O que fazer para atrair clientes para estabelecimentos do ramo alimentício como lanchonetes, bares, restaurantes padarias e pizzarias?

Existem alguns truques que pouca gente conhece, mas que quando colocados em prática, podem aumentar consideravelmente o número de clientes, pedidos e até mesmo o ticket médio desses estabelecimentos.

Nesse artigo, detalharemos 5 desses truques, portanto, se você deseja realmente descobrir o que fazer para atrair clientes recomendamos que você continue por aqui!

1.Não utilizar o cifrão nos preços

Você já reparou que alguns estabelecimentos, principalmente aqueles que trabalham com cardápios, não utilizam o símbolo de cifrão nos seus preços? Talvez você nunca tenha se atentado a isso, portanto passe a observar esse detalhe sempre que estiver com um menu em mãos. Você perceberá que realmente alguns cardápios apresentam preços sem o famoso “R$”. Curioso não é mesmo? Mas, existe uma explicação e um bom motivo para isso.

Pesquisadores da Escola de Administração Hoteleira da Universidade de Cornell realizaram um pesquisa e descobriram que clientes de restaurantes com cardápios sem símbolos de cifrão gastavam e consumiam mais do que aqueles que frequentam restaurantes que tinham símbolos de cifrão no cardápio.

Para os pesquisadores, o simbolo de cifrão está relacionado com a ideia de despesa, custo e que por isso, mesmo que de forma inconsciente, os clientes acabam consumindo menos. Pelo que parece o cifrão nos leva, a pensar que estamos gastando mais.

Sendo assim, o simples fato de não utilizar cifrões, pode ser uma boa técnica para aqueles que procuram atrair mais clientes.

2.Disponibilizar a descrição completa dos produtos no cardápio

Pesquisas da Cornell University também chegaram a uma outra conclusão muito interessante em relação aos cardápios. Segundo os pesquisadores, um cardápio que além do nome dos pratos contenha a descrição dos produtos vende 27% a mais do que menus comuns.

Outro fator curioso, e que costuma atrair clientes é a menção a ingredientes de grandes marcas na composição do cardápio. Podemos observar um exemplo desse truque e que aparentemente vem dando muito certo no Mcdonald’s, por exemplo.

Dentre os produtos comercializados pela rede de fast food, temos o tradicional sorvete de casquinha. No entanto, temos também o McFlurry que, na verdade, é o mesmo sorvete utilizado nas casquinhas, porém com um algo a mais que é muito especial para os clientes!

Em geral, o Mcdonald’s comercializa esse de tipo de sorvete em sabores como Oreo, Kit Kat, Sonho de Valsa e alguns outros, adicionando um pouco dos respectivos produtos no sorvete e adicionando também uma grande vontade de saborear nos clientes!

Com o uso de marcas renomadas no seu produto, o Mcdonald’s consegue atrair mais clientes, chamando a atenção das pessoas e reforçando que o produto em questão provavelmente é muito bom!

Parece que descrever cardápios e também citar ingredientes de marcas famosas pode ser um bom truque para vender mais!

Portanto, se até mesmo uma grande rede de fast food utiliza essa técnica, porque você também não a utilizaria no seu negócio? Se você realmente está disposto a descobrir o que fazer para atrair clientes vale a pena tentar, não é mesmo?

3.Não utilizar valores “quebrados”

Você sabia que utilizar números “quebrados”, como por exemplo R$ 9,99, pode passar para seus clientes uma ideia de alto valor, quando é exatamente o que você não pretende?

Pelo menos é o que afirmam os mais renomados designers de menus. Eles acreditam que preços inteiros como R$ 9,90 ou simplesmente R$ 10 (sem casas decimais) tornam o visual do cardápio mais limpo e também mais amigável aos clientes.

Por falar em designers, é sempre bom escolher um bom profissional para elaborar os cardápios do seu estabelecimento. Afinal, um cardápio de fácil leitura, bonito e bem organizado também é muito importante para atrair mais clientes e ajudar a aumentar o ticket médio das vendas.

4.Associar a refeição à ideia familiar

Você gosta da comida preparada pela sua avó ou então pela sua mãe? Apostamos que sim, pelo menos na maioria dos casos!

Em geral, gostamos da comida preparada pelos nossos familiares e temos um bom apreço por elas. Sabendo disso, muitos restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos do ramo alimentício usam um truque psicológico, apelando para o emocional dos clientes. Quer saber como?

Provavelmente, você já encontrou por aí, cardápios que traziam itens como a “Macarronada da Mama” ou o “Filé do Tio”. No entanto, o que parece ser apenas um nome bacana, tem um algo a mais!

Como a maior parte das pessoas gosta dos pratos preparados pelos seus familiares mais próximos, os estabelecimentos do ramo alimentício procuram tirar algum proveito disso, ligando seus pratos a ideia de família.

O artifício faz o nosso psicológico e inconsciente optar muitas vezes pelo produto em questão, simplesmente por causa das memórias familiares. Mais um truque curioso não é mesmo? Portanto, se você estava aí se perguntando o que fazer para atrair clientes, essa pode ser uma boa dica ou melhor, truque!

5.Usar termos étnicos para parecer mais autêntico

Por fim, chegamos ao quinto e último truque a ser mencionado aqui no artigo, que por sinal, também utiliza de artifícios ligados ao inconsciente e emocional dos clientes, o uso de termos étnicos.

De acordo com um experimento realizado pela Oxford, o uso de termos étnicos ou geográficos pode atrair a atenção do consumidor para o tipo de comida daquele local, relembrando sabores e texturas.

Pelo que parece, pensar em “o que fazer para atrair mais clientes” não está para amadores!

Gostou dos nossos truques para atrair mais clientes? Então, não deixe de continuar acompanhando o blog da RCKY para ter acesso a outros assuntos de grande relevância e interesse para os seus negócios!

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