Lojas pequenas têm demandas específicas que precisam ser levadas em conta na hora de escolher o sistema de caixa ideal. Você sabe quais funcionalidades são essenciais para o seu negócio?

Você já decidiu que precisa implementar um sistema de caixa em seu pequeno negócio. Agora, se depara com várias opções de sistemas e não sabe ao certo como fazer uma boa escolha.

Os sistemas costumam apresentar diversas funcionalidades e pode ser difícil selecionar quais são prioritárias para o seu negócio. Seria ruim escolher um software difícil de configurar e utilizar, cheio de funções que não se aplicam à rotina de uma loja pequena, assim como optar por um software mais em conta que possui poucas funções e acaba sendo insuficiente.

Você precisa entender a fundo tudo que um sistema de caixa pode oferecer ao seu negócio para escolher o sistema ideal. Neste artigo, conheça algumas funcionalidades que não podem faltar em um sistema de caixa para loja pequena.

Centro integrado de informações financeiras

Um dos primeiros aspectos a serem analisados ao escolher um sistema de caixa para loja é como funciona a parte financeira do mesmo. As informações ficam organizadas, divididas e são facilmente acessíveis? O preenchimento e a consulta dos dados é simples e ágil?

O empreendedor precisa ter acesso às despesas, receitas, pagamentos e recebimentos de maneira facilitada por meio do sistema. É importante conhecer essas informações e poder encontrá-las rapidamente tanto em situações do dia a dia quanto na hora de elaborar relatórios e balan

Há muitas outras funcionalidades adicionais que podem servir a diferentes contextos, como o controle de comissões, por exemplo. O empreendedor deve procurar se informar a respeito de tudo que o sistema pode oferecer para ajudar o negócio a alcançar suas metas e objetivos.

Ferramentas para informatizar as operações

Utilizar o sistema para auxiliar em algumas responsabilidades e funções que são feitas manualmente, como escrever orçamentos e pedidos, diminui erros, perdas e torna a rotina mais rápida. Quem está acostumado a realizar essas funções usando papel e caneta poderá levar algum tempo para se adaptar ao sistema, mas os benefícios certamente compensam o esforço.

Um sistema de caixa para loja que oferece a possibilidade de realizar orçamentos e pedidos online, preencher e atualizar tabelas de preços de maneira eletrônica é algo que o empreendedor deve buscar para sua loja visando aproveitar melhor o tempo usado para se dedicar à mesma.

Um outro fator a considerar é como o sistema pode ajudar seu negócio na hora de emitir notas fiscais e demais registros financeiros estabelecidos pelos órgãos que atuam na região. Dessa forma, as chances de problemas são minimizadas e essas tarefas rotineiras dificilmente atrapalharão o atendimento e as vendas.

Centro integrado de dados do negócio

Mesmo uma loja pequena produz e armazena milhares de dados muito importantes para o seu funcionamento. Não apenas para cumprir com obrigações fiscais e contábeis, mas também para fazer análises e balanços, os dados precisam estar organizados, catalogados e seguros em um sistema estável.

Para fazer uma boa escolha, você precisa saber como funcionam os cadastros (seja de produtos, de clientes ou de fornecedores) no sistema. Estes cadastros são realizados de maneira prática para a rotina da loja? São simples de preencher, modificar e consultar? Além disso, se informe a respeito do nível de segurança do banco de dados e conheça o funcionamento das interfaces fornecidas pelo sistema.

Ferramentas para garantir segurança às vendas

As tecnologias mais modernas relacionadas ao mundo dos pagamentos visam agregar, além de rapidez e praticidade, segurança às operações. Todo empreendedor precisa se preocupar com esses fatores não só para resguardar seus clientes e seu negócio, mas também para conseguir fechar muitas vendas com consumidores cada vez mais exigentes e bem informados.

Portanto, é preciso conhecer as siglas e tecnologias relacionadas à rotina de recebimentos do negócio para se manter dentro dos padrões, evitar prejuízos e problemas e aproveitar as inovações da área. Poder contar com um sistema de caixa para loja eficiente que auxilia nas transferências eletrônicas significa maior agilidade, gestão e controle para as transações da sua loja.

Além disso, um sistema capaz de oferecer estabilidade e modernidade na área de pagamentos possibilita ao negócio ter um serviço de caixa mais ágil, mas para isso suas funcionalidades precisam ser fáceis de instalar e simples de utilizar. Portanto, tire todas as suas dúvidas a respeito do funcionamento do sistema e se certifique de poder contar com o suporte da empresa sempre que precisar.

Ferramentas para garantir o controle de estoque

Uma interface amigável de controle de estoque é outro ponto essencial e que portanto, não pode faltar em um sistema de frente de caixa para uma loja pequena.

Por menor que seja o estabelecimento, sabemos que manter um controle eficiente de estoque não é uma tarefa fácil, por isso, é muito importante contar com um sistema que auxilie nessa tarefa.

Empresas que não controlam adequadamente o seu estoque costumam enfrentar problemas sérios relacionados a saúde dos negócios, como por exemplo: redução do capital de giro, devido ao excesso de produtos “parados” em estoque, perda de estação ou época do ano, para produtos sazonais ou até mesmo de validade para produtos perecíveis.

Por meio da gestão de estoque, você compra somente os produtos que precisa e o melhor, sempre no momento certo, assim você não compromete o caixa da empresa, mantendo o equilíbrio entre receitas e despesas, vendas e compras.

Evite prejuízos, mantenha a saúde financeira da sua empresa, sempre em dia, conte com um sistema que realmente lhe auxilie na gestão e no controle do estoque da sua empresa.

Mobilidade e agilidade no atendimento aos clientes

Em um mundo moderno como o que vivemos hoje, também não poderíamos deixar de destacar a importância da mobilidade e agilidade no atendimento. Filas não são mais bem aceitas pelos clientes como era antigamente.

Sendo assim, é importante se adequar às novas tecnologias do mercado e utilizá-las a favor do seu negócio, logo um bom sistema de frente de caixa precisa oferecer recursos que permitam a realização de vendas não só através do caixa físico da loja, mas também via dispositivos móveis, como os smartphones, permitindo o fechamento de vendas de qualquer lugar com muita facilidade.

Nesse sentido, O PDV Mobile da RCKY é uma excelente opção, com interface intuitiva e fácil de usar. A ferramenta permite que vendedores possam oferecer um atendimento de qualidade com a agilidade que os consumidores desejam.

As vendas realizadas no PDV Mobile da RCKY atualizam automaticamente e podem ser acompanhadas em tempo real. Alterações de preço ou novas promoções da loja também são transmitidas ao sistema móvel, que imediatamente passa a operar com as novas informações definidas.

Consultas e relatórios relacionados ao negócio

Você detém informações precisas e atualizadas em tempo real sobre as movimentações da sua empresa?

Toda empresa, independente do seu tamanho produz informações diariamente, são muitos os dados gerados e que se armazenados de forma estruturada servem de parâmetro para auxiliar os gestores nas suas tomadas de decisão.

Nesse sentido, na hora de escolher um sistema de frente de caixa, é preciso levar em consideração as consultas e relatórios que o sistema é capaz de gerar, assim como também o nível de detalhamento e a qualidade das informações geradas.

Um bom sistema de frente de caixa deve estar sempre pronto para oferecer ao empresário informações relacionadas às vendas, comissionamento, títulos a receber e a pagar, histórico de compras, dentre outros.

Informações como as mencionadas acima, são de grande valia e até mesmo indispensáveis para a manutenção da saúde financeira da empresa. Com base em relatórios e consultas de qualidade, torna-se muito mais simples e prático tomar decisões assertivas para o sucesso e o crescimento da empresa.

Como o sistema de caixa da RCKY pode ajudar o seu negócio?

O sistema de gestão e frente de caixa da RCKY foi pensado para atender às necessidades de grandes e pequenos negócios, se destacando por dar prioridade a funcionalidades que visam uma rotina varejista facilitada e organizada.

Seja para a saúde financeira, o atendimento, o estoque ou a gestão, a RCKY tem estrutura e ferramentas necessárias para garantir os melhores resultados de forma estável, segura e confiável para o seu negócio.

Além de todas as vantagens oferecidas pelo sistema, que foram detalhadas ao longo deste artigo, os clientes da RCKY ainda podem contar com atendimento de domingo a domingo, das 8:00h às 22:00h, treinamentos ilimitados e sem custo adicional e abundante conteúdo neste blog, que é atualizado semanalmente com artigos voltados para ajudar seu negócio a crescer cada vez mais.

Um sistema de caixa pode oferecer, mesmo para uma loja pequena, diversas possibilidades de aprimorar os processos e agilizar a rotina. Um empreendedor que está iniciando seu negócio ou mesmo tendo sua primeira experiência na área precisa de uma empresa interessada em se tornar uma verdadeira parceira, não apenas uma prestadora de serviços.

Portanto, ao escolher um sistema de caixa para loja, não busque apenas por números e resultados. Conheça o serviço que a empresa presta e sua reputação, procurando saber se ela está disposta a dar todo o apoio necessário a seus clientes, sejam eles novos ou antigos, grandes ou pequenos.

Gostou do artigo? Continue navegando no blog para ler mais e compartilhe este artigo em suas redes sociais!

Conheça mais sobre os nossos produtos, entre em contato conosco pelo telefone: (11) 3195-3640 ou pelo WhatsApp!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.