Para manter um estabelecimento na área de alimentos funcionando com sucesso, é fundamental realizar uma boa gestão financeira, acompanhando e tomando decisões com base em indicadores de performance. Entre eles, um dos mais importantes é o ticket médio do restaurante.

Usado para avaliar a eficiência das vendas, o ticket médio ajuda o proprietário a entender seus resultados e criar estratégias para otimizar o desempenho de seu negócio — como mudança no cardápio, precificação, equipe ou ações de comunicação, por exemplo.

Pensando nisso, colocamos abaixo as principais informações sobre esse indicador, mostrando como otimizar o ticket médio em seu estabelecimento. Confira!

O que é ticket médio?

De forma simples, é o valor gasto em média numa transação. No restaurante, ele indica o quanto os clientes consomem em média em cada visita dentro de um período específico — dia, semana, mês, semestre etc. Seu cálculo é feito da seguinte forma:

Ticket médio = valor da receita no período/número de visitas

Nesse sentido, se dentro de uma semana um restaurante faturou 15 mil reais e realizou 300 vendas, o ticket médio do período foi de R$50,00, ou seja, em média, esse é o valor gasto por cliente em suas visitas ao estabelecimento.

Por que esse indicador é importante?

Esse indicador pode ser avaliado de diferentes formas, permitindo que os comerciantes entendam o ticket médio gerado por clientes específicos, funcionários, itens do cardápio ou áreas do restaurante, como bar e mesas.

Sendo assim, ele se torna uma ferramenta fundamental para compreender o desempenho do negócio, bem como o sucesso do seu cardápio, atendimento, ações de marketing e promoções de vendas.

Realizando sua análise, o proprietário pode tomar melhores decisões e investir em práticas que visam ao aumento do ticket médio, o que, consequentemente, otimiza sua lucratividade e saúde financeira.

Como aumentar o ticket médio do restaurante?

Existe uma série de práticas que ajudam a aumentar o ticket médio do restaurante. Abaixo, listamos as 4 principais. Veja!

1. Ofereça acompanhamentos

Uma forma de aumentar o consumo dos clientes é oferecendo acompanhamentos para os seus pedidos. O ideal é sempre ter opções que combinam com os principais pratos e complementos, como saladas, sopas e aperitivos. Sugerir o consumo de bebidas e sobremesas também é importante.

2. Tenha um cartão fidelidade

Um cartão fidelidade incentiva o retorno de clientes ao local e o aumento do consumo de itens específicos — normalmente de médio ou maior valor — motivados pela chance de ganhar benefícios, como sobremesa grátis ou itens adicionais. Essa prática também tende a aumentar a satisfação dos clientes.

3. Crie promoções

Outra prática importante para incentivar o consumo é criando promoções, como sorteios e ganho de brindes condicionados a um gasto mínimo durante a visita — por exemplo, se o ticket médio é de R$50,00, a promoção pode exigir um consumo de R$60,00, algo que os clientes fiquem confortáveis em pagar.

4. Treine os funcionários

Por fim, treinar os funcionários para que eles ofereçam um atendimento de qualidade e direcionado para o consumo é fundamental. Os garçons devem ter um roteiro claro de como introduzir sugestões interessantes e adequadas, como bebidas, sobremesa e acompanhamentos.

Essas são as principais formas de aumentar esse indicador no seu restaurante. Não se esqueça de avaliar os resultados de diferentes formas e períodos, tendo informações completas sobre o desempenho do negócio para tomar melhores decisões.

Agora que você já sabe como aumentar o ticket médio do restaurante, confira os principais motivos para contratar um sistema de gestão e melhorar ainda mais os resultados do seu negócio!

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