Apesar da crise financeira no país, agravada pela pandemia, o fim de ano ainda sim, será um período de faturar. Por isso, no post de hoje, listamos as melhores dicas de como vender mais nesse fim de ano.

Com o décimo-terceiro salário caindo na conta da classe trabalhadora, as pessoas pretendem além de comprar presentes, abastecerem a geladeira para o fim do ano.

Sendo assim, para você que tem uma adega, basta colocar o seu produto diante dos olhos do cliente em potencial.

Por isso, para que possa aproveitar o fim de ano para aumentar o faturamento, apresentamos aqui 7 dicas para a sua adega vender mais nesse fim de ano.

Então, leia até o final para não perder nenhuma dica importante!

1 – Faça promoções sob medida

Não vá correndo baixar os seus preços. Afinal de contas, promoção é mais que isso! Caso você reduza o preço demais do seu vinho, afastará uma clientela que poderia ser convertida em consumidores recorrentes.

Portanto, conheça bem sua margem de lucro e ofereça um preço acessível, respeitando o valor do seu produto.

São diversas as possibilidades existentes. Você pode, por exemplo, vender três produtos pelo preço de dois.

Também é possível criar programas de fidelidade, ou mesmo clubes de assinantes, que paguem mensalmente para receber vinhos, cervejas, e outras bebidas sob medida.

Enfim, o que não faltam são formas de garantir uma boa promoção para os clientes. Mas sem perder a sua margem de lucro.

2 – Se atente para a organização de estoque

Existem duas coisas que afastam o consumidor digital: entrega demorada e frete caro. Portanto, administre bem o seu estoque, para não fazer o seu cliente esperar o verão se tornar insuportável, para só depois receber sua cerveja gelada.

Prepare o seu estoque. Afinal, fim de ano é época de vender ainda mais. Entretanto, respeite o seu planejamento, e analise o desempenho do mesmo período do ano anterior.

Assim, você evita passar o réveillon com centenas de garrafas encalhadas no estoque.

3 – Se aproxime dos fornecedores e reduza custos

O desconto que você dá aos clientes, é aquele que você conquistou. Aproxime-se de seus fornecedores, e obtenha descontos. Desse modo, você terá uma margem de redução de preços, e poderá realizar promoções mais qualificadas.

Aliás, estamos numa época propícia ao e-commerce. No entanto, a internet está repleta de empresas em busca do sucesso. Contudo, você não pode ser só mais um, é preciso se diferenciar. Portanto, esteja próximo ao fornecedor para ter novidades, e com a finalidade de conseguir reduzir seus custos.

Além disso, busque também sempre automatizar seu negócio. Além de usar as informações oferecidas pelas mídias para vender e divulgar sua marca.

Do mesmo modo, aproxime-se também das transportadoras. Assim, talvez você tenha a possibilidade de oferecer frete grátis para os clientes. Isso fará total diferença.

4 – Torne o seu negócio atraente

A atratividade é a base da nossa sociedade. Afinal, todos querem atrair atenção para si. A percepção que funciona para o cidadão comum, é mais importante ainda para uma empresa. Sendo assim, para vender mais, é preciso atrair, é necessário despertar o desejo do cliente. Mas, como fazer isso?

1 – Lojas Físicas

Estamos vivendo uma pandemia, sendo assim, para vender mais, as lojas físicas precisarão focar em eficiência e criatividade:

  • Mude o layout da vitrine;
  • Dê destaque aos produtos mais conhecidos, e naqueles com margem de lucro maior;
  • Ressalte suas promoções,
  • Crie um ambiente irresistível na sua loja.

2 – Lojas virtuais

Você até pode vender pelo Instagram, mas também é interessante que diversifique suas plataformas de venda, recebimento e divulgação.

Uma ideia é a criação de hotsites (sites especiais para uma promoção) e landing pages (páginas dentro de sua loja virtual, dedicadas a um produto ou serviço específico).

Crie uma campanha especial para esse fim de ano, mas crie também um cenário de escassez anterior. Isso, com certeza, te ajudará a vender mais nesse fim de ano.

5 – Mantenha os funcionários preparados

O cliente de uma adega é imprevisível. Pode ser exigente, um consumidor com um pouco de conhecimento e muita curiosidade, assim como também pode aparecer alguém que só quer comprar um presente mais elegante.

A sua equipe deve estar pronta para as seguintes necessidades:

  • Saber atender;
  • Responder;
  • Saber entender;
  • Vender,
  • Saber conquistar.

Com esses saberes consolidados, a sua equipe irá te fazer faturar no fim de ano e conquistar clientes que seguirão comprando da sua adega.

6 – Invista no pós-venda

O pós-venda pode ser um calcanhar de Aquiles. Então, não deixe que seja o ponto fraco da sua adega. Uma loja de sucesso não vende só uma vez. O cliente tem que consumir, esgotar o produto, e voltar para comprar novamente.

Como estamos numa época de presentes, prepare-se para efetuar trocas também. Não seja negativo, aproveite para adotar estratégias de upselling, estimulando o cliente a trocar o produto por outro de melhor qualidade, mas com o preço mais elevado.

7 – Fidelize seus clientes

O fim de ano é uma época de faturar o suficiente para corrigir a rota de um ano ruim. E para ganhar fôlego para os desafios futuros.

Não pense em reais faturados. Enfim, pense que fazer com que a maioria dos compradores de dezembro, comprem também em janeiro.

Atente-se para a sua concorrência, benchmarking é essencial. Às vezes, a gente não reconhece o potencial de algum produto, mas a loja do lado está lucrando através dele. Então, entenda os hábitos de consumo e a moda.

Por exemplo, imagine que já é verão e o vinho rosé está na moda. Sendo assim, vale investir nele para que as festas de réveillon tenham a marca da sua loja.

Imagine também, o quanto é alto o consumo de cerveja em festas de Reveillon, pense o quanto pode ser interessante criar combos e promoções com descontos progressivos, quanto mais o cliente leva, menos ele paga.

Conquiste seus clientes

O dinheiro que entra hoje é importante. Mas, melhor ainda é o mesmo cliente de agora, seguir como um bom comprador ao longo do novo ano se inicia. Entregue o melhor produto e ofereça o melhor serviço. Afinal, isso sempre funciona!

Faça promoções para fortalecer o nome da sua adega, não deixe o desespero ou a ansiedade guiarem as suas atitudes. Conquiste os seus clientes, aprenda a vender mais, e volte aqui para nos contar a sua história de sucesso!

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