Quer saber como vender mais neste ano que está começando e alavancar os resultados do seu negócio? Então, entender o universo do mercado digital é imprescindível!

Afinal, saber como o mundo online funciona, conhecer seus principais conceitos e quais estratégias de marketing estão em alta é fundamental na hora de atingir seu público-alvo.

Por isso, se você quer entender tudo sobre o assunto, fique por aqui até o final!

Qual a relação do Mercado Digital com o Marketing Digital?

Simplificadamente, como o próprio nome indica, o Marketing Digital é o tipo de divulgação de produtos ou serviços que ocorre dentro do contexto virtual.

Logo, quem pretende vender mais dentro do cenário digital, não pode, em hipótese alguma, ignorar o tema.

Através dessa abordagem, é possível que uma marca se aproxime mais do seu público e entenda melhor quais são suas dores, demandas e preferências.

Além disso, assim como acontece no Marketing tradicional, no ambiente digital a comunicação é a base do sucesso.

Entretanto, isso não basta!

Na prática, como funciona o Mercado Digital?

Para que você possa colher bons frutos atuando com o mercado digital é preciso entender como funciona, necessariamente o Marketing Digital, pois uma coisa está intimamente ligada à outra.

Entre outras ações, analisar indicadores, ter planejamento, traçar estratégias assertivas, identificar o perfil comportamental do consumidor e acompanhar cada processo de perto é o que move a engrenagem do marketing online.

Isso porque, a internet é dinâmica e tudo muda em alta velocidade, sendo necessário estar sempre atualizado e por dentro das novidades.

Portanto, nem pense que criar um perfil em todas as redes sociais e sair postando sem nenhuma diretriz é o suficiente. É necessário analisar números, monitorar dados e fazer ajustes até superar as expectativas dos clientes.

Como aumentar as vendas no Mercado Digital?

Embora existam diferentes tipos de estratégias para diferentes tipos de negócios dentro do mercado online, o Marketing Digital não deve ser visto como uma “receita de bolo”.

Isto é, os modelos prontos devem ser usados como inspiração, a fim de permitir que novos insights surjam. A partir dessas ideias, é necessário adaptá-las conforme as particularidades do empreendimento.

Para tanto, alguns conceitos devem ser conhecidos, pois são pilares de qualquer estratégia de marketing na internet.

Confira, a seguir, quais são os principais deles em 2023:

1. Persona

A persona pode ser vista como um retrato individual de uma pessoa específica dentro de um grupo considerado público-alvo.

Dessa forma, ao definir a persona de uma marca, as informações que podem ser obtidas sobre ela vão além de simples dados demográficos e abstratos sobre o comportamento de um potencial cliente.

Em outras palavras, é possível ter uma visão mais completa, individual, humanizada e real de quem é esse consumidor.

LEIA TAMBÉM:

Comportamento do consumidor: Tendências para 2023 que você precisa conhecer

Calendário 2023: Quais datas a sua loja pode aproveitar para vender mais?

2. Lead

É chamada de lead a pessoa que pode ser considerada um potencial cliente diante dos produtos ou serviços ofertados por uma empresa.

Através de pesquisas, enquetes e disponibilização de conteúdo, por exemplo, é possível colher informações que permitem construir uma base de leads confiáveis.

Com isso, estratégias mais precisas podem ser elaboradas a fim de “nutrir” esse público com o tipo de material que ele busca, estreitando os laços com sua empresa e passando a enxergá-la como referência no assunto.

3. Funil de Vendas

O terceiro pilar do Marketing Online que deve ser dominado por quem pretende prosperar atuando no mercado digital é o funil de vendas.

De forma didática, podemos visualizá-lo como sendo a jornada que o cliente percorre até efetuar a compra. Ou seja, cada indivíduo vai chegar até o seu produto ou serviço de uma maneira diferente.

Assim, conhecer cada uma dessas fases por onde ele passa é indispensável na hora de adotar a abordagem adequada, que tenha mais chances de fazê-lo fechar negócio.

Portanto, é preciso saber se ele está no:

  • Topo do funil (prospecção);
  • Meio do funil (qualificação);
  • Fundo do funil (apresentação);
  • Negociação.

4. SEO

Outro conceito que quem quer trabalhar no mercado digital deve ter familiaridade é o SEO.

O termo vem do inglês, Search Engine Optimization e quer dizer Otimização de Mecanismos de Busca. Na prática, as técnicas de SEO são usadas na produção de conteúdo, o qual funciona como “isca” para o cliente.

Um conteúdo otimizado, então, é aquele que aparece nas primeiras posições de buscadores como Google, Bing e Yahoo.

Tal destaque pode ser alcançado através de muito estudo sobre o funcionamento desses sites.

Porém, em geral, existem alguns critérios que podem ser usados como diretrizes na hora de produzir os textos para um blog ou loja virtual:

  • Escaneabilidade (facilidade de leitura);
  • Tempo de carregamento;
  • Tamanho do conteúdo;
  • Elementos visuais;
  • Referências a fontes de confiança.

5. Landing Page

O quinto pilar do mercado digital são as chamadas landing pages, tidas como os cartões de visita de um e-commerce.

Isso ocorre porque o primeiro contato que um possível cliente pode ter com sua marca se dá através desta página de captação (como também pode ser conhecida).

É nesta página que estão contidas informações que pretendem transformar o visitante do seu blog, por exemplo, em um lead ou, preferencialmente, em um cliente.

Sabendo disso, é fundamental que sua landing page esteja bem estruturada, com textos claros, artes atrativas e conteúdo intuitivo, a fim de entregar ao potencial cliente, de forma rápida, tudo o que ele procura.

Conclusão

Para encerrar, agora que você já sabe a importância de entender os conceitos do Marketing Digital se quiser ter bons resultados no mercado digital, listamos as principais ações que devem ser implementadas:

  • Personalização: não reproduza modelos adotados por outras empresas, tenha sua própria abordagem;
  • Pesquisa: mantenha-se sempre estudando e encontre a melhor plataforma para o seu produto ou serviço;
  • Identidade visual: crie um site que tenha, de fato, a “cara” da sua marca;
  • Planejamento: tenha metas claras e prazos para cada estratégia que traçar;
  • Invista em tecnologia: conte com um sistema de gestão integrado, capaz de reunir de maneira organizada todas as informações sobre sua empresa.

Escolher o software correto para esse fim é crucial, tendo em vista que deve haver uma análise de viabilidade antes de mais nada.

Portanto, se você não quer correr o risco de tomar uma decisão equivocada, entre em contato com a RCKY e conheça os sistemas PDV e de Gestão Empresarial com melhor custo-benefício do mercado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.