Você sabe como fazer vendas online? Ao contrário do que muitos pensam, é necessário planejamento e muito trabalho para conseguir ser bem-sucedido vendendo pela internet.

Por outro lado, as vantagens de se fazer vendas online são muito grandes…

Pensando nisso, hoje a RCKY decidiu criar este artigo explicando os 7 passos para quem está começando no ramo dos negócios digitais.

1. Fique atento a todas às etapas

É fundamental ter um bom planejamento que leve em conta todos os detalhes.

Ou seja, o processo de vendas, precisa ser muito bem estruturado e deve incluir desde a etapa de aquisição do cliente até o pós-venda.

Dependendo do tipo de produto que se quer vender, é fundamental que as suas informações sejam destacadas de forma positiva para atrair a atenção dos consumidores.

Como esse produto será entregue, a forma como o cliente irá pagar por ele e os canais de venda pelos quais o produto será vendido também é muito importante.

Algo que pode ajudar o empreendedor com essa organização é um plano de negócios.

A questão é que, por questões jurídicas e tributárias, a melhor forma de fazer vendas online é com um CNPJ.

Em outras palavras, com uma personalidade jurídica, que deve ser tratada como empresa.

2. Defina um ou mais canais de venda

O empreendedor pode escolher ter um ou mesmo mais de um canal de venda.

O tipo de canal de venda escolhido deve ser definido analisando as características do que se quer vender e também do público-alvo que se quer atingir.

Muitos empreendedores possuem sites próprios que funcionam como landing pages, e que direcionam o comprador para o check out, em um site onde o produto está hospedado.

Outros, no entanto, trabalham com suas lojas online usando o espaço de um marketplace…

Marketplaces são sites que agregam diferentes negócios e lojas em um local usando um único tráfego.

3. Entregue uma boa experiência ao cliente

A experiência do cliente ao fazer uma compra online é o que irá, no fim das contas, decidir se vale a pena ou não adquirir aquele produto que ele almeja.

Portanto, para se fazer vendas online com eficiência, é muito importante considerar os seguintes pontos:

  • Experiência de navegação: Navegar em um site deve ser fácil, intuitivo e rápido, levando o consumidor ao local que ele deve chegar;
  • Qualidade das imagens e informações: As imagens devem ter boa resolução e serem leves e as informações confiáveis;
  • Fluxo de compra: Quanto mais simples e direto for o fluxo de compra, maiores as chances de se fechar uma venda;
  • Atendimento ao cliente: O atendimento deve ser sempre respeitoso e solícito, respondendo a todas as dúvidas do comprador.

4. Certifique-se da segurança do processo de compra

Nem sempre fazer compras online é algo seguro. Existem muitas questões de segurança que devem ser vistas e analisadas. Algo que pode ser feito é ativar os certificados dos sites.

Sites com tecnologia de criptografia das informações a ele fornecidas são verificados e exibem um certificado de segurança, garantindo que todo dado inserido está seguro.

Inclusive, é muito importante verificar a segurança do processo de compras com o desenvolvedor do site ou gerente da plataforma, afinal, o vazamento de dados não é incomum.

5. Esteja presente nas redes sociais

Para fazer vendas online é necessário ter público. Para conseguir público, é preciso ser visto e fazer propaganda. E como se faz para ser visto? Usando redes sociais.

A maioria das pessoas do planeta estão hoje presentes em alguma rede social. Uma grande maioria está presente em mais de uma rede social ao mesmo tempo.

Ter um perfil específico para vendas nas principais redes é fundamental. Alguns exemplos que podem ser utilizados para isso são:

  • Instagram: Uma das redes sociais mais movimentadas do mundo;
  • Facebook: A maior rede social em número de usuários.

Vale ressaltar que o Youtube, apesar de não ser uma rede social tradicional, é um ótimo site para se propagar conteúdo em vídeo e de alta conversão.

Já WhatsApp e o Telegram, são aplicativos de mensagens que podem ser utilizados para se fazer vendas diretas com uma alta taxa de conversão.

6. Invista em tráfego pago

Criação de conteúdo para fazer vendas online, todavia, é apenas uma parte do processo.

As vendas reais e conversões acontecem quando se faz tráfego pago…

O tráfego pago é feito usando ferramentas como o Google Ads e o Facebook Ads, que consiste na veiculação de propagandas nas redes sociais.

Quanto mais dinheiro se investe nestas ferramentas, maiores são as chances de conversão. No entanto, é muito importante ter uma boa estratégia definida para isso.

Gastar dinheiro em tráfego pago sem conhecer o público-alvo, definir uma localização, ou uma persona, e outros pontos importantes, vai acabar sendo apenas dinheiro jogado fora.

7. Crie uma boa experiência de pós-venda

As vendas online requerem planejamento e estratégia, e isso inclui ter um olhar muito atento à etapa de pós-venda.

No Brasil não existe uma cultura muito bem estabelecida de pós-venda…

A maioria dos vendedores foca apenas em vender o seu produto e depois se esquece do cliente.

Os consumidores, por sua vez, acabaram se acostumando com isso, não criando expectativas quanto a um follow-up que se preocupe com a sua satisfação.

Saber se o cliente está apreciando o produto ou não, ouvir o que ele tem a dizer, oferecer uma boa assistência técnica ou suporte após a venda do produto faz toda a diferença.

Isso pode ser feito, inclusive, mesmo se o vendedor não tiver mais obrigação contratual ou caso o produto já tenha passado da garantia exigida por lei.

Agora conte para a RCKY! O que achou deste artigo? Está pretendendo abrir uma loja online?

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