Preciso de um sistema PDV em um pequeno comércio? Quais as vantagens e desvantagens relacionadas a contratação de um sistema PDV para a minha loja?

É muito comum, que empreendedores e empresários que possuem um pequeno negócio, fiquem com dúvidas em relação ao investimento em um sistema PDV. Afinal, será que é realmente necessário contar com um sistema como este na loja?

Para responder a essa e outras dúvidas relacionadas aos sistemas PDV, a RCKY preparou este super conteúdo! Não deixe de conferir até o final, descubra as principais funcionalidades e também as vantagens e desvantagens que um sistema PDV tem a oferecer.

O que é um sistema PDV?

O sistema PDV é uma ferramenta de gestão empresarial  utilizado em empresas dos mais variados portes em suas rotinas diárias.

Se para muitos o PDV é apenas um emissor de notas fiscais, para outros, trata-se de um software e solução completa para a gestão de empresas.

A sigla PDV, significa Ponto de Venda. No entanto, é importante destacar, que já faz algum tempo que os sistemas PDVs deixaram de funcionar meramente como “máquinas registradoras informatizadas” passando a oferecer uma série de soluções que podem fazer a diferença para o sucesso de uma empresa.

Nos próximos tópicos, você conhecerá as principais vantagens e desvantagens que um sistema PDV pode oferecer e assim poderá decidir se o seu comércio precisa de uma solução como essa.

Vantagens de um sistema PDV

Conforme comentamos anteriormente, os sistemas PDVs já não atuam apenas no registro de vendas, passando a oferecer soluções completas e robustas para a gestão de negócios.

Sendo assim, é hora de conferir as vantagens que um sistema PDV tem a oferecer para o pequeno comércio.

Controle financeiro: Por meio de um sistema PDV completo, o comerciante pode manter controle e conhecer de perto as finanças da sua empresa. Com ferramentas de controle para contas a pagar e a receber, além de relatórios completos a respeito da situação financeira do negócio, sendo assim, um sistema PDV pode contribuir significativamente para o crescimento do pequeno comércio.

O tempo que o empreendedor e empresário perde checando pilhas de papéis e planilhas, é proporcional ao lucro que a empresa que não adota um sistema PDV deixa de faturar.

Na prática, um sistema PDV funciona como um verdadeiro guia para checar relatórios em tempo real e diagnosticar a saúde financeira do seu negócio.

Controle de estoque: Pré-requisito básico para o funcionamento saudável de qualquer empresa. O controle de estoque envolve inventário, entradas e saídas de mercadoria e possui conexão direta com o faturamento e lucro do seu negócio.

Conhecer as quantidades de produtos disponíveis para venda e quanto é preciso comprar no próximo pedido junto ao fornecedor, são informações essenciais para o sucesso de qualquer negócio.

Apresentar soluções para controle de estoque é mais uma das vantagens oferecidas por um sistema PDV completo.

Agilidade no atendimento: O consumidor moderno está cada vez mais exigente. Além de um ótimo atendimento, o cliente do varejo também deseja agilidade.

Nesse quesito um sistema PDV é muito importante, pois permite que a empresa registre seus pedidos e suas vendas rapidamente, sem gerar filas.

Destaca-se ainda, a importância do sistema PDV para registro e controle de todas as movimentações de uma empresa, sejam elas de entrada, saída, compra ou venda de produtos e serviços.

Emissão de notas fiscais: A emissão de notas fiscais é uma obrigatoriedade imposta pelo fisco e pela legislação brasileira para todas as empresas.

Sendo assim, empresas que deixam de emitir notas fiscais, independentemente do porte, podem enfrentar problemas sérios com o governo.

Na emissão de notas fiscais eletrônicas (NF-e) diretamente pelo sistema PDV, é possível integrar as vendas em tempo real com controles de contas a pagar e a receber, estoque, entregas e relatórios diversos sobre o negócio.

Controle de clientes: Conhecer o seu público alvo é um pré-requisito básico para fidelizar mais clientes.

Um controle de clientes eficiente é o resultado de um conjunto de estratégias que envolvem a captação de dados sobre seus clientes e ações para tornar a experiência de compra deste consumidor mais ágil e confortável possível.

Mais uma vez, destaca-se a importância do sistema PDV, desta vez, como ferramenta para gestão de clientes.

Desvantagens de um sistema PDV

Agora que já conhecemos algumas das principais vantagens de um sistema PDV, é hora de conhecer também as suas desvantagens para o pequeno comércio.

Na prática, precisamos destacar, que encontramos apenas uma possível desvantagem em relação aos sistemas PDVs, o custo.

Custo: Para muitos empresários, o custo envolvido na contratação de um sistema PDV é a principal desvantagem de um sistema como esse.

No entanto, é preciso levar em consideração que esse custo pode ser rapidamente recuperado, caso o sistema PDV venha a ser utilizado por completo e como solução para a gestão dos negócios.

A eficiência operacional e também em termos de gestão que um sistema PDV pode oferecer, justifica o investimento.

Empresas que investem em um sistema PDV e utilizam a ferramenta na gestão dos seus negócios, conseguem reduzir e otimizar custos, aumentar a eficiência operacional e conquistar posição de destaque no mercado em relação à concorrência.

Procurando um sistema PDV para o seu negócio? Conheça a RCKY

Acreditamos no potencial transformador do empreendedorismo. Sabemos que quando um empreendedor realiza seus sonhos e prospera, ele alimenta todo um ecossistema que muda para melhor a vida de centenas, milhares ou até mesmo milhões de pessoas.

Portanto queremos simplificar a vida dos empreendedores, empresários e comerciantes, minimizando a complexidade que é gerir um negócio.

Ajudamos as empresas a venderem mais em menos tempo e a contarem com uma operação mais ágil e moderna.

A soluções RCKY para empresas contribuem para que os empreendedores gerenciem informações complexas de forma fácil e intuitiva para que assim, possam tomar as decisões certas envolvendo seus negócios.

Conheça o sistema PDV da RCKY, uma solução completa para a gestão do seu negócio!

Clique aqui, entre em contato com a RCKY e conheça as nossas soluções e recursos através de uma demonstração sem compromisso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.