A transformação digital definitivamente revolucionou a forma como as relações interpessoais e de consumo acontecem. Tanto é que hoje não conseguimos mais imaginar o mundo sem notebooks, smartphones e tablets. Até mesmo os pequenos negócios contam com o suporte de algumas dessas ferramentas ou mesmo com um sistema de gestão integrado.

Essa solução não serve apenas para simplificar o controle financeiro ou melhorar processos internos. Estamos falando de facilidades que não vivemos mais sem, como o relacionamento com as marcas nas mídias sociais, as lojas virtuais, entre outras. É claro que a rotina das empresas é diretamente afetada por tudo isso, afinal, essa é uma maneira de satisfazer as demandas do novo perfil de consumidor.

Neste artigo, trouxemos uma visão geral sobre o sistema de gestão integrado: o que é, como funciona e quais as principais vantagens de você contar com uma solução tão eficiente na gestão do seu empreendimento. Confira!

O que é e como funciona um sistema de gestão integrado?

O sistema de gestão integrado é um software desenvolvido com a finalidade de ajudar na gestão dos negócios. Essa ferramenta pode ser utilizada em todas as áreas da empresa, independentemente do ramo de atividade e do tamanho do negócio.

Normalmente, os sistemas integrados permeiam todas as etapas produtivas e seus desdobramentos contábeis. Além disso, eles estão interligados aos processos da empresa, desde a solicitação da gestão de compras da aquisição de um suprimento com seus fornecedores até o recebimento da fatura. Tudo isso permite que a organização funcione unificadamente e com os objetivos em congruência.

Por fim, a solução integrada entrega uma imagem clara e holística de todos os pontos do seu empreendimento, seus riscos associados e como eles afetam uns aos outros. Dessa forma, há menos possibilidades de duplicação, e adotar novos sistemas no futuro torna-se muito mais fácil.

Quais os principais motivos para investir em um sistema de gestão integrado?

Essa ferramenta permite que a equipe de gestão crie uma estrutura que seja capaz de ajudar a atingir os objetivos da marca, de maneira eficiente e eficaz. E isso vai desde o gerenciamento das necessidades dos colaboradores até o monitoramento das atividades dos concorrentes.

Afinal, a abordagem integrada é uma solução que auxilia a empresa a alcançar suas metas, com o encorajamento das melhores práticas, a minimização dos riscos e a maximização dos recursos. Além desses benefícios, elencamos outras principais vantagens a seguir. Acompanhe!

Automatização de processos

Ao adotar um sistema de gestão integrado, a primeira providência a ser tomada deve ser a padronização dos processos empresariais a fim de corresponder às exigências das diversas certificações e sistemas. Assim sendo, todas as particularidades precisam estar avaliadas em um só ambiente, no intuito de facilitar os procedimentos e a tomada de decisões.

Nesse cenário, é possível dar mais consistência ao trabalho, especialmente se a marca estiver em ascensão. É importante ter processos automatizados e consistentes mesmo que você não tenha que lidar com a complexidade de um empreendimento de grande porte.

Controle centralizado da gestão da empresa

Por meio de um sistema de gestão integrado, todos os seus processos estarão controlados e suportados por recursos informatizados. Da mesma forma, todas as operações serão registradas, e os fluxos, tanto das atividades quanto da informação, serão monitorados.

Portanto, assim que a nota fiscal de um suprimento for registrada no sistema, o setor de contas a pagar será imediatamente informado e gerará um título a ser pago. Em seguida, o controle do giro de estoque será incrementado e disponibilizará o insumo para a utilização da produção.

Por sua vez, a área de manufatura fará a manipulação desse suprimento e a equipe de vendas terá a oportunidade de já vender o produto acabado. Por último, será feito o faturamento e o setor de contas a pagar receberá um valor a ser cobrado. Tudo isso acontece com os controles contábeis e fiscais sendo feitos simultaneamente.

Assim sendo, a gestão conta com o benefício de centralizar todas as operações, o que torna a tomada de decisões mais eficiente. Mas isso é assunto para outro tópico!

Maior eficiência na tomada de decisões estratégicas

Essa visão mais ampla que os gestores passam a ter sobre seus negócios garante que eles fiquem atualizados e melhor informados sobre tudo o que ocorre na empresa. Afinal, todo líder precisa estar muito ciente do que ocorre no ambiente corporativo para conseguir formular uma análise adequada, tanto da atual situação do negócio quanto para estimar o futuro.

Além disso, nos mais variados tipos de processos, os próprios funcionários necessitam trocar dados relevantes a fim de concluírem suas tarefas. Dessa forma, um sistema de gestão integrado é capaz de aglutinar todas as informações relevantes e deixá-las acessíveis aos colaboradores autorizados a acessá-las.

Diante disso, a gestão tem a garantia de que os dados corretos cairão nas mãos das pessoas certas, tudo com bastante agilidade. Com esse compartilhamento viabilizado, evita-se erros e as informações são atualizadas com maior frequência.

Consequentemente, a tomada de decisões estratégicas tende a ser muito mais acertada e rápida.

Aumento da produtividade

De fato, a produtividade da equipe aumentará e a empresa se encontrará ainda mais preparada para alcançar com maior facilidade as metas estabelecidas pela liderança, além de, obviamente, alavancar seus resultados. Tudo isso porque:

  • o tempo será otimizado;
  • os gestores estarão mais bem informados;
  • as equipes ficarão mais engajadas;
  • a diminuição de erros e de custos operacionais serão uma realidade, entre outras vantagens.

Por fim, a verdade é que, para alcançar os resultados esperados em uma organização, contar com uma gestão eficiente é algo fundamental. Diante disso, todo gestor que deseja aumentar a produtividade de seu negócio deve ser capaz de utilizar a tecnologia a seu favor e garantir um maior poder competitivo no atual modelo de mercado.

E quando se trata de gestão empresarial, saber o que é um sistema de gestão integrado e como implantá-lo pode ser um fator decisivo para sua empresa.

Se você gostou deste artigo, quer conhecer melhor o sistema de gestão integrado da RCKY e usufruir de todos os benefícios aqui citados, entre em contato conosco agora mesmo! Teremos muito prazer em atender você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.