Fazer o controle de caixa é de extrema importância para todos os tipos de negócios, independentemente do seu segmento. Falando particularmente do comércio varejista, fazer um planejamento financeiro ajuda a cuidar da saúde financeira, assim como garante a prosperidade do empreendimento.

Registrar as entradas, saídas, receitas e despesas do estabelecimento faz com que se tenha uma gestão mais eficiente, além de ser imprescindível para a vida financeira dos negócios. Quando se tem tudo isso bem organizado, é mais fácil abrir filiais e ver o crescimento da empresa.

Nessa era tecnológica, fazer um planejamento financeiro com softwares e aplicativos facilita a vida do empresário, funcionários, clientes e da própria empresa. Portanto, automatizar a gestão administrativa e financeira é necessário, principalmente, quando se almeja sair do anonimato.

Mas, isso não é tudo. Existem inúmeros benefícios para os negócios que automatizam sua gestão e utilizam um sistema de controle de caixa adequado e que supra as suas necessidades. Vamos apresentar 10 deles para você. Acompanhe conosco e tome a decisão certa!

Entenda o que é o controle de caixa

Controle de caixa é a gestão de todas as despesas e receitas do negócio, a organização de entradas e saídas de recursos da empresa. Antigamente, era feita pelos empresários em papéis e agendas, passando por planilhas eletrônicas, mas hoje em dia são utilizados softwares e aplicativos especializados.

A maioria deles é bem intuitiva, não apresentando dificuldades em sua utilização. Além disso, esses sistemas são mais eficazes, impedindo que erros possam prejudicar as finanças da empresa. Isso dá mais tranquilidade para os empresários e também para os funcionários que operam o fluxo de caixa.

O controle de caixa é muito importante porque é ele que controla os bens da empresa. Se for feita de forma correta, permite calcular com antecedência os lucros e prejuízos dos negócios, possibilitando uma tomada de decisões mais precisa para que a vida financeira entre nos eixos.

Por isso, é necessário que o empresário tenha um fluxo de caixa desde o começo dos negócios, registrando minuciosamente todos os movimentos financeiros. Assim, são evitados prejuízos e falências por falta de um controle efetivo.

Veja 10 vantagens da automação no processo de controle de caixa

Existem inúmeros benefícios que podem facilmente convencê-lo de que a automação no processo de controle de caixa é a melhor opção para a sua empresa. Se você realmente se importa com o futuro dos seus negócios, fique atento a todos eles!

1. Maior rapidez nos processos

Utilizando um sistema de controle de caixa você terá uma gestão mais eficiente, permitindo uma tomada de decisão automática referente ao seu fluxo de caixa. Relatórios e gráficos podem ser obtidos instantaneamente.

2. Mais segurança

Automatizando esse processo, os resultados de controle de caixa serão mais seguros e eficazes. Você não precisará refazer os cálculos sempre que tiver dúvidas, pois o sistema é totalmente confiável.

3. Alinhamento dos processos

Nada melhor do que ter o sistema financeiro, administrativo e todos os outros devidamente alinhados e sincronizados, permitindo uma gestão geral de toda a empresa. Um bom sistema de controle de caixa pode fazer tudo isso por você.

 

 

4. Controle de receitas e despesas

Você terá aos seus olhos tudo o que entra e sai da empresa, permitindo cortar custos desnecessários e investir em recursos que são realmente úteis para que os negócios tenham uma saúde financeira plena.

5. Economia de custos

Optando por um sistema que se adapte às suas necessidades, você será capaz de economizar, evitando a aquisição de recursos desnecessários e fazendo com que seus funcionários percam menos tempo nos processos.

6. Eficácia no controle dos recursos da empresa

O controle de caixa também é responsável pela gestão de estoque. Isso significa que, com um sistema funcionando corretamente, sua empresa apenas investirá naquilo que é realmente necessário.

7. Acesso fácil aos dados

Todos os dados da sua empresa ficarão armazenados em um só lugar, permitindo uma acessibilidade rápida e precisa a tudo o que for necessário. Os responsáveis poderão consultar rapidamente não só despesas e receitas, mas também pagamentos, dados bancários, entre outros.

8. Planejamento financeiro mais consolidado

Com a automação dos processos de controle de caixa haverá mais reconhecimento de despesas e o planejamento financeiro será mais eficiente e consolidado, permitindo enviar esses dados para o contador responsável por sua empresa.

9. Relatórios e gráficos precisos

A maioria dos sistemas para controle de caixa traz a funcionalidade de relatórios e gráficos que podem ser obtidos a qualquer momento. Eles são importantes para o controle do empresário e do contador, principalmente no fechamento de cada mês.

10. Visão da realidade

O controle de caixa, quando feito de forma correta, permite a visão da realidade da empresa sem interferência, já que todos os dados são lançados em tempo real e no valor exato. Assim, ele passará a mostrar como está a sua empresa, permitindo que você tome as providências necessárias.

Saiba qual o custo x benefício da implantação de um sistema de controle de caixa

A implantação de um sistema de controle de caixa costuma ter um custo não muito alto se comparado aos benefícios que ele traz para a sua empresa. As vantagens que se consegue com um software/aplicativo para esse fim são muito maiores que os valores gastos com ele. É importante que o empresário não pense somente no dinheiro que está sendo investido, mas nos benefícios obtidos a médio e longo prazo. Depois de algum tempo, o custo x benefício será relativamente baixo.

Depois de avaliar as vantagens oferecidas por soluções de fluxo e controle de caixa, é hora de se decidir por um sistema consistente e que facilitará o dia a dia de todos os funcionários e clientes da empresa. Conversando com um consultor qualificado de empresa especializada em sistemas desse tipo, é possível encontrar uma solução que beneficie e satisfaça a todos. Mas, lembre-se de procurar uma empresa séria e que saiba o que está oferecendo ao seu cliente.

Caso você ainda tenha dúvidas ou sugestões a respeito de controle de caixa e soluções para esse fim, entre em contato com a RCKY que vamos ajudá-lo a tomar a decisão certa para que a sua empresa se sobressaia entre os concorrentes, crescendo cada vez mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.