pagar e também do contas á receber do seu restaurante, uma das etapas mais importantes do planejamento estratégico financeiro é justamente essa.

O empresário precisa entender de perto a real situação econômica da sua empresa, para isso conhecer detalhadamente o seu movimento de contas à pagar e a receber passa a ser algo fundamental para a sobrevivência dos negócios.

Organize com muito cuidado estas questões, para que assim possa tomar as melhores estratégias e decisões perante a crise, evitando imprevistos e surpresas desagradáveis.

4.Controle e acompanhe o fluxo de caixa da empresa

Quando falamos em planejamento estratégico financeiro, muitas pessoas costumam confundir o fluxo de caixa da empresa com o contas à pagar e à receber. No entanto, existe uma grande diferença entre eles.

O fluxo de caixa monta uma previsão e nos permite conhecer não só a atual situação do caixa da empresa, como também as entradas e saídas futuras. Ter este tipo de controle, é fundamental para o sucesso de uma empresa e sua sobrevivência em tempos de crise.

Quando o faturamento cai drasticamente, por exemplo, medidas precisam ser adotadas em contrapartida para reduzir os impactos no caixa em um futuro próximo, talvez hoje a empresa ainda possua recursos em caixa para assumir todos os compromissos, mas e no futuro? Por isso o controle de fluxo de caixa é indispensável.

Sendo assim, a falta de controle de fluxo de caixa deve ser mais um importante sinal de alerta para restaurantes e empresas em geral.

5.Faça uso dos benefícios concedidos pelo Governo

Recentemente, diversas medidas de apoio e socorro econômico foram apresentadas pelo governo, conheça as mais importantes e faça uso delas no planejamento estratégico financeiro do seu restaurante neste período de crise!

Antecipação de férias individuais: Através da medida provisória 927/2020, o governo passou a permitir que a antecipação de férias individuais para funcionários que ainda não tenham completado o período aquisitivo de direito a férias.

Permitiu-se ainda, a prorrogação do abono de férias para 20 de dezembro.

Prorrogação do FGTS: As empresas também estão autorizadas a prorrogar por até 3 meses o recolhimento do FGTS, como forma de reduzir a carga tributária incidente sobre as empresas.

Redução de jornadas de trabalho e salários: Outra possibilidade recentemente divulgada é a redução de jornadas de trabalho e salários com auxílio e complementação por parte do governo.

Suspensão temporária do contrato de trabalho: As empresas podem optar também pela suspensão por até 2 meses dos contratos de trabalho, deixando a remuneração de seus funcionários ou de parte deles, a cargo do governo.

Prorrogação do pagamento de tributos federais no Simples Nacional: As empresas enquadradas no Simples Nacional estão autorizadas a prorrogar os tributos federais que fazem parte do Simples Nacional.

Redução da contribuição para o sistema S: Durante 3 meses, as alíquotas de contribuição para o sistema S foram reduzidas em 50%, o que reduzirá significativamente a contribuição da empresa para o INSS.

Liberação de crédito para financiamento da folha: Através do BNDES, o Governo Federal está oferecendo financiamento para o pagamento da folha de pagamento das empresas, com condições especiais.

Aproveite todos esses benefícios em favor da sua empresa!

6.Encontre alternativas para gerar faturamento

E por último, mas não menos importante em termos de planejamento estratégico financeiro, encontre alternativas para aumentar as receitas e o faturamento da sua empresa neste período de crise!

Você já pensou em investir no delivery em seu restaurante?

Aqui no blog da RCKY temos diversas dicas a respeito do assunto e até um e-book com várias dicas bacanas para quem pretende fazer do delivery uma alternativa para esse momento de crise!

Conclusão

Esperamos que com nossas 6 dicas de planejamento estratégico financeiro possamos ajudar você e o seu restaurante a superar esse momento difícil!

Saiba que você sempre poderá contar com a RCKY!

Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro de diferentes e importantes assuntos para o crescimento e o desenvolvimento da sua empresa.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.