Para ter sucesso no mercado varejista, você precisa ficar de olho nas 7 maiores tendências do comércio para os próximos anos e na medida do possível, buscar implementá-las na sua loja.

Mas, afinal, quais são as maiores tendências de acordo com pesquisas, dados e especialistas?

  • Continuidade no crescimento do e-commerce;
  • Crescimento das vendas por redes sociais;
  • Avanços do marketplaces como canais de venda;
  • Expansão do conceito e uso do omnichannel;
  • Experiências de compra cada vez mais personalizadas;
  • Uso da tecnologia para melhorar o processo de vendas;
  • Investimento cada vez maior em práticas ESG.

Neste conteúdo, vamos destacar essas tendências e apresentar indicadores que comprovam que de fato se tratam de itens que vão ditar o ritmo do mercado varejista nos próximos anos. Vale a pena conferir!

1. Continuidade no crescimento do e-commerce

Nos últimos anos, observamos um boom no e-commerce…

A conveniência das compras online, combinada com a crescente confiança dos consumidores em transações digitais, sinaliza que o e-commerce continuará a ser uma força dominante no mercado varejista.

Dados de uma pesquisa realizada pelo Euromonitor em parceria com o Google, estimam que o e-commerce brasileiro deve crescer 42% até 2025.

Diante do indicador, é importante destacar que o e-commerce não é apenas uma moda passageira, mas sim um pilar central da nova era do varejo.

As empresas que se adaptarem rapidamente e investirem em melhorar a experiência do usuário em suas plataformas digitais estarão melhor posicionadas para capitalizar sobre esse crescimento contínuo.

2. Crescimento das vendas por redes sociais

A integração entre o varejo e as redes sociais não é algo exatamente novo, mas a sua evolução e sofisticação nos últimos anos refletem uma transformação no modo como os consumidores interagem e fazem compras.

O “Social Commerce”, ou comércio realizado diretamente através de plataformas de redes sociais, tem se tornado uma das principais tendências do mercado varejista.

Em uma pesquisa da Opinion Box/Dito, com mais de 2000 entrevistados, foi possível concluir o seguinte:

  • 56% já compraram algo via WhatsApp;
  • 47% já compraram algo via Instagram;
  • 36% já compraram algo via Facebook.

Não restam dúvidas, o mercado varejista vem experimentando um crescimento significativo das vendas através das redes sociais e o crescimento deve continuar nos próximos anos.

3. Avanços do marketplaces como canais de venda

Os marketplaces, plataformas onde múltiplos vendedores podem listar e vender seus produtos, é outro pilar do comércio varejista com crescimento forte nos últimos anos.

Na prática, os marketplaces conseguiram redefinir o cenário do varejo, tornando-se uma das estratégias mais eficazes e dinâmicas para a comercialização de produtos.

Os indicadores são impressionantes, mas atualmente, 95% dos consumidores que compram online utilizam marketplaces.

Diante desse cenário, o crescimento contínuo das vendas através de marketplaces é uma das principais tendências para os próximos anos.

4. Expansão do conceito e uso do omnichannel

Em uma época onde os consumidores estão cada vez mais conectados e esperam experiências de compra práticas e integradas, o conceito de omnichannel tornou-se fundamental para o sucesso do mercado varejista.

O termo “omnichannel” está relacionado com a integração harmoniosa de múltiplos canais de venda e interação, garantindo que o cliente tenha uma experiência positiva, seja comprando online, por aplicativo, por telefone ou em uma loja física.

Confira alguns dados do Euromonitor que reforçam essa importante tendência:

  • Pesquisar na loja física e comprar na internet: 87%;
  • Pesquisar na internet e compra na loja física: 80%;
  • Comprar online e retirar na loja física: 78%;
  • Conversar com um atendente na loja física e comprar pela internet: 70%;
  • Comprar na loja física e pedir para entregar em casa: 68%;
  • Conversar com um atendente virtual e comprar na loja física: 43%.

5. Experiências de compra cada vez mais personalizadas

Em um mercado altamente competitivo, a capacidade de se destacar e criar conexões significativas com os consumidores tornou-se fundamental.

Uma das maneiras mais eficazes de atingir esse objetivo é através da personalização da experiência de compra.

Por sinal, oferecer experiências personalizadas não é apenas uma estratégia de marketing, mas um reflexo de consumidores cada vez mais exigentes.

Segundo uma pesquisa de tendências do varejo para 2023 da Opinion Box/Dito, 72% dos consumidores esperam que as marcas os reconheçam como indivíduos únicos e ofereçam uma experiência de compra personalizada.

Confira outros dados importantes da pesquisa:

  • 73% dos clientes preferem comprar de marcas com as quais já tiveram experiências personalizadas;
  • 75% indicam marcas que oferecem experiências personalizadas;
  • 69% preferem empresas que oferecem atendimento personalizado.

6. Uso da tecnologia para melhorar o processo de vendas

Dando sequência às principais tendências do mercado varejista, temos o uso da tecnologia para melhorar o processo de vendas.

A tecnologia vem sendo um importante catalisador de transformações sem precedentes no mundo do varejo.

Na prática, ela redefiniu os métodos tradicionais de venda e trouxe consigo novas possibilidades.

O uso inteligente da tecnologia não só tem o potencial de aprimorar o processo de vendas, mas também de enriquecer a experiência do cliente.

Confira alguns indicadores que comprovam isso:

  • 56% já usaram QR Code;
  • 53% já usaram carteiras digitais de pagamento;
  • 30% já usaram chatbots de atendimento.

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7. Investimento cada vez maior em práticas ESG

Por fim, quando o assunto são tendências do mercado varejista, é preciso reconhecer um investimento cada vez maior em práticas ESG.

Em meio a crescentes demandas dos consumidores, investidores e partes interessadas por um compromisso genuíno com questões sociais, ambientais e de governança, o foco em práticas ESG tornou-se uma tendência do mercado varejista.

Atualmente boa parte dos consumidores já preferem se conectar e comprar de empresas que demonstram compromisso com o meio ambiente e com causas sociais.

Diante disso e das demais tendências apresentadas ao longo do conteúdo, o que você tem feito ou pretende fazer para que a sua loja seja beneficiada?

Que tal começar investindo em tecnologia para melhorar a qualidade do atendimento e os processos da sua loja?

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Boas Venda$!

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