Vivemos numa época em que perdas não são mais aceitáveis — seja de tempo, de matérias-primas ou de produtos no estoque. Isso porque o nível de competitividade entre as empresas está extremamente acirrado, necessitando de decisões certeiras e bem planejadas. Por isso, a gestão estratégica de compras é fundamental no comércio.

Com o objetivo de auxiliar você nessa empreitada, elaboramos este post com dicas imperdíveis. Quer se manter na vanguarda em seu setor? Continue a leitura!

Descubra a importância da gestão estratégica de compras

Empresários de sucesso planejam suas ações por meio de métodos que contam com bons retornos sobre o investimento, o chamado ROI. Para economizar e ainda oferecer produtos e serviços de qualidade, nada melhor do que uma gestão inteligente.

Com ela, é possível criar estratégias que contribuirão com a lucratividade do seu negócio, melhorando o fluxo de caixa e também todos os setores da sua empresa. Para isso, nada melhor do que colocar em prática atitudes administrativas com foco no desenvolvimento do seu comércio. Vamos a elas.

Faça um controle de entradas e saídas

Trata-se de uma atitude quase que primária em qualquer negócio, independentemente do ramo de atuação. Ao fazer um planejamento financeiro, sempre haverá a necessidade de um controle de entradas e saídas de mercadorias, assim como de dinheiro.

Nesse quesito, a automação é essencial para os números trabalharem a seu favor. Ao saber corretamente tudo o que está acontecendo em seu negócio, as chances de ser surpreendido por um imprevisto diminuem consideravelmente.

Programe as compras

No comércio, é preciso ficar atento aos sinais do mercado. Existem momentos de sazonalidade de alguns produtos e também de aquecimento nas vendas. Ao realizar uma programação das suas compras, você certamente vai evitar perdas financeiras.

Além disso, a organização faz com que você coloque vencimentos em datas propícias e também de acordo com o seu fluxo de caixa. E ainda contribui para compras mais robustas ou menores, sempre com o intuito de ganhar competitividade por meio da negociação dos valores junto aos fornecedores.

Controle o estoque

O estoque é uma área que sempre destina sinalizadores com relação à saúde financeira do estabelecimento comercial. É nele que pode ganhar preços, melhorar a lucratividade ou amargurar perdas, se não houver uma gestão estratégica. Por isso, a instalação de um software de controle é fundamental para melhorar os seus índices.

Ao realizar uma verificação mais apurada, você consegue evitar perdas de materiais devido ao prazo de validade ou até mesmo pelo fato de o produto ter saído de linha ou do gosto dos clientes. O controle é importante ainda para mensurar estatísticas que ajudarão na tomada de decisões.

Capacite os colaboradores

A capacitação dos funcionários é o pilar de uma gestão estratégica de compras, pois o fator humano sempre participará de uma negociação. Afinal, os relacionamentos ainda não se automatizaram totalmente, e a exigência de um olhar analítico sempre se faz necessária.

Com colaboradores sempre bem treinados e atualizados, o seu comércio vai contar com pessoas que sabem dar conta das suas funções, evitando retrabalhos e até mesmo uma nova negociação com determinado fornecedor.

Portanto, como você pôde perceber, a gestão estratégica de compras é um aspecto que não pode ficar de fora da administração do seu comércio. Afinal, quem perde a rédea do negócio corre o sério risco de ver as vendas despencarem. Então, nada melhor do que sempre privar pela organização operacional.

E aí, o nosso post foi útil? Quer aprender mais para desbancar a concorrência? Então conheça agora 7 dicas para alavancar o sucesso por meio da negociação com os fornecedores!

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