Em um mundo globalizado e extremamente conectado como o nosso, todo e qualquer negócio que pretenda se destacar mais, precisa trabalhar com vendas online.

No entanto, muitos empreendedores decidem começar um negócio online sem antes estruturarem uma boa estratégia, por conta disso, os seus planos e resultados acabam sendo frustrados.

Pensando nisso, resolvemos escrever sobre 12 dicas para você começar agora mesmo a vender online, do jeito certo e sem sufoco. Vamos lá?

1.Decida o que você vai vender de maneira clara

A primeira coisa que o empreendedor deve fazer é decidir aquilo que ele irá vender. Isso pode parecer básico, mas a falta de foco pode decretar o fim de um negócio.

Isso porque, quando o empreendedor tenta vender muitas coisas diferentes, ele pode gerar problemas de falta de confiabilidade e também de estoque.

Dependendo do tipo de produto, se ele não deixar o estoque logo, ele pode estragar ou perder a validade. Por isso planejar o que será vendido é fundamental.

2.Escolha os seus parceiros

Não é possível fazer vendas online sem possuir parceiros. Sejam eles fornecedores de produtos, colaboradores diretos e indiretos ou prestadores de serviço.

Saber escolher bem quem estará ao lado da sua empresa para ajudá-la a crescer de forma sustentável e lucrativa é algo muito importante. Analise bem as suas opções.

3.Crie um bom nome para o seu negócio

Existem empresas que prestam um bom serviço, algumas vezes até excelente. No entanto, não são conhecidas por uma série de fatores. Uma razão possível é o seu nome.

Se existe uma regra que deva ser seguida para nomear uma empresa, é o fato que nomes mais simples são lembrados mais facilmente, o que ajudará nas vendas online.

4.Regularize sua empresa

Algo que também é fundamental é a regularização da empresa. Achar que você pode sair vendendo de qualquer jeito, sem emitir nota fiscal, por exemplo, não vai dar certo.

Um negócio regularizado transmite muito mais confiança aos seus clientes e consegue muito mais oportunidades de escalar e aumentar o seu faturamento.

Em todo caso, para regularizar as suas vendas online é recomendável que o empresário procure uma contabilidade especializada em negócios online.

5.Desenvolva uma identidade visual impactante

A identidade visual de qualquer negócio tem muito a ver também com marketing. As pessoas gostam de saber que estão comprando de uma marca.

Essa marca, por sua vez, precisa ser muito bem desenvolvida em todos os aspectos do seu negócio. Desde a loja, pelo o site e até as embalagens do produto.

6.Escolha uma plataforma ou crie uma loja

A dica fundamental para fazer vendas online. A escolha da plataforma que você vai utilizar é de suma importância, porque cada plataforma tem as suas características, prós e contras.

Também há a possibilidade de desenvolver uma plataforma própria, o que pode ser oneroso, mas com a vantagem de atender exatamente às necessidades do negócio.

Se você ainda não pode investir em uma loja online, comece nas redes sociais!

7.Desenvolva a logística de envio

Não dá para vender online sem ter uma logística de envio muito bem operacionalizada, sendo isso, algo que pode sim ser terceirizado por outros serviços.

Por outro lado, dependendo das distâncias que os seus produtos terão que percorrer, pode ser interessante investir em uma infraestrutura própria para o envio das mercadorias.

8.Investa em diversas formas de pagamento

Quanto mais formas de pagamento um negócio é capaz de aceitar e processar, mais oportunidades ele irá ter com seus clientes e possíveis clientes.

O fato é que existem várias formas de pagamento diferentes que podem ser usadas para processar vendas online. Oferecer cartão de crédito e boleto, é o básico, e imprescindível.

Por outro lado, hoje em dia as pessoas estão cada vez mais usando o PIX. Oferecer essa opção pode se tratar de uma ótima oportunidade para fazer mais vendas online.

9.Aposte no marketing digital

Como estamos falando de vendas online, não dá para fugir do assunto Marketing Digital. Hoje qualquer tipo de negócio, inclusive os tradicionais, podem usufruir dos seus benefícios.

Duas das principais vantagens do marketing digital se resumem em acessibilidade e eficiência. Com um investimento bem menor do que o marketing tradicional já dá para ver resultados.

Em todo caso, pode ser interesse pedir ajuda de profissionais ou até mesmo de uma agência de marketing.

10.Invista em presença online

Para operacionalizar vendas online e ter sucesso com o seu negócio, além de investir no marketing digital, também é necessário criar uma sólida presença online.

Na realidade, ambos os assuntos estão interligados. Afinal, é usando as estratégias e técnicas do marketing digital que é possível criar presença online.

A presença online, por sua vez, inclui, mas não se limita apenas em:

  • Estar presente nas redes sociais e ser ativo;
  • Ter um domínio próprio e investir em criação de conteúdo.

É preciso criar estratégias criativas, estar atento as novidades e tendências, e estar sempre de olho na concorrência, e no que o mercado espera, além de conhecer profundamente o seu público alvo.

11.Venda uma solução ao invés de um produto

Vender uma solução é muito mais eficaz do que vender um produto. Produtos são vendidos por qualquer um. Soluções, apenas por especialistas. No entanto, é importante destacar o que é uma solução.

Soluções são produtos que proporcionam uma experiência e tem um contexto.

As soluções não são vendidas para qualquer pessoa, apenas para as pessoas certas que realmente necessitam dela.

12.Não se esqueça do pós-venda

Por fim, algo fundamental que muitas empresas esquecem: pós-venda. O poder do pós-venda é muito grande, pois garante uma fidelização eficaz para transformar seus clientes em compradores fieis.

Isso acontece porque quando uma empresa se importa em saber se a experiência que o cliente teve com ela foi boa, esse cliente tende a voltar a fazer negócio.

No melhor dos casos, além de voltar a fazer negócio, o cliente ainda indica a empresa. Por sinal, trabalhar para receber indicações é o melhor tipo de estratégia de marketing.

Gostou das nossas dicas? Continue acompanhando o Blog da RCKY.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.