O Brasil sempre teve uma ligação afetiva e singular com a copa do mundo. Não precisa ser exatamente um apaixonado por futebol, quando começam os jogos, todos se reúnem em uma mesma sintonia para torcer pela seleção.

Mas honrar o título de “país do futebol” não está sendo fácil. Já se passaram 16 anos do penta e a nossa última lembrança da copa do mundo não é nada agradável. No entanto, o brasileiro não desiste nunca e mesmo em meio à crise política e econômica que o país está vivenciando, a copa do mundo 2018™ chegou trazendo alegria e esperança a muitos torcedores e empreendedores que enxergam uma oportunidade para vender mais.

Alguns segmentos conseguem lucrar naturalmente com esse período, como as lojas de produtos esportivos e brindes, eletrônicos, bares e restaurantes. Enquanto, em outros ramos, as vendas tendem a cair. Para o setor varejista, esse pode ser um momento oportuno para bater as metas de faturamento.

Não sabe como vender mais durante a copa do mundo 2018™? Neste post, daremos algumas dicas para você ter sucesso no período dos jogos!

Invista em publicidade e promoções

O primeiro passo é criar campanhas publicitárias que promovam a imagem da empresa de forma associada à copa do mundo. Abuse do verde e amarelo para despertar uma sensação afetiva junto aos clientes.

O que fica gravado na mente do cliente é algo que tenha significado para ele. Por isso, muitas empresas aproveitam esse momento para promover produtos e experiências marcantes.

A criatividade é muito valorizada na criação de promoções relacionadas à copa. Muitos empreendedores de sucesso recorrem, até mesmo, ao humor, lembrando do placar de 7×1 no jogo contra a Alemanha para formular suas campanhas. Nesse sentido, você pode criar promoções do tipo: “na compra de 7 itens, você ganha um brinde”.

Promova eventos

Esse momento é apropriado para promover eventos com o intuito de fidelizar clientes. Prepare um ambiente para a transmissão dos jogos em seu estabelecimento. Para incrementar ainda mais, organize uma recepção, um churrasco, um brunch e convide os clientes para assistirem os jogos de maneira mais animada.

Assim, os jogos se tornarão uma oportunidade para fortalecer o vínculo com o consumidor e aumentar suas vendas, não só durante esse período de um mês, mas em longo prazo. Lembre-se que vender para seus clientes atuais é mais barato do que atrair novos clientes.

Outra alternativa é convidá-los para o lançamento de um novo produto e finalizar esse encontro assistindo ao jogo. O que vale é aproveitar a ocasião para alavancar seu negócio!  

Entre no ritmo para vender mais durante a copa do mundo 2018™

É interessante pensar que, durante um mês, as notícias e tudo o que o cliente consome está relacionado aos jogos mundiais. Por isso, analise seus produtos e veja qual deles mais se aproxima da ideia de copa do mundo. Prefira expor itens em cores verde e amarelo, por exemplo.

Se o conceito do seu negócio estiver muito distante disso, abuse nas embalagens ou, até mesmo, na decoração do estabelecimento. Engaje a equipe para dar ideias relacionadas à temática e invista na comunicação visual, destacando o evento.

É interessante utilizar as soluções do marketing digital para vender mais, por exemplo, nas redes sociais. Customize os temas e as promoções adotando as cores do Brasil. Isso chamará mais a atenção do público, já que esse é o assunto mais difundido do momento.

Aproveite essas tendências também na hora de criar hashtags nas redes sociais e enviar newsletters aos clientes. Eles devem ter a sensação que a empresa está no ritmo do mundial.

Presenteie os clientes

Uma ideia que costuma trazer resultados positivos são os brindes. Eles agradam a todos, independentemente da idade ou classe social: bonés, canecas, cornetas e canetas são alguns exemplos para quem quer reduzir custos e são bem aceitos pelos consumidores.

Assim, você pode estabelecer quantidades ou valores de compras para ganhar brindes, por exemplo, “nas compras acima de R$ 100,00 reais, chute a bola e ganhe um brinde personalizado para curtir os jogos da copa” ou, então, “comprando um item no dia do jogo do Brasil, leve uma caneca personalizada com sua foto ao lado do Neymar”.

A vantagem dos brindes é que eles reforçam a sua logomarca. Então, mesmo depois que acabarem os jogos, ela continuará sendo lembrada pelo cliente.

Inclua produtos tendência

Você também pode apostar em produtos que são tendência nessa época. Artigos com o símbolo do Brasil ou que tenham o mascote da copa 2018. Nesse sentido, a criatividade é livre.

Nesse caso, é preciso planejar bem a quantidade a ser produzida, para que, após o fim do período de jogos, não sobrem produtos em seu estoque. Lembre-se que a copa do mundo é um acontecimento sazonal e, depois que acaba, o consumidor não quer mais saber de itens dessa temática por, pelo menos, quatro anos, ou seja, produto parado em estoque significa perda de dinheiro.

Logo, se você gostou dessa ideia, é interessante investir na divulgação desses produtos para conseguir alcançar o máximo de clientes e faturar mais. Para tanto, divulgue nas redes sociais, no site do seu negócio, envie e-mails e produza banners.

É um esforço que vale a pena, pois a copa do mundo envolve toda a nação. As pessoas se reúnem para torcer, decoram suas casas e ficam mais propensas a consumir produtos que estejam relacionados a essa temática. Seu trabalho é apenas descobrir como lucrar com esse momento.

Viu como existem muitas formas de adaptar seu negócio durante a copa do mundo para conseguir ter um melhor resultado com a gestão de vendas? Desde o investimento em brindes até a criação de novos produtos, há uma multiplicidade de alternativas. Então, foque na dica que mais se aproxima do seu negócio e do seu público-alvo.

Agora que você já sabe como vender mais durante a copa do mundo 2018™, não fique aí parado! Os jogos já começaram, mas ainda dá tempo de colocar essas dicas em prática e faturar mais!

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