Nos últimos dias o WhatsApp lançou no Brasil um recurso que promete ser muito interessante para os seus usuários em geral, mas principalmente para empresas e empreendedores, o WhatsApp Pay.

Você já ouviu falar no WhatsApp Pay? Sabe como a ferramenta vai funcionar e como ela pode ajudar o seu negócio? Descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto, aqui no blog da RCKY.

O que é o WhatsApp Pay?

O WhatsApp Pay não é um novo aplicativo, mas sim uma funcionalidade que será inserida no aplicativo, com o objetivo de permitir a realização de transferências e pagamentos de forma rápida e prática com apenas alguns cliques, através do WhatsApp.

O Brasil é o primeiro país do mundo que irá experimentar o novo recurso. O WhatsApp Pay será liberado de forma gradual entre os usuários do aplicativo e inclusive para contas empresariais.

De acordo com o WhatsApp, o novo recurso permitirá que as pessoas e empresas recebam e enviem pagamentos pelo WhatsApp, sendo necessário apenas ter um cartão vinculado ao aplicativo, seja ele um cartão com a função débito ou com a função crédito.

Como vai funcionar o WhatsApp Pay? Existem limites?

Como falamos anteriormente, o WhatsApp Pay estará disponível tanto para pessoas físicas, quanto para pessoas jurídicas. No entanto, de acordo com informações do mensageiro, as transações entre pessoas físicas estarão limitadas a um valor mensal de 5 mil reais em transações. Cada transação também não poderá exceder o valor de mil reais.

A plataforma informou ainda, que para pessoas físicas haverá um limite diário de 20 transações, mesmo que o valor de mil reais em termos de limite diário não seja alcançado.

Vale destacar também, que usuários pessoa física que desejem utilizar o novo recurso, são isentos de qualquer cobrança ou tarifa.

Já para contas empresariais, ou seja, aquelas que fazem uso do WhatsApp Business será cobrada uma tarifa de 3,99% por operação realizada. Em contrapartida, não haverá limitações quanto aos valores ou o número de transações.

É importante destacar também, que cartões de crédito só poderão ser utilizados em transações entre pessoas e empresas, enquanto que os cartões com a função débito poderão ser utilizados em qualquer tipo de transação.

A título de curiosidade, as transações realizadas por meio do WhatsApp Pay, serão registradas nas faturas dos cartões de crédito e nos extratos bancários como, “FBPAY*WA” ou então como “FBPA-WA” mais o nome do usuário do WhatsApp que recebeu o respectivo valor.

A sigla FBPAY tem origem na plataforma de pagamentos do Facebook, o Facebook Pay. No entanto, não é obrigatório ter uma conta no Facebook para utilizar o novo recurso do WhatsApp.

É importante destacar que segundo o WhatsApp, os pagamentos somente poderão ser realizados com cartões das bandeiras Visa e Mastercard.

Como utilizar o WhatsApp Pay?

Para utilizar o WhatsApp Pay é necessário possuir um smartphone com o WhatsApp instalado. Vale destacar, que a nova funcionalidade não estará disponível nas versões web ou desktop do mensageiro.

O novo recurso apresentado pela plataforma pode ser uma opção interessante para empresas, substituindo até mesmo as tradicionais maquininhas de cartão, a depender das taxas e em alguns casos do aluguel cobrado. Veja como é fácil utilizar o novo recurso:

Como enviar dinheiro com o WhatsApp Pay?

Deseja enviar dinheiro através do WhatsApp Pay? Então, basta seguir o passo a passo abaixo:

Clique no ícone do clips, em uma conversa e em seguida escolha a opção “Pagamentos”, informe o valor a ser enviado e clique em “Começar”.

Nesta etapa, será necessário adicionar uma forma de pagamento, assim como o seu nome e CPF.

Por fim, basta criar uma senha PIN e aceitar os termos de uso do serviço.

Uma vez cadastrado os dados de pagamento, enviar dinheiro pelo WhatsApp Pay fica ainda mais prático e fácil. Basta clicar na opção “Pagamentos”, escolher o valor a ser enviado e confirmar a transação através da senha PIN.

Como receber dinheiro pelo WhatsApp?

Se você achou que enviar dinheiro pelo WhatsApp Pay é fácil, saiba que o recebimento é ainda melhor!

Receber dinheiro pelo WhatsApp é muito simples. Assim como já acontece, o mensageiro irá notificar o usuário a respeito de uma nova mensagem recebida.

Sendo assim, basta acessar a mensagem e clicar sobre o pagamento recebido para aceitar o recebimento e assim efetivar a transação.

Vale destacar, que para receber o pagamento, será necessário ter uma conta bancária ativa, vinculada as configurações do App.

O WhatsApp Pay é seguro?

Como todo novo recurso lançado no mercado envolvendo transações financeiras, logo surge a seguinte preocupação: Será que a ferramenta é segura?

Respondendo a esse tipo de dúvida, o WhatsApp informou que os dados fornecidos são armazenados com criptografia de ponta  a ponta, garantindo um nível elevado de segurança aos usuários do recurso.

Para garantir a total segurança do recurso, é importante também, não compartilhar ou informar a terceiros a senha PIN do WhatsApp Pay.

Para garantir maior segurança no uso do WhatsApp, os usuários também podem ativar camadas adicionais de segurança como a autenticação por dois fatores e o reconhecimento facial ou por digital.

Quando a nova funcionalidade estará disponível?

Há alguns dias, o WhatsApp Pay chegou a ser liberado aqui no Brasil. No entanto, o Banco Central determinou a suspensão temporária do recurso para uma análise mais criteriosa.

Veja o que disse o Banco Central a respeito do assunto:

“A motivação do BC para a decisão é preservar um adequado ambiente competitivo, que assegure o funcionamento de um sistema de pagamentos interoperável, rápido, seguro, transparente, aberto e barato.”

“O eventual início ou continuidade das operações sem a prévia análise do regulador poderia gerar danos irreparáveis ao SPB notadamente no que se refere à competição, eficiência e privacidade de dados”.

Logo, o WhatsApp aguarda apenas o aval do Banco Central para disponibilizar o recurso de forma definitiva para os seus usuários.

E você, gostou do novo recurso apresentado pelo WhatsApp? Utilizaria em sua empresa?

Devido a sua facilidade e também a disseminação do WhatsApp, acredita-se em uma grande aceitação do novo recurso por parte dos usuários e também das empresas, assim que houver um liberação do Banco Central para o seu uso.

Com o WhatsApp Pay, concretizar transações de vendas será muito fácil, permitindo até mesmo o crescimento das vendas online e via WhatsApp.

Gostou da novidade? Então, não deixe de acompanhar o nosso blog para ter acesso a outros conteúdos relevantes para o seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.