A sua lanchonete precisa de um sistema de frente de caixa? A resposta para essa pergunta é sim! Mas então temos a dúvida: Qual sistema escolher?

De fato, há muitos softwares de gestão para empresas competindo entre si. Mas é preciso analisar bem as diferenças entre cada opção para escolher o melhor.

Com isso em mente, a RCKY decidiu explicar neste artigo todas as vantagens e benefícios de um sistema de frente de caixa para pequenas lanchonetes e restaurantes. Vamos lá?

O seria uma “frente de caixa” ?

Antes de falarmos especificamente sobre o sistema de frente de caixa, é importante explicar exatamente o que é uma “frente de caixa”, que pode ser um conceito bem elástico.

De forma resumida, à frente de caixa é entendida como o processo final da aquisição de um produto. Em outras palavras, é quando o consumidor faz o pagamento.

Durante esta etapa muitas outras questões se relacionam, tais como a qualidade e organização de um PDV, a apresentação do produto, atendimento e outros.

Muitas vezes, nesta etapa é feito o uso de ferramentas e tecnologias que tem como objetivo simplificar a tornar todo o processo muito mais ágil, seguro e satisfatório para o cliente.

Entretanto, quando se pesquisa na internet, os resultados geralmente indicam que a frente de caixa na realidade pode ser tanto o local onde é feita a compra, como o software.

Mas independente do resultado, existem algumas funções específicas que são executadas neste momento.

As funções da frente de caixa

Muitos processos podem ser concretizados ou iniciados em uma frente de caixa. Processos que são fundamentais para o controle financeiro, contábil e estoque.

Não é à toa que inventaram o sistema de frente de caixa para facilitar todo esse processo. De qualquer forma, para contextualizar melhor, veja algumas funções da frente de caixa:

  • Emissão de notas e cupons fiscais;
  • Liberação de descontos e vouchers para futuras compras;
  • Conferência da mercadoria escolhida pelo cliente;
  • Cancelamento da transação.

Como é possível observar, é durante esta etapa que se inicia os principais processos de negócio de uma lanchonete, por exemplo. Portanto, não pode haver falhas.

Se executado corretamente, o negócio tem neste momento uma fonte riquíssima de dados e informações a respeito do processo de vendas.

Como funciona uma frente de caixa?

Você já entendeu o que é frente de caixa e as suas funções. Mas você sabe como se dividem os seus processos? O sucesso da operação depende de três fatores. São eles:

  1. Terminal de pagamentos: Local onde o pagamento é efetuado pelo meio escolhido pelo cliente, que pode ser dinheiro, cartão de crédito, débito, pix ou outro;
  2. Sistema de gestão: Onde ocorre todos os processos administrativos, financeiros e fiscais de forma entregar as informações corretas a empresa;
  3. Integração de dados bancários: A frente de caixa precisa estar devidamente integrada aos sistemas bancários, algo facilitado por um sistema PDV.

Se essas três etapas estiverem funcionando em harmonia, à frente de caixa então está cumprindo o seu papel.

Qual é a importância da frente de caixa para uma lanchonete?

Essa pergunta é interessante porque, por mais útil que seja um software de gestão, ainda existem muitas lanchonetes e outros estabelecimentos alimentícios que fazem tudo manual.

O grande problema dos processos manuais é a probabilidade aumentada de cometer erros. Esses erros, caso se acumulem, podem prejudicar muito o desempenho da lanchonete.

Considere ainda que, dependendo da movimentação do estabelecimento, lidar com processos administrativos e financeiros enquanto se atende clientes será quase inviável.

Muitas vezes pode ser necessário até mesmo a contratação de mais mão de obra que será destinada apenas para estes processos que, além de tomarem tempo, não agregam valor.

Por isso que, ao analisar todas as dificuldades que uma lanchonete pode ter no seu dia a dia, um sistema PDV pode ser um investimento providencial.

Os gastos com a tecnologia que o estabelecimento terá podem ser rapidamente recuperados com o ganho de produtividade, que aumentará o número de vendas.

Vale a pena implantar um sistema PDV em pequenas lanchonetes?

Um sistema de frente de caixa é como uma espécie de fornecedor indispensável para o estabelecimento.

Se por um lado é necessário colocar algum investimento financeiro, por outro lado, os ganhos obtidos superam em muito qualquer gasto necessário.

Todavia, é muito importante que o dono da lanchonete avalie muito bem quais são as suas principais necessidades e quais são os pontos que um software pode melhor lhe auxiliar.

Isso porque existem inúmeras opções de sistemas no mercado, cada uma delas com as suas próprias características, vantagens e desvantagens que devem ser observadas.

Se por um lado existem sistemas mais em conta, por outro lado, estes podem não entregar um resultado muito bom. Tendo dito isso, você conhece o sistema da RCKY?

Sistema PDV da para lanchonetes da RCKY

O sistema de frente de caixa para lanchonetes da RCKY é um dos mais completos do mercado, oferecendo uma série de recursos, ferramentas e vantagens.

Para começo de conversa, o sistema da RCKY já vem com um PDV Mobile, ou seja, é possível gerenciar, fazer pedidos e até executar vendas pelo próprio app de celular.

Há também o fato de que o sistema da RCKY permite uma gestão online completa, estando sempre disponível onde houver acesso à internet.

Isso sem contar que todos os dados adquiridos com os clientes ficam seguros na nuvem podendo sempre serem consultados. Assim, fica fácil de:

  • Acompanhar o faturamento;
  • Ficar de olho no estoque;
  • Saber quais são os pratos mais pedidos;
  • Analisar diversos indicadores de vendas e desempenho.

Ainda há também o fato de que o sistema de frente de caixa para restaurantes da RCKY se comunica com os principais equipamentos de automação do mercado.

Por fim, para um controle ainda mais eficaz, é possível centralizar todas as contas da lanchonete em um único só lugar.

Quer saber mais sobre o sistema RCKY? Então venha conversar com a gente pelo WhatsApp e tire todas as suas dúvidas a respeito da melhor solução do mercado para o seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.