O que até pouco tempo era apenas um aplicativo para troca de mensagens, já é considerado uma ferramenta essencial para o comércio eletrônico, pelo menos é o que afirma uma pesquisa realizada pela empresa Accenture, que concluiu que 8 em 10 brasileiros usam o Whatsapp para comprar ou vender.

A sua empresa já utiliza o WhatsApp para realizar vendas e para prestar atendimento aos clientes? Ainda não? Então esse pode ser o momento ideal para rever alguns conceitos e implementar essa importante ferramenta de comunicação no dia a dia dos seus negócios.

Pesquisa demonstra a importância do WhatsApp sobretudo para as vendas pela internet

Para a grande maioria dos brasileiros o WhatsApp pode ser considerada uma ferramenta indispensável para compras pela internet, já que 83% dos consumidores que por aqui residem utilizam essa ferramenta não só para se comunicar com amigos e familiares, mas também para realizar compras.

Vale destacar, que no quesito de utilização de WhatsApp para realização de compras, o Brasil se iguala apenas com o Chile, saindo na frente de outros países da América Latina, como Peru (77%), Colômbia (74%), Argentina (71%) e México (53%).

A pesquisa também apontou que o uso do WhatsApp para realização de compras também não faz distinção de gênero ou classe social, já que 78% dos homens, e 89% das mulheres usam o app na jornada. A pesquisa apontou ainda que 85% dos que adotam a ferramenta para essa finalidade estão na classe A, 87% na classe B e 79%, na classe C.

Já quando o assunto é a faixa etária, também não há muita distinção, uma vez que 83% dos entrevistados durante a pesquisa com idade entre 18 e 31 anos usam a ferramenta para compras, assim como 81% dos participantes entre 44 e 55 anos e 74% das pessoas com 56 anos ou mais.

Os pequenos varejistas saem na frente

Muito embora, grandes varejistas tenham investido pesado na adequação do atendimento de vendas via WhatsApp em decorrência da pandemia do coronavírus, o maior alcance fica nas mãos dos pequenos negócios que juntos representam 64% das empresas que utilizam o WhatsApp como uma ferramenta de vendas.

No caso dessas empresas, a jornada de compras começa geralmente pelas redes sociais como o Instagram ou Facebook, ou então por meio da própria lista de contatos da empresa ou de seus vendedores.

O grande sucesso do WhatsApp para esse fim, se dá não só apenas pela facilidade de comunicação que a ferramenta proporciona como também pela inexistência de custos para sua utilização, mesmo se tratando de pessoas jurídicas que utilizam o WhatsApp Business.

O futuro do WhatsApp como forma de pagamento

Recentemente o WhatsApp, lançou um novo recurso no Brasil, o WhatsApp Pay, uma funcionalidade que permite a realização e o recebimento de pagamentos diretamente pelo mensageiro, utilizando até mesmo os cartões de crédito.

De acordo com o WhatsApp, o recurso de pagamentos da plataforma conta com um limite de mil reais por operação e um limite mensal de 5 mil reais em transações. Vale destacar ainda, que existe um limite diário de 20 transações, mesmo que no somatório elas não ultrapassem o limite diário em valor.

Para contas empresariais, ou seja, aquelas vinculadas ao WhatsApp Business é cobrada uma tarifa de 3,99% a cada operação, mas, em contrapartida não existem limites quanto aos valores das transações realizadas pelo app.

No entanto, para que possa entrar efetivamente em vigor no Brasil, a nossa funcionalidade aguarda o aval do Banco Central, que é o órgão responsável por liberar o funcionamento de novos meios de pagamento.

Conhecendo o WhatsApp Business e os seus principais recursos

Para empresas, a melhor opção sem dúvida é apostar no WhatsApp Business, uma ferramenta com recursos e melhorias pensadas justamente para o público empresarial.

A versão do mensageiro que também está disponível para dispositivos iOS e Android, conta com os seguintes recursos extras:

  • Possibilidade de adicionar dados como endereço de e-mail, site e endereço físico;
  • Campo para informação quanto ao horário de atendimento em cada dia da semana;
  • Cadastro de catálogo de produtos;
  • Pré-definição de mensagens de ausência;
  • Pré-definição de mensagens de saudação;
  • Programação de respostas rápidas;
  • Uso de etiquetas para organizar conversas com clientes;
  • Possibilidade de geração de links que levam os clientes diretamente para uma conversa no App.

Além de contar com funcionalidades extras, a versão Business do App, também oferece maior segurança aos clientes, uma vez que em um primeiro contato, o WhatsApp informa que a conta em questão é do tipo comercial.

Como configurar o WhatsApp Business na minha empresa?

Configurar a versão Business do WhatsApp para a sua empresa é muito simples, separamos alguns passos básicos para ajudar você, confira:

1.Faça o download do WhatsApp Business na Google Play ou na App Store e logo após abra o App;

2.Toque em concordar e continuar;

3.Concorde que o app acesse seus contatos, fotos e arquivos;

4.Insira e verifique seu número de telefone comercial;

5.Aceite transferir o número de telefone para o WhatsApp Business – (Caso você já tenha utilizado o WhatsApp convencional com esse mesmo número);

6.Clique em continuar e insira o código que você receberá por SMS;

Seu acesso ao WhatsApp Business será liberado, agora basta acessar as configurações do mensageiro para configurar os itens listados no tópico anterior, dentre eles o horário de funcionamento e o endereço do site.

Conte com a RCKY para gerenciar a sua carteira de clientes e faturar os seus pedidos

Sem dúvidas o WhatsApp é uma excelente ferramenta de contato e meio para concretizar negócios, no entanto, após um negócio fechado é preciso dar o devido andamento ao pedido. Para isso, será necessário faturar a nota fiscal e enviar a mercadoria para o cliente.

Para essa etapa, você pode contar com os sistemas da RCKY, que oferecem a retaguarda e estrutura tecnológica completa para o sucesso da sua empresa, com recursos essenciais para o seu negócio, como cadastro de clientes, relatórios e históricos de venda, ferramentas para controle financeiro, controle de estoques e faturamento de notas fiscais.

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