Um dos principais desafios de qualquer varejista é manter o ponto de venda (PDV) funcionando de forma eficiente, garantindo um bom atendimento aos consumidores, bem como a rentabilidade para o negócio. Para isso, é importante investir em ferramentas que facilitam a operação e o processo de tomada de decisão, como um software de gestão de PDV.

Caracterizado como uma ferramenta que integra processos, automatiza atividades e oferece uma visão completa do negócio para o gestor, um software de gestão de PDV promove eficiência e otimização do funcionamento do negócio, minimizando os desafios do mercado.

Quer saber como? Apresentamos, neste post, 6 motivos para você investir nesse tipo de sistema, mostrando como ele contribui para o sucesso do seu negócio. Confira!

1. Redução de erros

Um dos principais benefícios promovidos pela adoção de um software de gestão de PDV é a possibilidade de reduzir erros que comprometem a operação e a lucratividade do negócio. Isso acontece porque essa ferramenta automatiza atividades repetitivas, que tendem a apresentar falhas quando realizadas por pessoas — como contagem de inventário.

A automatização desses processos evita que erros humanos aconteçam, assim, as decisões baseadas nessas tarefas são tomadas com mais precisão. A ferramenta também realiza tudo em um tempo muito menor, aumentando a capacidade produtiva da empresa e tornando o ambiente num PDV ágil.

Além disso, um dos diferenciais do software voltado para o ponto de venda é a possibilidade de ter um sistema para a frente de caixa do negócio, garantindo que a soma das comandas e as atualizações de estoques também sejam feitas de forma mais eficiente.

2. Aumento da produtividade

Como falamos, o tempo gasto pelo software de gestão de PDV para realizar as atualizações e atividades é muito menor que o de um funcionário, assim, a produtividade do sistema é maior, garantindo mais eficiência para a empresa.

Além disso, quando os funcionários não precisam realizar atividades repetitivas, podem ser direcionados para funções mais estratégicas, que geram mais valor para o negócio — como o atendimento aos clientes.

Outro fator que aumenta a produtividade do time é a realização de funções com mais valor, de modo que os funcionários passam a se sentir motivados e engajados, uma vez que percebem sua contribuição para os resultados. Assim, a tendência é produzir mais e com qualidade superior, num PDV ágil e eficiente.

3. Automatização no processo de venda

A interface voltada para a frente do caixa do negócio permite que parte das atividades envolvidas no processo de vendas seja automatizada — como soma da comanda, cálculo de impostos, emissão de nota fiscal eletrônica (NFe) e recebimento e atualização de dados no sistema de gestão.

Além disso, algumas empresas oferecem uma versão mobile para ser usada como comanda digital pelos vendedores, permitindo que o pedido seja feito por um dispositivo móvel. Nesse modelo, os dados são atualizados automaticamente no sistema de gestão e frente de caixa, tornando o processo ainda mais eficiente.

Nesse sentido, todo o processo é feito com mais facilidade e segurança. Isso porque o sistema automatiza as atividades, integra as informações, atualiza dados e minimiza a possibilidade de que erros sejam cometidos.

4. Integração entre sistemas

Outro benefício promovido por um bom software de gestão de PDV é a possibilidade de integrar os dados dessa ferramenta com os demais sistemas utilizados para gerenciar o negócio — como um CRM ou uma plataforma de controle de fornecedores.

Para isso, é importante que o provedor do software ofereça a funcionalidade de integração, garantindo que essa atividade seja feita de forma simples e facilitada. Assim, é possível evitar frustrações ou trabalhos adicionais para o time de TI, que precisaria desenvolver a solução.

A vantagem em realizar a integração está na possibilidade de minimizar a necessidade de consultar informações em diferentes ambientes e verificar se dados que deveriam ser iguais apresentam o mesmo valor. Além disso, eles podem manter uma comunicação ativa, ou seja, os dados de um sistema podem ser usados por outro, de forma automatizada.

5. Padronização de operações

O uso do software de gestão de vendas também promove a padronização de operações dentro do negócio e criação de um PDV ágil. Isso acontece porque os processos para cada atividade são estabelecidos nos módulos da plataforma, assim, só podem ser executados da maneira determinada pela empresa.

Isso é importante para evitar erros e possíveis falhas que geram problemas para a companhia. Um exemplo disso é o preenchimento da NFe para o cliente, que deve seguir as regras estabelecidas pelo governo, caso contrário, pode gerar complicações legais para o negócio e comprometer sua lucratividade.

Assim, quando feita por um software de gestão, não há riscos de que erros manuais interfiram no processo. Além disso, esse documento pode ser enviado automaticamente para o sistema do governo, garantindo ainda mais eficiência e agilidade para a gestão do negócio.

6. Melhora na satisfação dos clientes

Por fim, todos os benefícios listados impactam não apenas a gestão do negócio, mas também a experiência do cliente e sua satisfação com a empresa. Isso porque o local se torna um PDV ágil, operando com menos erros, mais eficiência e padronização.

Assim, as frustrações, como o cálculo incorreto de comanda e a demora no atendimento ou no tempo de espera para pagar por suas compras, são minimizadas. Com isso, o varejista garante ainda mais lucratividade para o negócio, uma vez que a satisfação com a experiência de compra tende a aumentar a taxa de fidelização de clientes.

Fica evidente que um software de gestão de PDV é uma ferramenta importante para qualquer varejista, uma vez que seu uso promove benefícios que impactam diretamente o sucesso dos negócios desse mercado. Assim, sua adoção é um investimento e deve ser feita de forma estratégica.

Para isso, é importante escolher um fornecedor de qualidade, que apresente um sistema completo, com funcionalidades que atendem às necessidades do negócio e garantem as vantagens já apresentadas. Uma dica é procurar por uma empresa especializada em negócios do varejo, garantindo que a solução foi desenvolvida para solucionar e facilitar seus processos.

Agora que você já sabe como um software de gestão de PDV contribui para o sucesso do negócio, acredita que é o momento de investir nessa ferramenta para a sua empresa? Então, entre em contato conosco da RCKY, especialista no assunto, e comece o seu projeto!

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