Um sistema para franquias, ainda mais para aquelas do ramo de alimentação, é algo abundante no mercado hoje. No entanto, fica a questão: Qual é a melhor opção disponível?

Essa questão pode ser um pouco complexa de ser respondida, ainda mais quando se considera as condições individuais de cada empresa. Mas algumas coisas são universais.

Com isso em mente, hoje a RCKY decidiu escrever este artigo explicando qual é o melhor sistema para franquias de alimentação e o porquê. Continue lendo para entender.

O que é um sistema de gestão para franquias?

De maneira bastante resumida, um sistema para franquias é um software voltado ao gerenciamento de operações do estabelecimento. O programa é essencial para empresas de pequeno, médio e grande porte.

Através dele é possível automatizar tarefas, organizar e integrar informações, emitir relatórios e, de modo geral, otimizar todos os processos do negócio.

Ao adotar um sistema de gestão na sua franquia, você consegue acessar de forma prática e rápida todos os dados referentes às dinâmicas da empresa…

Sejam dados referentes a vendas, estoque, pedidos, finanças, RH ou logística, por exemplo.

Ou seja, a ferramenta tem o potencial de favorecer em diferentes aspectos tudo o que acontece no seu empreendimento, impactando direta ou indiretamente nos resultados e na experiência dos clientes.

Quais são as principais vantagens de um sistema de gestão?

Contar com um sistema para franquias é positivo para qualquer tipo de negócio, independentemente de qual seja o segmento de atuação.

Além de padronizar e automatizar os processos do negócio, reduzir as falhas e agilizar as tarefas, um programa de gerenciamento empresarial apresenta outras vantagens.

Confira algumas delas a seguir:

1. Otimização de recursos

A partir da utilização de um bom sistema de gestão, você consegue economizar, por exemplo, na contratação de novos funcionários.

O programa é capaz de integrar informações de diferentes setores, não sendo preciso ter um colaborador para cuidar de cada setor e, muito menos, sobrecarregar o mesmo profissional exigindo que ele tome conta de tudo.

Através do software, portanto, muitos recursos financeiros podem ser poupados.

2. Redução de falhas processuais

Justamente por permitir que os dados sejam centralizados e as operações automatizadas, o sistema de gestão reduz o risco de falhas antes, durante e depois de todos os processos.

Não havendo a necessidade de checar ou tomar nota de informações de maneira manual, o programa consegue apresentar detalhes de cada tarefa realizada de forma detalhada e absolutamente ágil.

3. Detalhamento de dados

Bem como citamos brevemente no tópico anterior, um sistema para franquia que seja realmente eficiente é capaz de organizar e centralizar dados de todos os departamentos do negócio.

Com isso, o programa elabora, por si só, relatórios muito completos de todas as áreas da empresa e que podem ser filtrados por período. Assim, análises profundas podem ser feitas e decisões tomadas com maior precisão.

4. Padronização de processos

Por se tratar de uma ferramenta tecnológica e moderna, o sistema de gestão consegue automatizar tarefas e, consequentemente, padronizar processos.

De tal modo, todas as operações acontecem com maior agilidade e seguindo o mesmo método…

Além de transmitir mais profissionalismo, essa medida ainda proporciona maior escalabilidade à marca.

5. Assertividade estratégica

Por fim, a última grande vantagem de contar com um sistema de gestão é conseguir traçar estratégias muito mais assertivas…

Isso só é possível devido a todas as outras funcionalidades do programa que foram citadas.

Através do controle operacional que o software promove, integrando informações, organizando e apresentando detalhes sobre todos os processos, não é difícil prever que fica muito mais fácil garantir um planejamento preciso, certo?

Como escolher um sistema para franquias de alimentação?

Vamos começar pela pergunta que todo empresário do ramo faz: Como escolher um sistema para franquias de alimentação? Aliás, como escolher o melhor?

Em primeiro lugar é importante deixar claro que cada sistema pode ter as suas vantagens e desvantagens. Inclusive, alguns beneficiam mais tipos específicos de franquias alimentícias.

Portanto, o primeiro ponto a ser analisado, são as necessidades individuais da sua franquia.

Analise e identifique o maior problema que você vê na sua franquia alimentícia.

Uma vez que esse problema tenha sido identificado, chegou a hora de ver as opções disponíveis no mercado. Nessa hora, você deve considerar algumas coisas:

  • Recursos disponíveis e ferramentas;
  • Conectividade e segurança;
  • Opinião de usuários ou ex-usuários;
  • Qualidade do suporte;
  • Custo benefício.

Vamos falar um pouco sobre cada um destes pontos.

Recursos disponíveis e ferramentas

Se você sabe quais são as necessidades da sua franquia de alimentação, então comece a escolher um sistema para franquias que atenda às suas necessidades.

Cada sistema irá oferecer recursos diferentes, apesar de alguns deles serem padronizados.

O ideal é escolher um sistema cujas funções não terminem deixadas de lado.

Conectividade e segurança

A maioria dos sistemas para franquias conseguem juntar todos os dados da empresa em um único lugar, e isso inclui, em especial, toda a parte financeira, que são dados sensíveis.

Então, é importante que o empreendedor veja se o seu sistema é seguro e se as informações são guardadas em nuvem, podendo ser consultadas a qualquer momento.

Opinião de usuários e ex-usuários

É muito importante fazer uma pesquisa aprofundada sobre a opinião dos clientes.

Através do Google e das redes sociais, você já consegue ter uma boa noção de como está a popularidade da empresa.

Por isso, sempre busque a opinião de usuários atuais e antigos para realmente entender a realidade.

Qualidade do suporte

Por fim, o suporte oferecido pelo sistema para franquias que você está procurando. No caso, vale a pena avaliá-lo de duas formas. A primeira é verificando o que está incluso.

Alguns sistemas podem oferecer visitas técnicas, suporte à distância 24h e treinamento para o uso.

Por outro lado, novamente verificar com usuários e ex-usuários é o ideal.

Preço cobrado

Quando se está escolhendo um sistema para franquias, a verdade é que não adianta ver todas as vantagens que ele pode oferecer, se o seu valor não couber no orçamento.

O empresário deve ter sensibilidade e bom senso de escolher um sistema que lhe atenda, mas que também encaixe nos seus padrões financeiros. Em outras palavras:

  1. Não escolha um sistema caro demais, pois a sua manutenção pode impactar nas finanças do negócio;
  2. Não escolha um sistema barato demais, pois isso pode significar que ele não tem qualidade ou os recursos que atendam a empresa.

O que não pode faltar em um sistema para franquias de alimentação?

O mundo das franquias de alimentação é vasto, dinâmico e repleto de oportunidades.

No entanto, o sucesso neste setor requer não apenas pratos deliciosos e um atendimento de qualidade.

A gestão eficiente desse tipo de negócio também é muito importante, e para isso, ter um sistema robusto e eficaz que possa gerenciar os múltiplos aspectos desse tipo de negócio faz diferença.

Se você está procurando um sistema para sua franquia de alimentação, veja o que não pode faltar na solução a ser escolhida:

1. Gestão de estoque

Dada a natureza perecível dos produtos alimentícios, uma gestão eficiente de estoque é um aspecto fundamental.

O sistema deve fornecer ferramentas para controle de estoque e alertar sobre produtos que precisam de reposição, bem como que estejam próximos de vencer o período de validade.

2. Integração multi-unidade

Muitos franqueados possuem mais de uma franquia da mesma marca…

Se esse for o seu caso, ou então, se você pensa em adquirir novas unidades, um sistema multi-unidade será importante.

O sistema multi-unidade pode proporcionar uma visão consolidada de todas as suas lojas, permitindo o monitoramento de vendas, desempenho de cada loja e comparação entre elas.

3. PDV integrado

A agilidade para processamento dos pedidos no caixa e o recebimento dos pagamentos é um fator muito importante para a satisfação do cliente.

Diante disso, é muito importante que o PDV de um sistema para franquias de alimentação seja de fácil operação e ágil o bastante para evitar a formação de filas e uma insatisfação com a demora no atendimento.

4. Gestão financeira

Um bom sistema para franquias de alimentação deve oferecer ferramentas robustas para a gestão financeira do negócio, o que inclui itens como:

  • Controle de receitas e despesas;
  • Controle de lucratividade e outros indicadores;
  • Gestão de fluxo de caixa da franquia;
  • Emissão de relatórios financeiros.

5. Relatórios e análises

Para tomar decisões assertivas, os proprietários e gestores de franquias necessitam de relatórios detalhados sobre o andamento dos seus negócios.

Diante disso, o sistema deve fornecer insights sobre vendas, desempenho de itens no menu, horários de pico, dentre outros dados importantes.

6. Integração com delivery

Com o aumento da demanda por entrega de alimentos, é fundamental que um sistema para franquias de alimentação tenha integração com plataformas de delivery como o Ifood.

A integração do sistema da franquia com plataformas de delivery, pode representar uma série de benefícios, incluindo:

  • Agiliza processos e reduz custos;
  • Evita erros no preparo dos pedidos;
  • Pode aumentar o volume de vendas;
  • Melhora a satisfação dos clientes.

Buscando um sistema para franquias de alimentação que conte com todas as funcionalidades que são importantes para o seu negócio?

Saiba que você pode contar com as soluções da RCKY.

Por que o sistema RCKY é o melhor?

Agora que você já sabe como escolher um sistema para franquias, vamos analisar e ver o porquê o sistema RCKY é de fato o melhor para você.

1. É possível controlar diferentes unidades da franquia

Uma das principais vantagens do sistema para franquias de alimentação da RCKY, é o fato de que ele centraliza o controle de todas as unidades da sua franquia em um só lugar.

Toda a gestão financeira, controle de estoque, promoções automatizadas e cadastro de produtos pode ser controlada em um único painel administrativo.

No caso, a unidade matriz tem a opção de optar por uma administração detalhada de cada unidade da rede ou mesmo de diferentes franquias, permitindo maior escalabilidade.

2. Dados sempre atualizados

Uma das vantagens tecnológicas oferecidas pelo sistema RCKY, é o fato de que sempre que o administrador precisar de algum dado, as informações estão sempre atualizadas.

Isso se deve ao fato de que elas são diretamente guardadas na nuvem e alimentadas instantaneamente no momento em que o usuário do sistema registra uma venda.

Isso significa que, sempre que o empresário precisa saber sobre o número de vendas, faturamento, quantidade de itens no estoque, dentre outros itens, ele sempre verá a realidade.

Vale destacar que os dados dos clientes são guardados em 4 data centers diferentes altamente seguros, o que garante alta disponibilidade e contingência.

3. Homologação em todos os estados brasileiros

Uma das principais vantagens competitivas que o sistema para franquias de alimentação que a RCKY tem, é o fato de que ele é homologado em todos os estados brasileiros.

Isso significa que ele é capaz de funcionar a e se adaptar a todos os cenários fiscais brasileiros, atendendo a todas as exigências do SEFAZ. Afinal, são mais de 25 anos de experiência.

Considere ainda que o sistema RCKY é capaz de se comunicar com os principais equipamentos de automação comercial, o que torna a operação ainda mais integrada.

4. Recursos específicos para franquias de alimentação

Uma das principais vantagens do sistema para franquias de alimentação RCKY, é o fato de que ele tem recursos específicos para restaurantes e lanchonetes. Veja alguns:

  • Ferramenta de comandas para smartphone que conecta o pedido diretamente da mesa com a produção, um ótimo PDV Mobile;
  • Cadastro de clientes que pode ser usado para identificar o público-alvo e ver o histórico de pedidos;
  • É possível ver os pratos mais pedidos diariamente, semanalmente e mensalmente, o que permite melhor organização financeira;
  • Identificação automática dos itens do menu que precisam de atualização de preço para mais ou menos.

Estes recursos, por sua vez, têm como resultado a redução drástica das perdas de insumos materiais e financeiros, o que leva a uma otimização da gestão da franquia.

Gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre o sistema para franquias de alimentação RCKY? Então fale com a gente pelo WhatsApp.

Além de tirar todas as suas dúvidas, o nosso time de consultores pode fazer uma apresentação sem compromisso do sistema, para que você entenda na prática como nossa solução pode agregar valor para o seu negócio.

Boas Venda$!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.