Hoje em dia se tornou evidente que um sistema para padaria é algo muito importante. Possui tantas vantagens ter um sistema para padaria que,considerando todos os benefícios, é impossível querer manter a qualidade sem um sistema muito bem alinhado.

Porém, por mais importante que seja, não é simplesmente o fato de ter um sistema que fará com que nós tenhamos um crescimento progressivo em nossa padaria. É necessário algo mais do que uma simples ferramenta.

Sendo assim, consideramos os principais pontos que você deve levar em consideração antes de contratar um bom sistema de gestão.

Veja quais são os principais pontos para levar em consideração antes de contratar um sistema de gestão

Existem inúmeros modelos de sistema disponíveis, no entanto, precisamos escolher aquele que mais se adeque a nossa realidade, alinhando-se a tudo o que temos  necessidade. O primeiro fator a considerar, deste modo, é:

Esse sistema possuí tudo o que eu preciso?

Independentemente de como você atue, para uma eficiência completa – sem perda de investimento e de tempo – essa é a pergunta que irá percorrer em todos os outros aspectos a serem considerados.

Com isso, veja todos os principais aspectos e, portanto, avalie bem se o sistema para padaria, que você quer contratar, leva eles em consideração.

Aspectos de um sistema para padarias

Certamente, dentre todos os aspectos de um sistema para padaria, os mais importantes são:

  • Melhor gerenciamento do estoque;
  • Controle e segurança do caixa e outras funções gerenciais;
  • Emissão de relatórios;
  • Funcionamento sem depender da conexão com a internet;

Melhor gerenciamento do estoque

Uma das maiores praticidades, senão a maior, é o fato de que podemos gerenciar o nosso estoque de uma maneira muito mais fácil.

Evidentemente, você poderá ter dores de cabeça caso seu controle de estoque for mal feito. Por tanto, esse é um fator que se deve levar muito em consideração.

Avalie, contudo, se o gerenciamento de estoque é simples, sem muitos códigos ou dificuldades na hora de gerenciá-lo.

Certamente, a implementação de um sistema para padaria exige bastante atenção no começo, no entanto, com o tempo as coisas ficam muito mais fáceis de se resolver.

Controle e segurança do caixa e outras funções gerenciais

Além de gerenciar o seu estoque, você terá outras funções essenciais. Portanto, dentre eles, o controle e segurança do caixa merece atenção especial.

Essa é uma das necessidades básicas que todo sistema para padaria deve possuir. Veja o que o sistema oferece de para auxiliar sua padaria. Não se esqueça que ele deve ser fácil e prático, não sendo um peso para quem estiver no caixa.

Emissão de relatórios

Emitir relatórios é o que nos permite ter uma visão melhor dos resultados,  controlar gastos, gerenciar produtos e muito mais! Com eles é possível saber o que os clientes mais pedem, registrar os dias mais movimentados, horários etc.

Veja quais são os relatórios que sua empresa precisa e, desse modo, não deixe de ver se o sistema para padaria que você deseja contratar possui essas opções.

Funcionamento sem depender da conexão com a internet

Claro, se iremos utilizar um sistema muito bom a ponto de não dependermos de  nenhuma dificuldade nos processos, precisamos nos certificar de que ele não dependa da internet.

Depender da internet para o seu funcionamento, além de colocar seus dados e os de sua empresa sob risco, também vem a ser um problema geral caso haja algum erro de conexão.

Portanto, considere o sistema que funcione 100% offline!

Vantagens que um sistema de gestão devem proporcionar

  • Automação e melhora no atendimento;
  • Atendimento via celular ou outros dispositivos móveis;
  • Comanda eletrônica;
  • Acompanhamento das áreas de produção;

Automação e melhora no atendimento

Diversos são os fatores que podem ser considerados quanto ao atendimento:
Praticidade, diminuição de erros, redução nos atrasos e, com isso tudo, maior número de atendimentos.

De fato, o cliente será atendido de forma mais rápida pois as dores de cabeça – ocasionadas por falhas durante o processo – serão reduzidas. Assim, o cliente não precisará esperar tanto e já conta com processos cada vez mais excelentes.

Atendimento via celular ou outros dispositivos móveis

A facilidade com que nós temos em manusear um aparelho móvel nos ajuda muito! Em suma, a interatividade no celular, por exemplo, é muito mais prática do que com cadernos. E também via outros dispositivos móveis, como o tablet.

Portanto, fica evidente que usar um aparelho móvel nos oferece muito mais praticidade na hora de fazermos o nosso atendimento ao cliente. Ainda, se considerarmos a comanda eletrônica e a possibilidade de acompanhar outras áreas de produção, as vantagens só aumentam.

Comanda eletrônica

A comanda eletrônica, como o próprio nome já diz, irá manter todo o controle e segurança da comanda por via eletrônica. Certamente deixará as coisas muito mais práticas e fáceis de se organizar – e organização, neste momento, é muito importante.

Desse modo, entre outas praticidades que um sistema para padaria pode oferecer, comandas eletrônicas podem ser requeridas. Todavia, não deixe os treinamentos de novo sistema de lado. Falaremos disso mais abaixo.

Acompanhamento das áreas de produção

Além de toda a praticidade de um sistema, uma delas, que também está inclusa, é o fato de que podemos acompanhar outras áreas de produção. Se um atendente notar um item em falta naquele momento ele poderá solicitar outro imediatamente – para a realização daquela venda – ou simplesmente dizer que o produto foi esgotado.

É, de todo modo, uma boa maneira de não oferecer aquilo que não se pode no momento, ou seja, não decepcionar o cliente.

Últimas considerações

Trocar o caderninho por algo mais moderno e tecnológico é não somente estar atualizado no mercado mas também abranger as possibilidades de crescimento de sua empresa. Com isso, você terá mais tempo, mais clientes sendo atendidos e maiores eficiências na hora de fazer as melhorias necessárias.

Evidentemente, se você quer crescer sua padaria, um sistema de gestão virou necessidade. Por tanto, não deixe de avaliar bem se essa necessidade cumpre com tudo aquilo que você realmente precisa!

E não se esqueça: sua equipe deve se manter sempre atualizada. A chegada de um novo sistema requer treinamentos que facilitem na compreensão dos usuários. Sendo assim, não deixe de questionar a respeito do treinamento pois: um sistema, por si só, não irá trabalhar sozinho.

Créditos da imagem:
Fin MacBrayne

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.