Você sabe que sua loja de doces precisa de um sistema de gestão e as opções disponíveis parecem ótimas. Mas como escolher o sistema ideal para o seu negócio?

O empreendedor que administra uma loja de doces sabe das particularidades desse tipo de negócio. Ele sabe quais ações e práticas são essenciais para um bom funcionamento, um atendimento satisfatório e uma margem de lucro favorável. Mas será que ele sabe como considerar tudo isso na hora de tomar grandes decisões?

Escolher um sistema para loja envolve, além de um considerável investimento, definir o padrão das tarefas rotineiras que todos os colaboradores precisam aprender e executar. O sistema também está fortemente relacionado à experiência que o cliente terá dentro da loja.

Portanto, antes de tomar uma decisão, considere os 7 aspectos listados neste artigo.

Considere seus objetivos a curto prazo

Utilizando um sistema de gestão, pode ser possível bater aquelas metas ou fazer aquelas mudanças que parecem pequenas, mas, na realidade, constituem um grande desafio para o seu negócio. Reduzir erros, evitar retrabalho e ganhar tempo são aspectos que fazem a diferença a longo prazo.

Na hora de escolher um sistema para loja, conheça as opções oferecidas por cada empresa para agregar agilidade à operação. Saiba quais funcionalidades, acessórios e equipamentos estão disponíveis e quais são os melhores para o seu negócio. Não se esqueça de que fechar vendas com velocidade e competência é necessário para deixar os clientes satisfeitos.

Além disso, quando a operação da loja é automatizada, boa parte das tarefas de rotina não depende exclusivamente de pessoas, a tecnologia trabalha para uma execução mais rápida, segura e confiável. Dessa forma, os erros são minimizados e a execução de diversas tarefas se torna mais prática.

Considere as principais demandas do negócio

Escolher bem um sistema para loja envolve conhecer a realidade do negócio. Dessa forma, será possível fazer um investimento inteligente buscando resolver as principais questões, prevenir os problemas e aumentar os lucros.

Não adianta fechar negócio com a primeira empresa que aparecer, ou com a que cobrar mais caro ou mais barato. Você também vai perceber, que é possível que não consiga usar e dominar todas as funcionalidades que um sistema oferece logo nos primeiros dias, mas precisa entender exatamente pelo que pagou e como usufruir do sistema da melhor forma.

Conhecendo as necessidades primárias e os aspectos mais problemáticos da sua loja de doces, o empreendedor pode então escolher o sistema de gestão adequado e assim ter a ajuda de que precisa para cuidar de questões como seu controle de estoque, seu planejamento financeiro e a precificação adequada de seus produtos.

Considere o custo-benefício

Antes de fechar negócio com uma empresa que oferece softwares de gestão, é preciso conhecer os serviços oferecidos, saber como eles funcionam e se são eficientes. Se possível, conheça a experiência dos clientes, entenda seus elogios e críticas. Tire suas dúvidas a respeito das funcionalidades e dos custos envolvidos no sistema.

Não adianta pagar barato por um software limitado que ofereça poucas funções ou não atenda a demandas importantes do seu negócio. Da mesma forma, não adianta pagar caro por um software completíssimo recheado de funções que não se aplicam à sua loja.

Aprenda a tirar bom proveito do sistema escolhido para sua loja de doces para valorizar o investimento feito. O melhor sistema de gestão não é o mais caro ou o mais popular, mas o que mais se adequa ao contexto e possibilidades do seu negócio.

Entenda o seu negócio

Qual aspecto do seu negócio precisa de mais apoio? Sua resposta é baseada em dificuldades pessoais ou problemas fora do seu controle? O apoio é necessário de modo constante ou em situações pontuais? Essas perguntas ajudam a definir quais funcionalidades você deve buscar em um sistema para loja.

Por exemplo, se você ou seus colaboradores gostariam de trabalhar com um movimento de caixa simples e prático, busque por sistemas fáceis de configurar e com interfaces intuitivas.

Caso você goste de criar promoções e oferecer condições especiais para os clientes, um sistema mais completo e integrado nesse sentido pode ser muito útil.

Outro aspecto a considerar é que, se o empreendedor puder confiar no sistema para realizar algumas funções essenciais para a loja que consumiram boa parte do seu tempo, ele poderá então se concentrar em atingir objetivos e abrir novas portas para o negócio.

Confira as funcionalidades que não podem faltar em um sistema para loja de doces

1.Controle financeiro: As ferramentas de controle financeiro estão entre os primeiros aspectos a serem analisados por quem procura um sistema para loja de doces.

O empresário e empreendedor precisa contar com ferramentas descomplicadas para acompanhar e controlar as despesas, receitas, pagamentos e recebimentos do seu negócio de maneira prática e eficiente.

É essencial contar com ferramentas completas de gestão financeira, saber onde encontrá-las e como aplicá-las ao dia a dia dos negócios para elaborar relatórios e balanços que auxiliem na tomada de decisões importantes.

2.Controle de estoque: Uma interface amigável de controle de estoque é outro ponto essencial e que, portanto, não pode faltar em um sistema para loja de doces.

Por menor que seja o estabelecimento, sabemos que manter um controle eficiente de estoque não é uma tarefa fácil, apesar de muito importante.

Sendo assim, um bom sistema para loja de doces precisa oferecer soluções completas para gestão e controle de estoque.

3.Funcionalidades de caixa: Para garantir um atendimento de qualidade aos seus clientes, lojas de doces e outros estabelecimentos precisam de agilidade e facilidade.

Com a solução correta de frente de caixa as lojas de doces evitam filas e garantem aos clientes um atendimento ágil e de qualidade.

No entanto, é preciso destacar que um bom sistema de frente de caixa não pode ficar limitado a oferecer agilidade, mas também outros recursos importantes, dentre eles:

  • Integração com impressoras, balanças, gavetas e TEFs;
  • Conferência cega de encerramento de caixa;
  • Integração em tempo real com a retaguarda;
  • Emissão de cupons e outros documentos fiscais.

Vale lembrar que quando o assunto são os recursos que um bom sistema para loja de doces precisa oferecer, não podemos esquecer das funcionalidades para emissão de cupons e notas fiscais.

A emissão de documentos fiscais é obrigatória, portanto, contar com um sistema que esteja pronto para atender esse quesito é extremamente importante para estabelecimentos que não desejam enfrentar problemas com o fisco.

4.Recursos de automação comercial: Um sistema completo para loja de doces precisa oferecer soluções em automação comercial que facilitem o dia a dia, como por exemplo:

  • Cadastro completo e facilitado de produtos;
  • Armazenamento e gerenciamento de código de barras;
  • Importação de notas de compra via arquivo XML;
  • Integração com caixas e buscadores de preço em tempo real;
  • Ferramentas para criar promoções e reajustar preços com agilidade;
  • Impressão de etiquetas de prateleira;
  • Dentre outros recursos e funcionalidades.

Quanto maior o número de recursos oferecidos pelo sistema de frente de caixa, melhor para o desenvolvimento das atividades do negócio.

5.Consultas e relatórios: Você conta com informações precisas e atualizadas em tempo real relacionadas às vendas e demais movimentações da sua loja de doces?

Toda empresa, independente do seu tamanho produz informações diariamente, são muitos os dados gerados e que se armazenados de forma estruturada servem de parâmetro para auxiliar os gestores na tomada de decisões.

Sabendo disso, na hora de escolher um sistema para loja de doces, é preciso levar em consideração as consultas e relatórios que o sistema é capaz de gerar, assim como também o nível de detalhamento e a qualidade das informações apresentadas.

Um bom sistema para loja de doces deve estar sempre pronto para oferecer ao empresário informações completas e precisas sobre:

  • Posição e evolução de estoque;
  • Movimento de vendas;
  • Evolução de fluxo de caixa;
  • Contas a pagar e contas a receber;
  • Dentre outras informações relevantes.

Informações como as mencionadas acima, são de grande valia e até mesmo indispensáveis para a manutenção da saúde financeira e para o crescimento da sua loja de doces.

Com base em relatórios e consultas de qualidade, torna-se muito mais simples e prático tomar decisões assertivas para o sucesso dos negócios.

Considere o nível dos concorrentes

Você sabe se seus concorrentes utilizam sistemas de gestão modernos e abrangentes? Quais softwares eles utilizam? Como isso se reflete no atendimento que eles prestam e na reputação do negócio? Saber disso também ajuda a escolher o sistema que trará resultados concretos para sua loja.

Saiba qual tipo de sistema atende melhor às necessidades da região, conheça o nível da concorrência, seus respectivos pontos fortes e fracos e entenda como o sistema ideal pode ajudar seu negócio a se destacar.

Além disso, lembre-se de que um software de gestão pode poupar muito tempo e esforço ao empreendedor, dando a ele a chance de pensar e executar outros tipos de ações visando obter melhores resultados. Portanto, ao analisar a concorrência, pense também em como ficar um passo à frente com respeito à qualidade das mercadorias, organização do espaço, atendimento ao cliente, entre outros.

Considere as metas e objetivos do negócio

Os próximos passos do seu negócio incluem conquistar novos mercados? Fechar mais parcerias? Encontrar os melhores fornecedores? Fazer maiores investimentos em publicidade? Isso também deve ser considerado na hora de escolher um sistema para loja.

Converse com as empresas a respeito dos seus objetivos e saiba o que elas podem oferecer para te ajudar a chegar lá. Além de conhecer as funções específicas do sistema, se informe a respeito de consultorias, eventos, palestras e acesso a conteúdo exclusivo voltado para os clientes da empresa.

Essa é uma maneira de fazer seu investimento valer, pagando por uma ferramenta e um conjunto de serviços que serve aos propósitos do seu negócio. Além disso, certamente será vantajoso construir um relacionamento duradouro com uma empresa que conhece seu cliente e se importa com os resultados.

Como o sistema de gestão da RCKY pode ajudar sua loja?

Um sistema de gestão e frente de caixa fica encarregado de armazenar e organizar milhares de informações vitais para o funcionamento de um negócio. Ele permite uma rotina muito mais fluida e facilitada, agilizando as tarefas e permitindo ao empreendedor e seus colaboradores focar em melhorar o atendimento, organizar a loja e buscar oportunidades para expandir o negócio.

Na RCKY, buscamos ajudar os empreendedores, sejam eles grandes ou pequenos, a realizar seus sonhos, prosperar e assim transformar a realidade. Fazemos isso por trazer soluções que visam facilitar o gerenciamento de diferentes tipos de negócio para que seja possível então investir em estratégias e buscar melhores condições.

Nossas soluções são completas e ajudam muitos profissionais a vender mais, ter uma rotina administrativa mais ágil e tomar decisões acertadas nas diferentes áreas de um negócio.

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Boas Venda$ !

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