Sistema para mini mercado, qual é a melhor opção? Quais recursos não podem faltar?

Mini mercados possuem demandas específicas que precisam ser levadas em consideração na hora de escolher o sistema ideal. Você sabe quais funcionalidades são essenciais para o seu negócio?

Você já decidiu que precisa implementar um sistema para mini mercado. Agora, se depara com várias opções em sistemas e não sabe ao certo como fazer uma boa escolha?

Os sistemas costumam apresentar diversas funcionalidades e pode ser difícil selecionar quais são prioritárias para o seu negócio.

Seria ruim escolher um software complicado de configurar e utilizar, cheio de funções que não se aplicam à rotina de um mini mercado.

Por outro lado, optar por um software mais em conta que possui poucas funções e acaba sendo insuficiente para atender as necessidades do negócio também não iria funcionar.

Você precisa entender a fundo tudo que um sistema de caixa pode oferecer ao seu negócio para escolher o sistema ideal.

Por isso neste artigo, você vai ver algumas funcionalidades que não podem faltar em um sistema para mini mercado. Não deixe de conferir!

1.Controle financeiro

As ferramentas de controle financeiro estão entre os primeiros aspectos a serem analisados por quem procura um sistema para mini mercado

Como funcionam os controles financeiros do sistema? As informações ficam organizadas e podem ser facilmente compreendidas? O preenchimento e a consulta dos dados é simples e ágil?

O empresário e empreendedor precisa contar com ferramentas descomplicadas para acompanhar e controlar as despesas, receitas, pagamentos e recebimentos do seu negócio de maneira prática e eficiente.

É essencial contar com ferramentas completas de gestão financeira, saber onde encontrá-las e como aplicá-las ao dia a dia dos negócios para elaborar relatórios e balanços que auxiliem na tomada de decisões.

Um bom controle financeiro, por sua vez, permite que o mini mercado consiga se situar melhor sobre onde exatamente ele precisa investir para melhorar.

A verdade é que um dos principais gargalos que muitos empresários enfrentam é justamente com a parte financeira, pois são muitos dados a serem considerados.

Nesse caso, um sistema de caixa para mini mercado tem a principal vantagem de tornar esse processo de controle mais simples, centralizando todos os dados.

Com esses dados financeiros centralizados, torna-se muito mais fácil fazer uma tomada de decisão assertiva que vai garantir mais lucros e eficiência.

2.Controle de estoque

Uma interface amigável de controle de estoque é outro ponto essencial e que, portanto, não pode faltar em um sistema para mini mercado.

Por menor que seja o estabelecimento, sabemos que manter um controle eficiente de estoque não é uma tarefa fácil, apesar de muito importante.

Sendo assim, um bom sistema de frente de caixa para mini mercado precisa oferecer soluções completas para gestão e controle de estoque, incluindo ferramentas que descompliquem a gestão e tornem as rotinas mais ágeis.

Vale destacar que mini mercados que não controlam adequadamente o seu estoque costumam enfrentar problemas sérios relacionados a saúde dos negócios, dentre eles:

  • Redução do capital de giro da empresa;
  • Perda do prazo de validade de produtos;
  • Falta de determinados produtos na prateleira;
  • Excesso de produtos em estoque.

Por meio da gestão de estoque, você compra somente os produtos que precisa e o melhor, no momento certo, assim você não compromete o caixa da empresa, mantendo o equilíbrio entre receitas e despesas, vendas e compras.

Evite prejuízos, mantenha a saúde financeira do seu mini mercado sempre em dia, conte com um sistema que realmente lhe auxilie na gestão e no controle do estoque da sua empresa.

3.Funcionalidades de caixa

As novas tecnologias relacionadas ao mundo dos pagamentos visam garantir a agilidade, praticidade e segurança às operações.

Por falar em agilidade e praticidade, podemos citar o PIX, uma das formas mais recentes de pagamento como um excelente exemplo.

Através do PIX empresas e pessoas físicas efetuam e recebem pagamentos em poucos segundos sem qualquer complicação.

Por sua vez, para garantir um atendimento de qualidade aos seus clientes, mini mercados, supermercados e outros estabelecimentos precisam seguir a mesma lógica do PIX, ou seja, oferecer agilidade e facilidade.

Não restam dúvidas, estabelecimentos com grande fluxo de pessoas, como é o caso dos mini mercados, precisam contar com soluções completas, rápidas e funcionais de frente de caixa e pagamentos.

Com a solução correta de frente de caixa, mini mercados evitam filas e garantem aos clientes um atendimento ágil e de qualidade.

No entanto, é preciso destacar que um bom sistema de frente de caixa não pode ficar limitado a oferecer agilidade, mas também outros recursos importantes, dentre eles:

  • Integração com impressoras, balanças, gavetas e TEFs;
  • Conferência cega de encerramento de caixa;
  • Integração em tempo real com a retaguarda;
  • Emissão de cupons e outros documentos fiscais.

Vale lembrar que quando o assunto são os recursos que um bom sistema para mini mercado precisa oferecer, não podemos esquecer das funcionalidades para emissão de cupons e notas fiscais.

A emissão de documentos fiscais é obrigatória, portanto, contar com um sistema que esteja pronto para atender esse quesito é extremamente importante.

4.Recursos de automação comercial

Um sistema completo para mini mercados precisa oferecer soluções em automação comercial que facilitem o dia a dia, como por exemplo:

  • Cadastro completo e facilitado de produtos;
  • Armazenamento e gerenciamento de código de barras;
  • Importação de notas de compra via arquivo XML;
  • Integração com caixas e buscadores de preço em tempo real;
  • Ferramentas para criar promoções e reajustar preços com agilidade;
  • Impressão de etiquetas de prateleira;
  • Dentre outros recursos e funcionalidades.

Quanto maior o número de recursos oferecidos pelo sistema de frente de caixa, melhor para o desenvolvimento das atividades do negócio.

5.Consultas e relatórios

Você conta com informações precisas e atualizadas em tempo real relacionadas às vendas e demais movimentações do seu mini mercado?

Toda empresa, independente do seu tamanho, produz informações diariamente, são muitos os dados gerados e que se armazenados de forma estruturada servem de parâmetro para auxiliar os gestores nas tomadas de decisões.

Sabendo disso, na hora de escolher um sistema para mini mercado, é preciso levar em consideração as consultas e relatórios que o sistema é capaz de gerar, assim como também o nível de detalhamento e a qualidade das informações apresentadas.

Um bom sistema para mini mercado deve estar sempre pronto para oferecer ao empresário informações completas e precisas sobre:

  • Posição e evolução de estoque;
  • Movimento de vendas;
  • Evolução de fluxo de caixa;
  • Contas a pagar e contas a receber;
  • Dentre outras informações relevantes.

Informações como as mencionadas acima, são de grande valia e até mesmo indispensáveis para a manutenção da saúde financeira e para o crescimento de um mini mercado.

Com base em relatórios e consultas de qualidade, torna-se muito mais simples e prático tomar decisões assertivas para o sucesso dos negócios.

6.Emissão de cupom fiscal

Algo que um sistema de caixa para mini mercado também precisa oferecer é a possibilidade de fazer a emissão de cupons fiscais de forma automatizada.

O cupom fiscal trata-se de um documento muito importante, que serve principalmente para oficializar e legalizar uma venda, tornando-a segura.

Qualquer vendedor que queira ter a confiança dos seus clientes precisa ser capaz de emitir um cupom fiscal. Entre as vantagens da emissão do cupom fiscal via sistema, estão:

  • Agilidade: antigamente um cupom fiscal precisava ser preenchido manualmente, o que levava tempo e causava incômodo;
  • Menos erros: pelo fato de ser um sistema que faz a emissão, a chance de ocorrerem erros de preenchimento diminuem bastante, evitando dores de cabeça;
  • Economia: no passado era necessário um equipamento específico para emitir o cupom fiscal, além de ter gastos com papel e impressora, elevando seu custo;
  • Segurança: é possível criar cópias dos cupons e salvá-los na nuvem, evitando perdas, e diminuindo despesas com armazenamento.

Algo que o sistema de caixa para mini mercado também permite é a integração da emissão do cupom fiscal com a solução de estoque e o setor fiscal da empresa.

7.Controle de entregas (delivery)

Outra vantagem bastante interessante de um sistema de caixa para mini mercado, é a sua integração com um sistema de delivery, algo que se tornou fundamental.

Antes da pandemia, muitas pessoas já faziam a opção pela entrega das suas compras feitas em mercados, depois que a crise se iniciou, isso se tornou ainda mais comum.

Mercados que não se adaptaram e ainda não oferecem uma solução de delivery, muito provavelmente estão deixando bastante dinheiro em cima da mesa.

Para se ter uma ideia do tamanho da demanda por soluções de delivery, existem muitos modelos de negócios que trabalham apenas com entregas e só existem na internet.

Entretanto, um delivery eficiente não pode ser feito de qualquer jeito, é necessário ter um controle muito bem planejado e informações compartilhadas.

Fazer entregas, tem os seus custos, desde o frete até as taxas cobradas pelos serviços de entregas ou as despesas com folha de pagamento dos entregadores.

Todos esses gastos, por sua vez, precisam ser considerados no fluxo de caixa, que por sinal, precisa ser muito bem controlado por um sistema de caixa para mini mercado.

Checklist completo de recursos que não podem faltar em um sistema de frente de caixa

Você que chegou até aqui, encontrou nesse conteúdo, uma série de informações a respeito das ferramentas mais importantes para um sistema de frente de caixa para mini mercado.

Agora você já sabe exatamente do que precisa ao buscar por um sistema para o seu mini mercado.

No entanto, para que você não esqueça nenhum recurso importante, listamos todas as ferramentas mais importantes para um mini mercado e preparamos um checklist completo, confira:

  • Frente de caixa ágil e prática;
  • Integração com impressoras, balanças, gavetas e TEFs;
  • Conferência cega de encerramento de caixa;
  • Integração em tempo real com a retaguarda;
  • Emissão de cupons e outros documentos fiscais;
  • Cadastro completo e facilitado de produtos;
  • Armazenamento e gerenciamento de código de barras;
  • Importação de notas de compra via arquivo XML;
  • Integração com caixas e buscadores de preço em tempo real;
  • Ferramentas para criar promoções e reajustar preços com agilidade;
  • Impressão de etiquetas de prateleira;
  • Integração com delivery.

Como o sistema para mini mercado da RCKY pode ajudar o seu negócio?

O sistema de gestão e frente de caixa da RCKY foi pensado para atender às necessidades de grandes e pequenos negócios, se destacando por dar prioridade a funcionalidades que visam uma rotina varejista facilitada e organizada.

Seja para a saúde financeira, o atendimento, o estoque ou a gestão, a RCKY oferece a estrutura e as ferramentas necessárias para garantir os melhores resultados de forma estável, segura e confiável para o seu negócio.

Além de todas as funcionalidades oferecidas pelo sistema de frente de caixa para mini mercados da RCKY, você ainda pode contar com uma série de benefícios, dentre eles:

  • Suporte de domingo a domingo, das 8:00h às 22:00h;
  • Treinamentos ilimitados e sem custo adicional;
  • Acesso a uma série de conteúdos atualizados semanalmente para ajudar seu negócio a crescer cada vez mais.

O sistema para mini mercado da RCKY abre um novo universo com diversas possibilidades e ferramentas que permitem aprimorar os processos e agilizar as rotinas do seu negócio.

Um empreendedor que está iniciando seu negócio ou mesmo um empresário com maior experiência precisam de uma empresa de software parceira e não apenas uma prestadora de serviços.

Entre em contato conosco e solicite um orçamento e uma demonstração sem compromisso!

    • Obrigado pelo seu contato. Vou pedir pra você acessar o link rcky.com.br
      e clicar no botão TESTE GRÁTIS. Assim você conseguirá experimentar nosso sistema e agendar uma apresentação, se necessário. Ficamos no aguardo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.